Qual doença é transmitida por água ou alimentos contaminados por cistos

A doença que é transmitida por meio da água ou alimentos contaminados por cistos é a Amebíase. Ela provoca uma infecção no intestino que é causada precisamente pelo parasita Entamoeba histolytica. Ela pode viver no intestino grosso, no caso no cólon,  porém sem causar a doença. Mas no entanto, ela pode vir a invadir a parede dele, causando assim a colite, que provoca a disenteria aguda ou então constante. Fazendo assim, com que a infecção  se espalhe por meio do sangue para o fígado. E em algumas vezes, mas raramente para outros órgãos como:  pulmões e cérebro.

Onde pode ser encontrada?

Ela pode acontecer em qualquer parte do mundo, porém é mais comum nos países que possuem área climática tropical e também que possuam alta concentração de população e saneamento escasso. No caso, pode estar sendo encontrada facilmente na: África, México, em algumas partes da América do Sul e também na Índia, apesar de não ser tão forte assim. Então você que mora no Brasil ou nos meados próximo de algum desses países tome bastante cuidado com os alimentos e água, pois eles podem estar contaminados.

E essa contaminação pode estar acontecendo por meio dos dejetos humanos, que são usados como adubo (fertilizante). E além desse modo de contaminação o ser humano pode estar pegando essa doença também pela boca ou área retal, de outro ser humano, que esteja infectado. Então todo cuidado é pouco quando se trata da amebíase, pois ela pode trazer grandes complicações por meio de coisas tão pequenas e despercebidas.

 Sintomas

E para saber se está com essa doença é simples, basta prestar atenção em todos os sintomas que está sentindo e olhar em sua volta, e vê se tem algo que pode estar a influenciando. Caso possua alguns dos sintomas que estão sendo apresentados logo mais abaixo, procure o pronto atendimento hospitalar. O seu médico deverá prescrever um dos seguintes exames: Exame de sangue voltado para a doença (amebíase), Sigmoidoscopia ou Exame de fezes. 

Cólica abdominal

> Evacuação de 3 a 8  por dia

> amebíase11Evacuação de fezes com muco ou sangue

> Fadiga

> Gases em excesso

> Perda de peso

> Febre

> Vômito

Tratamento

O tratamento vai depender muito do grau da infecção e pode varia de acordo com o organismo, então ele nunca vai ser o mesmo, para todo mundo. Porém o mais utilizado é o por meio da medicação metronidazol, que pode estar sendo digerido por via oral, por cerca de aproximadamente 10 dias.  Mas caso haja presença de vômito, ele muda completamente, a medicação passa a ser via intranervosa, no caso aplicada diretamente na veia.

E isso tudo pode acontecer por média de duas a três semanas, até que o próprio portador consiga digerir a medicação por via oral, normalmente.  Mas caso o quadro venha a piorar, os antidiarreicos e outros medicamentos, podem ser prescritos. Isso tudo vai acontecer até, com que o paciente fique livre da infecção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.