Qual é a densidade da água do mar

A densidade da água do mar pode estar variando de acordo com a salinidade e a temperatura, por tanto nunca vai se saber ao certo quanto ela se mede. Contudo, a densidade média da à superfície é de aproximadamente 1,025g/ml, mas ela ainda pode estar variando entre 1,020 g/ml e 1,029 g/ml, o que por sua vez, é considerado mais densa do que a água doce, que mede cerca de 1,000g/ml.

Em caso de profundidade, devido à temperatura e à pressão, a densidade da água vai ser tendencialmente maior,  e pode vir a atingir valores de aproximadamente 1,050g/ml ou até mesmo, mais altos. No mais, a temperatura de congelação da água do mar decresce em função da salinidade sendo de -2ºC para a salinidade 35%. Todavia, vejamos abaixo um pouco mais sobre a água do mar. Acompanhe!

Água do Mar

Cerca de 98% da água que existe em todo o planeta Terra esta nos oceanos, apesar da imensa quantidade de água existente nos rios e lagos. E toda essa água originou-se muito cedo na história do nosso planeta, tanto é que os mares são primitivos  e se formaram sobre uma crosta terrestre em processo de resfriamento, que por sua vez, eram constituídos de uma água escaldante e ainda sem vida. E então, eles acabaram se resultando em chuvas torrenciais, causadas pela condensação das imensas e contínuas nuvens de vapor expelidas do interior da Terra, pelos milhares de vulcões ativos existentes.

Procure sempre auxílio de um biólogo.
Para saber qual é a densidade da água do mar, e preciso verificar a temperatura e salinidade.
Foto Divulgação

A salinidade de sua água está em torno de três e meio por cento, sendo assim, para cada cem gramas de água do mar, existem cerca de  três gramas e meio de sais. E os principais componentes salinos dele são: o Sódio e o Cloro, sob a forma de Cloreto de Sódio (NaCl), o que por sua vez é praticamente todos os componentes encontrados na água do mar. Contudo os principais mesmo, são: o Hidrogênio, Oxigênio, Sódio, Potássio, Magnésio, Carbono, Enxofre, Cloro, Potássio, Cálcio e Bromo.

No mais, o seu comportamento é anômalo em relação às variações térmicas. Ou seja, com a redução da temperatura, a água se condensa proporcionalmente, aumentando assim a densidade, sendo assim, quanto mais fria, mais densa e pesada a água vai se tornar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.