Qual idade limite para polícia civil

Para que se consiga torna-se um policial da civil é preciso que seja brasileiro, esteja quite com as obrigações eleitorais, que tenha entre 21 e 45 anos de idades, esteja apto a exercer normalmente os direitos políticos, ter um curso superior (dependendo do cargo), não ter praticado nenhum tipo de infração penal nem possuir antecedentes criminais, ter Carteira Nacional de Habilitação no mínimo categoria B e acima de tudo, ter boa saúde, tanto física como mental, para prosseguir dentro do cargo de perigo losidade

Cargos da polícia civil

. Delegado: ele é quem comanda os policiais do distro, então, o mesmo deve possuir um grande conhecimento jurídico, se relacionar muito bem com o público, que por sua vez, será sua maior área de trabalho, manter bom relacionamento com as autoridades e órgãos públicos, e comparecer sempre aos locais de crime e acompanhar as diligências e entre outros.

. Investigador: ele é um profissional que tem de  trabalhar caracterizado, que deve possuir grande capacidade de observação e raciocínio para elucidar crimes, pois vai caber a ele coletar provas, localizar, identificar, interrogar suspeitos, cumprir mandados judiciais e também, efetuar prisões. No mais, além disso, ele  terá que ter grande facilidade para relacionar-se e saber ouvir as pessoas, em elaboração de detalhados relatórios de investigação, e dentre outras  tarefas.

. Escrivão: é o principal auxiliar do delegado, e sendo assim, ele passará a maior parte do tempo, em uma delegacia. Todavia, cabe a esse profissional, a função de possuir bom domínio da língua portuguesa, pois terá de redigir textos, ser pontual e organizado. Fora isso, ele terá de fazer anotações, nos livros oficiais, dar andamento a inquéritos policiais, a termos circunstanciados de ocorrência e auto de apuração de atos infracionais. Contudo, ele também, realiza oitiva, indiciamentos, autos de prisão em flagrante, guarda dos procedimentos policiais e objetos apreendidos, recolhimento de fianças, e outros.

procure sempre saber mais sobre as atividades a serem desempenhadas.
Verifique o edital do concurso.
Foto Reprodução

. Médico Legista: ele deverá realizar exames em vítimas de violência sexual, agressão corporal e acidentes de tráfego, e por meio disso, relatar o ocorrido e juntamente com o perito, determinar a causa da morte ou algo do gênero.

. Perito Criminal: pode-se dizer que ele é uma peça chave para diversos crimes, pois é ele que encontra aquilo, que muitos não conseguem ver, ou seja, e por meio dele que os indícios se tornam provas materiais, e se torna um início de uma investigação.

. Perito Papiloscopista: é aquele técnico responsável por localizar as impressões digitais deixadas pelos criminosos para que possam ser utilizadas como prova condenatória.

Enfim, cabe à polícia civil, entre outras tarefas, mas acima de tudo, eles devem: zelar pela preservação da segurança e ordem públicas do local onde trabalham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.