Qual o foco da analise de Kant

O filosofo, Immanuel Kant, nasceu no dia 22 de abril, no ano de 1724, na cidade de Königsberg, na Prússia Oriental. Ele era filho de negociantes, que por sua vez, eram de origem escocesa, por tanto, pode-se dizer, que ele aprendeu a ver as coisas de uma maneira mais critica, por causa de seus pais.

A sua educação foi baseada no  pietismo – que é um movimento de luteranismo, que valorizava as experiências individuais. E isso, fez com que ele ficasse cada vez mais critico, perante a diversos assuntos, ainda mais quando podia estar envolvendo a sociedade e seus pensamentos, como um todo.

Porém se o analisarmos bem, podemos perceber que boa parte de suas escritas, demostrava um certo medo de seu passado, da maneira como foi criado. Pois tudo aquilo, que foge das leis do homem e de Deus, os deixa perdido, sem saber ao certo o que tem de fazer e o porque vai fazer. E um bom exemplo disso é a sua obra da Pré- Crítica, que era difundida a partir do dogmatismo.

Ela apresentava estudos admiráveis na área da ciências naturais e nas leis de Newton. E além disso, elas também nos proporciona saber de maneira diferente, como é que surgiu tudo, sem ter um olhar de um cientista ou pesquisador por traz. Pode-se dizer, que ele era uma criança curiosa, pronta para saber como o mundo funcionava, perante a diversas situações, mas com um único tema, ou seja, ele nos mostrava as probabilidades, que por sua vez, podiam ser de sentido figurado ou concreto.

Suas analises eram simples, é se desviava de quem era crítico.
Filosofo que via além das lentes dos sábios pesquisadores.
Foto Divulgação
Fonte: http://pages.stolaf.edu/cis-tknapp/what-is-philosophy-of-religion/senior-project/kants-trinity-of-freedom-an-exposition-of-causal-spontaneity-practical-freedom-and-autonomy/

Ele passou um bom tempo de sua vida estudando e se dedicando a filosofia, no tanto que não era de viajar e de fazer planos, de longas datas. Ele não chegou a se casar, e nem registro demonstra que ele teve alguma paixão, apesar de ser uma pessoa, bastante sociável em sua cidade.

E foi no meio de seus estudos, que ele leu a obra do filosofo David Hume, o que acabou o deixando inquieto e sem escrever durante dez anos. Porém, meio a tanto questionamento, ele voltou a escrever e lançou uma de suas obras mais famosas e importantes, para a filosofia moderna: A Crítica da Razão Pura.

Mas ele não parou por aí, quando se tratava do criticismo. Além dessa obra, ele lançou as seguintes: “Crítica da Razão Prática” e “Critica da Faculdade de Julgar”, que falam do conhecimento e da capacidade do ser humano. O que por sua vez, ainda é bastante discutido, pelo o mundo, pois a cada dia que se passa, ela se modifica.

E para quem acha que ele era um ser humano frio, pelo fato de ser filosofo e não ter se casado esta muito enganado. Pois ele foi um dos seres que mais distribuiu simpatia e lutou pela paz e desarmamento, na época em que aconteceu a revolução francesa.

Kant, faleceu com 80 anos de idade, mas antes disso ele escreveu sobre três tipos de juízo, sendo eles: 

* Analítico, onde o sujeito nega o predicado e vise-versa.

* Sintético, que era baseado nas próprias experiências.

* Estético, que fala sobre o poder de julgar, o que é belo.

Enfim, podemos perceber que em toda a sua vida, e que em sua analise é foco, ele tentou demonstrar ao próximo, que o mundo é muito critico e que obedece muito as leis, enquanto elas poderiam ser bem mais simples. E que ao invés da gente se importar em julgar ao próximo, que deveríamos, olhar para o mundo de diversas maneiras e tentar descobrir o porque daqueles motivos.

Outras obras de sucesso:

* Pensamentos sobre o verdadeiro valor das forças vivas
* Monodologia Física
* Meditações sobre o Optimismo
* A Falsa Subtileza das Quatro Figuras Silogisticas
* Dissertação de 1770. Sobre a Forma e os Princípios do Mundo Sensível e do Inteligível
* Prolegómenos a toda a Metafísica Futura
* A Religião nos Limites da Simples Razão.
* Fundamentação Metafísica dos Costumes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.