Brasil Blogado » Culinária » qual o ponto da cocada

qual o ponto da cocada

Todo mundo acha que a cocada é um doce de origem brasileira, mas não é. Descubra no texto a seguir, de onde ela surgiu e como prepara-la.

     

A cocada é um doce tradicional da Angola, porém ele é bastante predominante na cultura brasileira. A sua receita pode estar variando, porém a original, leva: gema de ovo, leite e coco ralado. Já feita com algumas alterações, pode-se encontrar ela com, as seguintes especiarias: leite condensado, rapadura e leite de coco. Isso tudo vai variar do gosto, do consumidor. Ele é bem fácil de ser feita, porém  tem que saber chegar no ponto certo, para que ela não fique doce de mais e muito menos com coco de mais. Veja como prepara- la a seguir.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de açúcar, pode estar na mesma medida do leite condensado
  • 1 coco (natural) é já ralado
  • Margarina para untar a forma

Modo de preparo

cocada11Coloque todos os ingredientes em uma única panela e leve- os ao fogo médio e os misture bem. Vai ser nesse momento em que você vai reparar como está ficando o ponto exato da cocada. Para isso você precisa ver o fundo da panela. Algo mais fácil é colocar um pouco de água fria em um prato e colocar um pouco da cocada dentro, caso ela fique dura de imediato está bom. Feito isso basta unta a forma de mármore com margarina e despejar o conteúdo dentro, depois é só deixar esfriar e cortar em quadradinhos e servir.

Caso você prefira fazer com outro tipo de açúcar, pode estar seguindo o mesmo procedimento. Ela só vai mudar quando for o caso da rapadura. Em casos de dúvida se está no ponto o açúcar  basta experimentar, mas cuidado para não queimar a boca. Ela é um doce simples e fácil de se fazer, e que pode estar agradando a diversos paladares.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?