Brasil Blogado » Geografia » Qual o principal meridiano da terra

Qual o principal meridiano da terra

Você sabe qual é o principal meridiano da terra? Se não sabe, leia este artigo e aprenda mais sobre a influência desta linha imaginaria no globo terrestre.

     

O Principal meridiano da terra é o Greenwich, essa linha imaginaria divide o globo terrestre em duas partes, sendo elas ocidente e oriente. A linha corta países como o Reino Unido, França, Espanha, Argélia  Mali, Burkina Faso e Gana. O meridiano de Greenwish ainda permite medir a longitude, aquela linha que corta o globo terrestre, mais conhecida como linha do equador.

Meridiano G1

Além de dividir o mundo entre ocidental e oriental, a linha de Greenwich também determina o fuso horário de cada país. (foto:reprodução)

O meridiano serve como referência para cálculos de distância em longitude e também estabelece os fusos horários de cada país.  Cada fuso horário tem como obrigação corresponder a uma faixa que no qual possui 15° de longitude de largura e a mesma recebe o nome de hora de Greenwich ou podemos chama- la de Greenwich Mean Time representada pela sigla (GMT).

A Terra foi dividida em linhas nos sentido verticais e horizontais, tal processo foi realizado para que pudéssemos saber a posição de qualquer região na superfície terrestre. Esses círculos foram chamados de paralelos e meridianos. Os meridianos são as grandes linhas que cortam os polos da terra. Já os paralelos são os círculos menores e perpendiculares ao meridiano.

Características do Meridiano

  1. Todo e qualquer meridiano deve possuir uma direção norte e sul.
  2.  Os meridianos possuem a separação no equador; e se que se unem na direção dos dois pontos comuns, que no qual são os polos.
  3. Pode se traçar inúmeros meridianos sobre o globo; pois o mesmo é infinito. Sendo assim, existe um meriano para qualquer parte do globo.

O Vídeo foi feito por turistas que visitaram a linha que divide o mundo. 

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?