Qual o princípio de funcionamento de uma bússola

Nos filmes históricos, de ação e guerra, sempre nos deparamos ajuda em que direção deve seguir. E na maioria das vezes o instrumento utilizado pelas personagens é a bússola. É um objeto utilizado para localização geográfica.

Por tanto, se for viajar para algum lugar que seja fechado e não tenha sinal de celular, utilize a bússola manual. Ela pode ser encontrada em diversas lojas de artigos e antiquários, mas cuidado, aprenda a utiliza-la antes. O quê você precisa saber é ler o manual e se preciso faça um minicurso sobre o tema.

Bússola de bolso.
A bússola é um instrumento antigo, serviu de orientação aos navegadores no período das expansões marítimas e viajantes terrestres – Foto Reprodução

Mas vem cá, você saberia me dizer qual é o seu princípio fundamental, mesmo? Se não, acompanhe a seguir, um pouco de sua história, funcionamento e princípio.

História/ Funcionamento/ Princípio

A bússola foi criada 2000 a.C., porém não era tão boa, como é nos dias de hoje.  Por  volta dos 850 anos depois de Cristo, chineses, foram em busca da precisão, exata, do instrumento. E para isso, eles começaram a magnetizar as agulhas para que elas pudessem obter maior precisão e estabilidade.

Mas até que eles chegassem em uma posição sensata, diversos navegantes se perderão em alto mar. Sim, os navegantes! Você não sabia, que a bússola, era utilizada até hoje pelos cartógrafos, para se orientarem diante da localização geográfica? Pois é, eles necessitavam dela, para saber ao certo aonde estão e o quê irão fazer.

Porém, o instrumento utilizado por eles, não é mais aquela bussola pequenina, mas sim, uma caixa transparente, que por sua vez é chamada de cápsula. E dentro dessa caixa, há uma agulha que é equilibrada por uma ponta de eixo que a deixa se movimentar de maneira livre.

E, é essa agulha magnetizada que vai apontar o polo norte, o ponto magnético da Terra. E isso, só irá acontecer porque o interior da Terra tem uma quantidade “X” de ferro derretido. Então ela funciona como um imã, que atrai a agulha.

Dica

Fique atento, pois se a bússola se deparar com o lugar que tenha uma grande quantidade de ferro, do que o ponto onde estava, ela logo será atraída por ele. Pra que não se perder, utilize como referência, a rosa dos ventos que é composta pelos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Fazendo isso, terá uma resposta mais precisa.

E se não tiver um aparelho desses por perto, oriente-se lição básica que aprendemos no ensino fundamental. Não se lembra qual é? Então anote aí.

Olhe para o sol. Ele nasce no leste e se põe no lado oeste. No caso, o seu braço direito irá te indicar o nascente e o esquerdo o poente. E a sua frente sempre será o norte e atrás o sul.

Preste bem atenção, quando você estiver acordando. Assim, saberá de onde vem o sol.
Medição, pelo o sol- Foto Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.