Qual o tempo de vida de um gato

O gato é um felino, que pode durar  entre 15 a 20 anos, isso vai depender muito da maneira como ele é tratado e as suas condições reais de vida e saúde, pois afinal de contas ele é um ser vivo como qualquer outro, então sendo assim, ele também merece cuidados especiais, principalmente quando atingir a sua fase adulta e logo depois a velhice. O felino mais velho é registrado no mundo, faleceu por volta de seus 36 anos, o que para eles é bastante coisa.

O seu nome cientifico é Felis silvestris catus, porém ele é mais conhecido como gato caseiro, urbano ou doméstico. A sua família é a felídeos, o que também pode ser conhecida popularmente, por animal de estimação. Eles nada mais são do que uma versão dos gatos selvagens mais doceis, o que não quer dizer que eles não sejam bravos, muito pelo o contrario, apesar de serem de porte pequeno ou médio, os felinos quando se zangam com algo o alguém logo partem para defensiva, deixando bem claro de que não esta de acordo com o que está acontecendo.

E para aqueles que ainda pensam, que esse gênero é bastante preguiçoso, que necessita de outro ser para seus cuidados, está muito enganado. O gato quando atinge uma certa idade, ele é capaz de escalar locais de grande altura, caçam a sua própria comida (roedores, pássaros, insetos, lagartixas e até mesmo peixes), e ainda procriam, se esconde do perigo e conseguem o que beber. Eles são como se fossem seres humanos, conseguem cuidar deles mesmos, porém sempre vão necessitar da ajuda do próximo em algumas situações, que possam vir ser mais difíceis, quando executadas sozinho.

Hoje em dia já possui uma estimativa de 250 especies desse gênero, porém nem todas estão maios presentes nesse mundo físico. As suas raças, podem varias vai desde ao vira- lata até a um felino que pode custar R$30000 ou até mais. Alguns deles conseguem viver no meio da sociedade sem se incomodar, porém outros já preferem e precisam de liberdade, espaço e campo, enfim do ar livre para conseguir sobreviver. Caso você possua um animal desses, trate-o sempre com carinho, amor e respeito, pois ele saberá retribuir tudo o que precisa, mesmo ele sendo muito individualista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.