Brasil Blogado » Escolar » Quando foi a segunda guerra mundial e porquê

Quando foi a segunda guerra mundial e porquê

A segunda guerra mundial marcou todo o mundo. O mundo em si, ainda carrega essa ferida não cicatrizada. As consequências deste conflito temos até os dias de hoje. Saiba nesta matéria como tudo aconteceu e quais os motivos que levaram ao conflito que tirou a vida de milhões pessoas.

     

A humanidade sempre viveu em meio aos conflitos é isso acontece até os dias atuais. Mas nenhuma outra guerra se compara a segunda guerra mundial. O conflito aniquilou milhões de vidas, deixou diversas cidades em ruínas e o trauma, a estigma dessa guerra, carrega-se até os dias de hoje como um pesado fardo.

 A segunda guerra mundial iniciou em 1939 e terminou em 1945 com a vitória dos aliados, no continente europeu. O inicio do conflito deu-se com os países que formavam o eixo:  Alemanha, Itália e Japão. Estas nações tinham o propósito de expandir seus territórios e além dos territórios conquistados, eles queriam impor tal ideologia politica sobre os países conquistados.

A partir da ideologia de superioridade, liderada pelo ditador alemão Adolf Hitler, os outros países que formavam o eixo, como a Itália de Mussolini, ambos, começaram a promover invasões em países vizinhos. A  Alemanha anexou seu poder na Áustria e a Tchecoslováquia. Invadiu a Grécia, França, Polônia, Suécia, Bélgica, Dinamarca e bombardeou algumas cidades inglesas. A  Itália conquistou a Albânia. O  Japão  invadiu diversos territórios na parte da região do Pacífico. Bombardeou a base naval de Peral Harbor no Havaí, estado pertencente aos Estados Unidos.

Antigamente eles torturavam os seus opositores nos campos de concentração, ainda mas quando se tratava de um campo nazista.

Discurso de Hitler aos soldados nazistas.
(Foto Reprodução)

A Alemanha invadiu a Polônia, fazendo com que a Inglaterra e França, se voltassem em defesa do país que havia sido invadido e declarassem guerra a Alemanha. Com a declaração da guerra o exercito nazista invade a França e aviões bombardeiam a capital da Inglaterra.  Em 1941 a União Soviética se ingressou no conflito, pelo fato de também ter sido invadida pela Alemanha. Durante o conflito, acabou por se desenvolver dois grupos: eixo e aliados. O eixo era composto pela: Alemanha, Itália e Japão. Os Aliados por: França, Inglaterra, União Soviética, Estados Unidos, Brasil, entre outros. A guerra só acabou com a vitória dos aliados sobre os países do eixo. O primeiro se render foi a Itália, por volta de 1943. Dois anos após, foi a vez da Alemanha e por fim, o Japão que só desistiu pelo fato de ser atingido por duas bombas atômicas, sendo uma na cidade Hiroshima e outra em Nagasaki.

Efeito da Bomba Atômica em Hiroshima e Nagasaki. Foto Reprodução

Efeito da Bomba atômica em Hiroshima. (Foto:Reprodução)

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?