Brasil Blogado » Escolar » Quando usar ponto e vírgula

Quando usar ponto e vírgula

O ponto e vírgula é utilizado muitas vezes para prolongar o assunto e fazer uma moderação entre o uso da vírgula e o ponto; porém muitas pessoas possuem medo de utilizar o ponto e vírgula e errar. Veja quando devemos utiliza- los?

     
Ponto e Vírgula.

Ponto e Vírgula.

Muitas pessoas possui dúvidas de quando se deve utilizar o ponto e vírgula; devido a um má entendimento na infância, quando a professora fala: prestem atenção quando falaram, façam uma pausa; e para isso sempre utilizávamos a vírgula.

Porém o que muitos educadores não perceberam, e que cada pessoa tem um modo de se expressar.

Uns gostam de ser mais práticos e optar por assuntos mais simples e outros mais complexos. E daí, surgia o erro; não utilizávamos o ponto e vírgula devido pensar que somente a vírgula poderia fazer a pausa dentro de uma frase. Logo então, o texto ou algo do mesmo gênero estava cheio de vírgulas.

Função do Ponto e Vírgula

O Ponto e Vírgula tem como função fazer com que ocorra uma moderação entre a vírgula e o ponto final. Ou seja, será utilizado para continuar no mesmo assunto; porém possibilitará o escritor colocar tópicos ou complementar melhor a frase. Sera utilizado para que a frase ou outro do mesmo gênero, possa continuar.

Dica: Cuidado ao usar o ponto e vírgula; não estenda muito o assunto em uma única frase.

Mas quando devemos usar o Ponto e Vírgula?

  • Antes do sujeito, quando a verbo omitido;
  • Quando possuir muitas vírgulas;
  • Entre orações;
  • Termos maiores e complexos;
  • As vezes antes das palavras: antes e porém;
  • Para separar períodos;
  • E para enumerar itens distintos.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?