Quanto tempo para identificar HIV

O que é HIV?

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, que por sua vez, provoca a aids, ataca o sistema imunológico, atinge as células dos linfócitos T CD4+, se multiplica e rompe os linfócitos, para buscar por outros meios de continuar com a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids, pois em alguns casos o seu portador pode apresentar os sintomas sem que a doença venha a se desenvolver. E para estar adquirindo esse vírus é necessário que se tenha relações sexuais sem o uso do preservativo, que se compartilhe seringas contaminadas, de mãe para filho durante o período gestacional e também, por meio da amamentação. Por isso que o ministério da saúde adverte, para se proteger em todos os tipos de situações.

Observação: Já na Biologia o HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Que por sua vez, compartilham propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

Tempo do diagnóstico

No Brasil, o diagnóstico da infecção pelo HIV é regulamentado por meio da Portaria 29, que por sua vez, aprova o Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo HIV em Adultos e Crianças. Sendo que uma vez diagnosticado como portador da infecção pelo HIV, o indivíduo deve ser encaminhado ao atendimento em uma Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde ou ainda, para um Serviço de Assistência Especializada.

E para estar realizando o diagnóstico da infecção do HIV , para que se tenha certeza do mesmo, pode-se estar indo até um laboratório e realizando testes por meio da realização sorológicos e moleculares, ou ainda, por testes rápidos, que em uma simples consulta pode ser pedida. E logo após suspeita de risco de infecção pelo HIV, deve-se considerar o tempo necessário para que o exame detecte a presença do mesmo no sangue ou então, o fluido corporal utilizado para o diagnóstico da infecção.

Não compartilhe de momentos ou objetos pessoais, sem o uso da proteção.
Esse vírus pode matar.
Foto Divulgação

E a duração desse período depende:

* Do tipo do teste.

* Da sensibilidade.

* Do método utilizado para detectar o marcador.

Assim, como é mostrado abaixo.

Tipos de Teste

. Testes sorológicos

Se baseiam na detecção de anticorpos ou antígenos do HIV presentes ou não na amostra coletada do paciente. Em adultos, eles tendem aparecer no sangue de indivíduos infectados, em uma média de quatro a 12 semanas após a infecção. Já no caso dos anticorpos materno, eles vão passar via placenta para o bebê, fazendo assim, que lá pelo terceiro trimestre de gestação, possa saber o resultado.

Atenção: Os métodos que realizam a detecção de anticorpos não são recomendados para o diagnóstico de crianças menores de 18 meses.

Os testes sorológicos utilizados no diagnóstico da infecção pelo HIV são: Elisa, a imunofluorescência indireta, o western blot, o imunoblot e o imunoblot rápido.

. Testes rápidos

São ensaios imunoenzimáticos que podem ser realizados em até 30 minutos. E os mais utilizados para tal feito, são: os dispositivos de imunocromatografia, imunocromatografia de dupla migração (DPP) e dispositivos de imunoconcentração e fase sólida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.