Quanto tempo vive um carrapato fora do cachorro

carrapato, que ainda é chamado de carraça ou chato, é um artrópode da ordem dos ácaros, classificado nas famílias Ixodidae ou Argasidae. No mais eles são ectoparasitas hematófagos, ou seja, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças, a milhares de anos.

Ciclo de vida

O carrapato começa a sua vida como um ovo, e quando ele se abre, se transforma em uma larva de seis patas. O seu primeiro hospedeiro costuma ser um mamífero pequeno ou um lagarto, e ele precisa del, para poder se desenvolver. E então, depois de conseguir se alimentar, ela se dirige ao chão, para começar a crescer. E depois de aproximadamente três semanas, ele se transforma em uma muda e se torna em uma ninfa, que por sua vez, tem cerca de oito patas e parece uma versão pequena do carrapato adulto.

E então, ele tende a se alimentar novamente, mas agora de um outro mamífero pequeno, pássaro ou lagarto, antes que possa fazer a muda mais uma vez. Feito isso, ele retorna ao solo e continua se desenvolvendo, até que se torne uma muda novamente se fortaleça e se torne um adulto e comece a se reproduzir.

E para que a sua reprodução aconteça, tanto o carrapato fêmea como o macho, se alimentam por mais de 24 horas antes de se acasalar. E freqüentemente, o macho morre depois de se acasalar e a fêmea depois de depositar algo em torno de 2 mil a 18 mil ovos, claro, com exceção dos carrapatos moles, que por sua vez, se alimentam de um pouco de sangue e várias vezes depositam seus ovos.

Não tenha medo de mata-lo.
Cuida da saúde do seu animal e proteja a sua.
Foto Reprodução

Contudo, como pode ser notado o carrapato se alimenta do sangue dos animais e normalmente tendem a surgir, com o aumento das temperaturas, ou seja, lá pelo início da primavera até o final do verão. E eles podem ser encontrados em áreas urbanas e também em parques, e um dos problemas maiores, tanto para os animais como humanos, é que ele se prolifera com muita rapidez. Por tanto, se um local, ou animal estiver manifestado do mesmo, deve-se iniciar o tratamento e cuidados de imediato, para que não haja maior disseminação. No mais, é preciso que se saiba, que nem todas as espécies transmitem doenças, mas que é importante, ficar de olho.

Sendo assim é possível dizer que o carrapato pode viver até mesmo uma semana fora do cachorro, ou seja, de seu alimento, ou ainda, até alguém mata-lo, pelos meios certos, ou sem querer. 

Como elimina-los

Para eliminar os carrapatos é preciso ter muita paciência e utilizar os produtos e meios certos, como por exemplo:

Coleira carrapaticida- ela tem como função, manter o inseto longe do animal, e  pode estar sendo adquirida nas pet shops.

. Banhos carrapaticidas- eles tem como função, eliminar todo e quaisquer tipo de inseto presente no animal. Eles podem estar sendo feitos em casa, e em caso de uma manifestação maior, na própria clinica veterinária.

. Carrapaticidas em gotas ou em pó- compra-se o produto nas pet shops, ou agroveterinárias, aplica-se no couro cabeludo do animal, ou se dissolve na água e bate com a bomba na casa e ainda se apenas joga o pó por toda a casa. Ambos tem a função de exterminar e também de fazer com que o animal, não fique com  o inseto impregnado no seu corpo e muito menos o atraía. Mas atenção, alguns devem ser comprados com cautela, pois podem fazer mau para o animal, pelo fato de serem tóxicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.