Redação: saiba diferenciar título e tema

Uma redação é composta de várias particularidades, tal como o título e o tema. Quando não sabemos diferenciar os contextos abordados no enunciado proposto, torna-se quase impossível descrever o assunto solicitado na questão, fazendo com que a produção textual não vá de acordo com as indicações do educador ou da banca.

Observando um contexto geral, a redação se faz como um dos elementos mais importantes e requisitados em vários processos seletivos, como os vestibulares e concursos. Por isso, os alunos são ensinados desde pequenos a desenvolver sua habilidades na área, assim como o seu entendimento da estrutura textual, gramática, entre outros.

Tema

O tema corresponde a parte mais abrangente do enunciado, onde apresenta a tese que deverá ser defendida ou discutida no texto. Nem sempre a sua aparição é tão clara e objetiva, como no caso de trechos musicais, frases de efeito e fragmentos literários.

Observação:   é do tema que o título é extraído.

Exemplo:

As manifestações são a resposta da revolta dos estudantes, educadores, trabalhadores e de toda a sociedade de vários países do mundo em relação a diversos fatores que vem provocando o descaso com a saúde, educação, segurança, condições trabalhistas e moradia dos cidadãos.

Título

O título corresponde o afunilamento do assunto descrito no tema, sendo algo mais sintético, que será discutido com mais vigor em alguma parte da produção textual.

Exemplo:

Causas e efeitos das manifestações.

Dica

A maioria dos livros destinados as técnicas, práticas de redação, ensinam que a primeira frase da redação deve conter o assunto descrito no tema. Portanto, fique atento e treine bastante para se sair bem em sua produção textual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.