Brasil Blogado » Animais » Saliva de gatos

Saliva de gatos

Quem nunca viu um gato passar a língua pelo próprio corpo? É assim que funciona sua limpeza. O instinto é o único responsável por tal ação, acompanhe este artigo e entenda melhor como funciona. Confira!

     

Todo e qualquer animal de estimação precisa de um bom banho para retirar as impurezas presentes no corpo, isso influencia até mesmo em sua saúde. Porém, alguns deles possuem formas distintas de limpeza, como é o caso dos gatos. Ao invés da água comum, própria para o banho, ele costuma se lamber. Por que isso acontece?

Essa forma peculiar de limpeza é provinda do instinto animal que desde o nascimento estão com eles. Nascem sabendo que essa é a forma como devem limpar-sem, e por isso, utilizam sua língua para fazer a higienização. Na língua deles não há nenhum tipo de solvente propriamente dito para limpeza, mas sabe-se que ela possui valores higiênicos que auxiliam nas funções do corpo.

Eles podem fazer isso quase que o dia todo.

Hora do banho.
(Foto Reprodução)

No fator higiênico, o banho com saliva ajuda a retirar os parasitas presentes, já no fator psicológico, segundo estudiosos, ajudam a reduzir temporariamente os conflitos, frustrações e ansiedade que o animal porventura venha passando.

Atenção: Dependendo da maneira e região que lamber, pode indicar que algo está errado com o seu corpo. Portanto ser for notado algum comportamento diferente no felino é preciso levá-lo ao veterinário.

Como funciona a limpeza?

A limpeza se inicia a partir do momento em que nascem, porém é a mamãe quem faz isso. Além de promover a higiene, funciona como estimulante para urinarem e defecarem, também para despertar. Depois desse momento fazem sua primeira refeição e estão pronto para começar a conhecer o mundo.

Os felinos só começam a tomar banhos sozinhos a partir da quarta semana em diante, quando iniciam ela ocorre da seguinte maneira:

» O gato aplica a saliva no interior de suas patas e logo esfrega em seu nariz e olhos com movimentos circulares. Passado por isso, ele torna a fazer uma aplicação de saliva e faz o mesmo nas orelhas, testa, atrás dos ouvidos e todos os locais onde não consegue alcançar . Na barriga, pernas e patas costuma fazer a limpeza com a língua diretamente sobre o pelo.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?