Brasil Blogado » Doenças » Sangue na urina dúvidas e motivos

Sangue na urina dúvidas e motivos

Exames clínicos e laboratoriais podem detectar de forma precisa quais são os motivos do surgimento de hematúrias na urina, portanto qualquer mudança na coloração da mesma deve ser informada ao médico.

     

Algumas pessoas já passaram pela complicação de apresentarem sangue em sua urina. No entanto essa anormalidade, não caracteriza uma doença, pode ser um sinal claro de que o organismo pode estar afetado com algum problema. Na verdade o termo correto é a hematúria, classificada em macroscópica – onde a urina se apresenta de cor avermelhada e pode ser vista a olho nu; e a microscópica – a urina apresenta coloração normal, mas há quantidade de sangue vista somente a partir do aparelho microscópio.

sangue na urina

Alguns alimentos providos de fortes pigmentos, como a beterraba, podem deixar a urina com aspecto avermelhado.

Geralmente a hematúria surge acompanhada de outros sintomas incômodos, como aumento e urgência de micções, irritação na bexiga e uma dificuldade para esvaziar a bexiga. Cerca de 25% dos fatores que incidem uma hematúria são sinais de doenças com maior grau de gravidade. As causas mais comuns são:

  • Cistites, uma infecção de bexiga mais frequente em mulheres, associada a dor durante micção e frequente necessidade de urinar.
  • Câncer em qualquer parte do trato urinário;
  • Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), representa o aumento da próstata;
  • Ferimento ou contusão na lateral do tronco ou costas que possivelmente afetou os rins causando hemorragia.
  • Litíase ou cálculo urinário renal e uretral;
  • Exercícios muito intensos podem causar irritação nos rins;
  • Medicamentos como anti-inflamatórios, anticoagulantes e medicamentos contendo aspirina, podem afinar o sangue e a hematúria;
  • Alguns alimentos providos de fortes pigmentos, como a beterraba, podem deixar a urina com aspecto avermelhado;
  • Problemas básicos de saúde;

O sangramento que ocorre no trato urinário pode surgir de repente e da mesma forma desaparecer. Porém é importante consultar com um médico especialista pra que seja identificado as causas, utilizando diversos exames clínicos e laboratoriais com o propósito de se obter o diagnóstico mais correto.

O tratamento da hematúria irá depender do tipo de causa subjacente da presença do sangue na urina. Podem ser medicamentos que cessam a hematúria, ou que combatem os problemas mais sérios, como as que atingem a próstata, não descartando a possibilidade de realizar um procedimento cirúrgico.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?