Brasil Blogado » Saúde » Saúde do idoso

Saúde do idoso

Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, compreenda neste artigo como o envelhecimento dos idosos interferem na sua saúde e saiba quais as práticas utilizadas para evitar doenças e outros transtornos nessa fase da vida.

     

São classificados como idosos, todos os indivíduos que possuem entre 60 à 65 anos de idade ou mais. Essa organização cronológica, se deu pela OMS (Organização Mundial da Saúde), com base nas modificações físicas, mentais, emocionais e sociais de toda a população mundial.

Os idosos são descritos como pessoas de habilidades regenerativas limitadas, frágeis, com mudanças físicas e emocionais que expõem perigo a sua qualidade de vida, sem mencionar que são mais propensos ao conjunto de manifestações psicológicas e corporais que possibilitam ainda mais chances de desenvolver doenças com menos chances de cura.

Estatuto

O estatuto do idoso foi instituído no ano de 2003, onde prevê toda a regulamentação dos direitos assegurados às pessoas de 60 anos ou mais. Para acessá-lo, clique AQUI.

Doenças

As principais enfermidades que acometem os indivíduos dessa faixa etária atualmente são as doenças cardiovasculares, câncer, depressão, pneumonia,bronquite crônica, infecção urinária, diabetes, transtornos do aparelho circulatório,  neurodegenerativas, dor crônica, osteoporose e osteoartrose.

Manifestações físicas

Saúde dos idosos

Senhora idosa.
(Foto: Reprodução)

» Rugas;
» Manchas na pele;
» Mudança na cor do cabelo;
» Alopécia;
» Diminuição da capacidade visual e auditiva;
» Diminuição dos reflexos;
» Perda de habilidades;
» Funções neurológicas diminuídas (raciocínio e memória);
» Mal de Alzheimer;

Expectativa de vida

Segundo a OMS, a expectativa de vida brasileira subiu muito, sendo de 68 anos para os homens e 75 anos para  mulheres. Nos países pobres, essa taxa fica entre 60 à 65 anos de idade.

Dicas para envelhecer com saúde

» Tomar banho de sol todos os dias (antes das 10 horas da manhã ou após as 16 horas da tarde);

» Usar protetor solar e hidratantes para a pele durante todo o dia, mesmo quando o clima estiver frio;

» Realizar exercícios físicos regularmente (sob orientação de profissionais), mantendo o corpo sempre ativo;

» Beber bastante água todos os dias, principalmente após os exercícios físicos e em dias de calor;

» Manter a alimentação sempre balanceada, evitando altas taxas de sal, açúcar, gordura, consumo de produtos enlatados e industrializados;

» Realizar refeições fracionadas, fazendo de 6 à 8 por dia, uma a cada 3 horas aproximadamente, abusando do consumo de verduras, legumes e frutas;

» Beber leite ou consumir algum dos seus derivados diariamente;

» Marcar sessões periódicas de exames, para saber como anda a saúde de todo o corpo;

» Não se automedicar NUNCA;

» Tomar cuidado com as quedas, prestando atenção por onde anda;

» Sempre falar a equipe de saúde os remédios que vem sendo ministrados;

» Informar ao médico sobre quedas, sintomas que aparecerem (como dores de cabeça, tonturas, desequilíbrio, etc), alterações dos sentidos e todos os transtornos e incômodos que forem manifestados;

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?