Significado de pé rapado

As pessoas são cheias de invenções, principalmente os brasileiros. Quem é que nunca escutou a expressão esse “cara é um pé rapado“? Pois é, hoje em dia ouvimos essa expressão de diversas pessoas, mas muitos não sabem a origem e significado dessa expressão que caiu na graça popular.

Mas você deve está ai pensando, pé rapado é aquela pessoa que não tem bens financeiros, certo? Sim. Então essa posição social podemos associar com uma outra, popular, “não tem a onde cair morto“. Correto, ambas tem tem os significados parecidos, mas vamos dar enfase à primeira expressão.

História

Saiba sempre a história real do termo popular, assim, não passará vergonha.
A expressão “pé rapado” significa um individuo que não tem um bom poder aquisitivo (foto:reprodução)

 

Há muito tempo, principalmente nas cidades interioranas, quem não tinha dinheiro para comprar um calçado tinha que andar descalço em meio as ruas que não eram asfaltadas. E quando os indivíduos, descalços, iam entrar em suas casas ou na casa de alguém, tinham de limpar os pés raspando-os no tapete ou nos tempos de chuva, quando nos pés eram formados imensos tamancos de lama os mesmos tinham  que serem raspados.

 E surgiu a expressão: “pé rapado“.

 Agora que já conhecem o real significado do termo saiam por ai distribuindo sabedoria e não o julgamento dos antepassados. Pois a final de contas, esse termo é um tanto quanto esdruxulo para ser utilizado diante de qualquer pessoa.

Conheça a história dos termos populares, elas podem ter muito há te ensinar. Foto Reprodução
Pé rapado é um termo popular muito antigo e muito usado. (foto:reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.