Sintomas da 08 a 16 semana de gestação

Nem sempre encontramos por aí, sites especializados ou ainda com relatos de mulheres grávidas, contando o que realmente acontece durante o período da gestação. Então, foi pensando nas mães que os procuram, e que querem saber de tudo, e que reunimos em uma única matéria, todos os sintomas que acontecem durante o período da oitava semana até a décima sexta semana. Acompanhe!

Sintomas

. Enjoo. Há mulheres que tem a sorte de não ter, mas já outras, sentem o tempo inteiro. E o indicado para que ele seja amenizado é que: se evite frituras, comidas com temperos fortes, que se alimente ao menos de três em três horas, ou seja, que não fique nunca com o estomago vazio, que não água logo ao acordar, que prefira alimentos mais leves, que evite alimentos muito doces, mas que se tenha uma bala sempre por perto, pois elas ajudam a diminuir o mesmo, que se cheire limão ou ainda que se faça uma mistura de água gelada com limão. E que acima de tudo, converse com o obstetra sobre o enjoo, pois assim, ele poderá auxiliar melhor, e também passar algum tipo de medicamento mais apropriado  para o tipo de gestação que se esta passando.

E não para por aí, pois o enjoo, acaba puxando consigo outro sintomas, que por sua vez é o vômito. Mas atenção, ele não é do modo como as novelas mostram, muito pelo o contrário. Ele se inicia por meio de um leve enjoo, acompanhando da náusea, e logo após a boca começa a salivar mais do que o normal, até chegar ao ponto da mulher vomitar tudo que há no estomago ou ao menos aquilo que possa estar provocando o mesmo. E atenção, ele pode se iniciar por volta da 10 semana e ir até a 16, porém tem casos em que a mulher, sente tanto enjoo, que pode acabar  tendo vômitos, até os últimos dias da gestação. Por isso que é importante, conversar com o médico, que está cuidando do caso.

Além desses dois sintomas, comentados acima, podemos destacar ainda, os seguintes:

. Cansaço: Ele vai se acometer sempre que se fizer algum tipo de atividade física ou mental, por mais de uma hora. E quando isso acontece, o corpo tende a ficar inchado e com má circulação sanguínea a ponto das veias aparecerem, e também, pode vir a provocar uma leve falta de ar, mas isso vai depender da atividade desempenhada. No mais, tais sintomas podem começar a ser sentidos a partir da 10 semana de gestação, até a última semana. Por tanto mamães, podem ir se acostumando. Ah, e para que o cansaço venha a passar é preciso que se deite, coloque as pernas mais elevadas que a cabeça, e que se tome bastante água, de pouco a pouco. Fazendo isso, a circulação  fica melhor e o inchaço diminui.

Observação: É necessário que não se faça muito esforço físico dentro dos primeiros quatro meses, pois é o período em que o organismo esta se acostumando com as modificações que esta sofrendo. Então, se houver excessos, pode ser que o corpo expulse o bebê para fora, antes da hora. O que por sua vez, não seria nada agradável.

. Câimbra: Há quem diga que ela só é sentida depois da 20 semana de gestação, porém não é bem assim. Em alguns casos, ela pode vir se acometer por volta da 9 semana. E pode provocar a câimbra comum, que se sente, quando o corpo faz muita força, ou ainda, quando o músculo se encontra muito cansado. Ela pode ser provocada na região dos glúteos e  pernas. E uma das únicas maneiras para fazer ela passar é descansando.

Não faça coisas exageradas.
Esses períodos da gestação, devem ser levados com muito cuidado.
Foto divulgação

. Dor de cabeça e dentes e gengivas sensíveis. Esses sintomas tendem acontecer desde o início da gravidez. E diga-se de passagem, são os únicos que não tem muito  o que fazer, para que seja resolvido. Até porque, não se pode tomar nenhum tipo de  remédio forte durante o período gestacional. Por tanto, você- leitora, que vai ser mamãe, e que sente várias dores de cabeça, procure descansar a visão ao máximo, e além disso, evite locais claros e com luzes fortes. E uma boa dica para aquelas que tem sinusite ou bronquite e: evite locais fechados, com ar condicionado, carpete e faça ao menos duas vezes na semana uma nebulização com soro fisiológico. Ele irá ajudar a desentupir as vias que estão congestionadas.

Agora, já no caso dos dentes e gengivas sensíveis, a gestante irá sentir um leve incomodo no início, e com o decorrer dos dias os dentes dela vão ficando mais moles e a gengiva e até mesmo os lábios, mais  ressecados e com aftas. E para que se possa combater esse mau é preciso que se evite, alimentos duros, frios ou quentes de mais, e ainda os ácidos, pois assim, se sentirá menos dor.

. Olfato e paladar aguçados. Esses sintomas sim, parecem com o das novelas. Tanto que nesse período a mulher tende a sentir o cheiro de tudo, quase que três vezes a mais do que o normal, o que pode acabar provocando o enjoo, ou então, abrindo o apetite. E já, no caso do paladar, os desejos tendem a ficar mais aguçados e avançados, fazendo assim, com que ela comece a comer certos alimentos do nada e também a mistura-los. E se por acaso, a vontade não passar, ela vai ficar com água na boca, até que o realize. Mas atenção, deve-se tomar cuidado com o que desejas, pois eles podem fazer mau ao invés de bem.

. Seios doloridos: é um dos primeiros sintomas que se vai sentir. As aurelas ficam maiores e mais escuras, as veias começam aparecer e os seios incham e aumentam. E para fazer com que a dor não seja tão forte , indicasse uma boa hidratação e que não se use sutiã com bojo ou suporte de ferro, enfim, que se prefira aqueles que são somente de tecido ou ainda, os tops, desde que os mesmos, não causem nenhuma pressão.

. Sono: ele vem junto com o cansaço. Então, como o corpo vai estar trabalhando por dois, logo o sono vai ser maior, por tanto, trate de descansar e dormir sempre que possível.

. Vontade de urinar a todo instante: meninas, vou dizer algo para vocês- é muita, e não sai pouca urina. E além disso, parece que logo após de esvaziar a bexiga dá vontade de tomar água e vise- versa. Então, atenção, não evite de ir ao banheiro, pois a situação pode piorar. Nesses caos pode acontecer uma infecção ou ainda uma perda de sensibilidade, o que acaba fazendo, com que não se consiga segurar o mesmo. Por tanto, se sentiu vontade, vá ao banheiro.

. Dor no corpo: ela tende a ficar mais forte na região da lombar, que no caso, vai ser provocada devido o excesso de peso, má postura e cansaço. Então, para evita-lá, basta tomar cuidado com o modo de caminhar, sentar e fazer de mais tarefas no dia-a-dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.