Brasil Blogado » Saúde » Sintomas de problemas no pâncreas

Sintomas de problemas no pâncreas

Confira neste artigo como funciona o pâncreas. Órgão responsável por produzir enzimas e suco digestivo. Conheça os principais problemas que afetam seu funcionamento e saiba evita-las.

     

Para quem não sabe o pâncreas é uma glândula composta, pertencente aos sistemas digestivo e endócrino. Ele tem cerca de 12,5 cm de comprimento, obtêm o formato de uma folha. Está localizado atrás do estômago, mais precisamente, entre o intestino e o baço.

Ele fica do lado direito do abdômen.

A principal função do pâncreas é produzir sucos digestivos e enzimas.
(Foto Reprodução)

Ele tem como função principal, a produção dos sucos digestivos e enzimas que ajudam as  proteínas, açúcares e gordura a passarem com facilidade pelo intestino, fazendo com que a digestão dos alimentos e o metabolismo dos nutrientes sejam mais fáceis.

Além disso ele possui outra função que é de essencial importância ao ser humano, que é a produção de hormônios como a insulina e o glucagon e  ambos regulam os açúcares que ingerimos

O pâncreas é compostos por três partes:  ele é formado várias células ácinos, que pode-se dizer que são as responsáveis pelo suco pancreático.  Junto com essas células podemos encontrar os Ilhotas de Langerhans que são grupos isolados, na qual sua função é produzir a insulina e controlar o açúcar existe no sangue.

Sintomas

> Dor abdominal, ela acomete normalmente no centro do abdômen e vai se espalhando conforme o tempo. A dor sentida, pode ser contínua ou passageira, forte ou fraca, isso tudo vai depender do problema.

> Diarreia. ela pode surgir e fazer com que a pessoa fique desidratada. Porém tem algo que é importante frisar. Observe bem as fezes e veja se tem gordura. Se estiver, saiba que tem algo de anormal no pâncreas.

> Por fim, as náuseas e vômitos, logo após se alimentar.  os sintomas podem demorar para aparecer, mas quando chegam, o portador já está em seu nível critico.

Por tanto, se sentir, um desses sintomas, procure auxilio médico, imediatamente. Fará exames necessários e descobrirá o motivo realda enfermidade.  No mais, tome bastante cuidado com a alimentação.

A dor pode aparecer quando menos esperamos.

dor abdominal fora do comum pode ser problemas no pâncreas.
(Foto Reprodução)

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?