Sistema circulatório do peixe

O sistema circulatório dos peixes, possuem o aspecto do tipo fechado, sendo que a sua circulação é do tipo simples. Sendo assim, podemos dizer que para que o sangue dê uma volta completa pelo corpo do peixe, esse mesmo sangue só passará uma vez pelo coração do peixe.

Ressaltando que o coração dos peixes possuem apenas 2 cavidades, sendo elas, 1 ventrículo e 1 átrio. É exatamente do átrio que o sangue do peixe passa para o ventrículo (possui paredes espessas) e a partir de então o sangue é bombeado para fora, passando do cone arterioso para a aorta ventral.

O sangue que está localizado na aorta ventral, segue para a região branquial do peixe, para ser oxigenado, passando também pelos vasos branquiais aferentes, logo em seguida, o sangue sai das brânquias do peixe através das alças coletoras eferentes, seguindo para a aorta dorsal.

Pelo coração dos peixes passam apenas sangue venoso, pois o sangue venoso provém do corpo do peixe e não das brânquias. Antes de atingir o coração do peixe, o sangue é significativamente rico em CO2. No sistema circulatório dos peixes, o sangue não oxigenado passa pelo coração do peixe, e logo em seguida o mesmo é bombeado para as brânquias do peixe, fazendo então o oxigenamento do sangue, que a partir de então é distribuído para todo o corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.