Brasil Blogado » Variados » Solo argiloso

Solo argiloso

Confira no artigo todas as características do solo argilos e algumas de suas aplicações. O solo argiloso é muito utilizado no Brasil, justamente porque o país possui grande concentração do mesmo, além disso, suas propriedades são úteis pra diferentes fins.

     

O solo representa a camada superficial da crosta terrestre, formado por propriedades minerais e também de matéria orgânica criada a partir da decomposição de plantas e restos de animais. Por causa de suas particularidades, o solo é considerado um dos elementos fundamentais para a criação e propagação de inúmeras espécies de seres vivos.

No caso das plantas, é capaz de oferecer todos os nutrientes que a mesma necessita pra crescer e se desenvolver. Por isso é de extrema importância nas diferentes produções agrícolas. A maioria dos alimentos consumidos por animais e pelo ser humano são adquiridos da natureza, ou seja, das plantações ocorridas no solo.

O solo pode apresentar algumas características distintas devido uma série de fatores, como a variação de chuvas, a incidência solar, os tipos de matérias orgânicas depositada, se existe alguma cobertura vegetal, tipos de rochas, entre outros pormenores. Por causa dessa diferenciação, o solo acaba sendo classificado em argiloso, arenoso, calcário e humoso.

solo argiloso

Os solos argilosos contêm mais de 30% de argila em sua constituição.

É importante entender cada classificação do solo, principalmente na prática da agricultura, pois se torna um grande fator de influência, mesmo que atualmente sejam utilizados meios tecnológicos e técnicas agrícolas para transformar um determinado tipo de solo adequado a plantação.

No Brasil, a maior parte do solo é argiloso, portanto é comumente utilizado para diversos fins. Em meados do período colonial servira para a fabricação de taipa de pilão e logo, telhas, tijolos, cerâmicas e etc. A maior característica do solo argiloso é a alta impermeabilidade, ou seja, não permite grande absorção de água em seu interior.

correaçao de slo argiloso

A plasticidade do solo argiloso possibilita esse tipo de atividade, a correção do terreno de plantio.

Praticamente formado por grãos pequenos ligados de forma molecular, o solo argiloso apresenta quantidades relevantes de nutrientes, detalhe essencial para as plantações. Os grãos que formam o solo argilo são tão compactos que se tronam impossíveis de serem visualizados a olho nu, são microscópicos, mas de cores vivas.

A determinante propriedade impermeável, facilita o molde utilizando a água, dificilmente se decompõe e ainda possibilita o corte através de máquinas em terrenos para demarcação dos mesmos. Oposto do solo arenoso, o argiloso tem maior plasticidade, podendo se fundir, por isso também é bastante utilizado como argamassa de assentamento.

Outras franquias lucrativas e dicas relacionadas:


Quer comentar ?