Tabela seno cosseno tangente

O seno, cosseno e tangente é uma das áreas mais importantes da matemática, pois eles fazem parte da trigonometria, que abrange os estudos dos cálculos, sendo importante para área da física, topografia, engenharia, engenharia marítima e engenharia aérea.

Seno

Assim, como os outros, ele tem uma função na trigonometria, porém terá  uma ação diferente. Deste modo, um triângulo retângulo com um de seus ângulos internos igual a  θ, define-se Sen(θ) sendo a razão entre o cateto oposto a ” θ” e a hipotenusa deste triângulo. Ou seja:

Tome cuidado no momento de coloca-lo na fórmula.
Cateto oposto/ Hipotenusa= Seno. (Foto:Divulgação)

Por exemplo:  se um triângulo retângulo que a hipotenusa possui o valor de 10 e seus catetos são de valores 6 e 8. O seno do ângulo oposto ao lado de valor 6, vai ser de 6/10 , ou seja, 0,6.

Cosseno

cosseno, também é uma função,  dado um triângulo retângulo com os ângulos internos igual a θ, pode definir que cos  θ como a proporção entre o cateto adjacente a  θ e a hipotenusa do mesmo triângulo, sendo:

Verifique sempre as suas propriedades.
Cateto adjacente/ Hipotenusa = Cosseno. (Foto:Divulgação)

Tangente

Ela pode estar sendo colocada em três grupos, sendo eles:

* Geometria: vai ser quando uma reta toca em uma curva ou superfície, sem ter de corta-lá, fazendo com que ela compartilhe um único ponto com a curva.

Verifique o estilo de tangente que se pede.
Cateto Oposto/ Cateto Adjacente = Tangente.  (Foto:Divulgação)

* Trigonometria: é a proporção entre o cateto oposto e adjacente a um dos ângulos agudos de um triângulo retângulo. Ou a função que relaciona os possíveis valores dos ângulos agudos do triângulo retângulo ao valor da tangente destes ângulos.

* Geometria Analítica: é um nome alternativo que se dá para o coeficiente angular de uma reta ou então, curva. 

Enfim, todos eles precisam de uma tabela de identificação para saber quais os reais valores e ângulos. Sendo assim, a  tabela que representa essas três ações está sendo mostrada na imagem abaixo:

Não se esqueça das fórmulas, de cada um para chegar aonde se pede.
Tabela de Seno, Cosseno e Tangente. ( Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.