Tipos de Partos Normais

Muitas mulheres questionam se existe um parto especifico para cada uma, pois sempre acontece de um parto ser melhor que o outro devido as condições que o bebê e a mãe se encontram.  Isso é verdade, pois cada parto será diferenciado por causa do organismo da mulher. Toda gestante deve perguntar ao seu médico, que faz o acompanhamento do pré-natal, qual o tipo de parto mais indicado para o seu caso.

Dentre as escolhas que a gestante pode fazer, ela deve analisar o  preparo psicológico, tanto dela quanto a do companheiro e familiares. A saúde materna, fetal e o ambiente social é primordial. Colocando em pratica estas analises, tudo ocorrerá com mais facilidade para todos. E em meio as opções que a maioria tem,encontra-se o parto normal, que não é apenas aquele “natural” que o bebê vem ao mundo pela vagina da sua mãe.

Mamãe, veja com o seu médico se a possibilidade de estar realizando um dos procedimentos citados no artigo, caso queira.
Modelo de como é realizado o parto normal. 
(Foto Divulgação)

Mas o parto natural pode estar sendo realizado de várias maneiras, desde que bebê venha ao mundo pelo modo tradicional. E para esclarecer melhor o assunto, vejamos abaixo como funciona cada tipo de parto normal.

Tipos de partos normais

. Parto Normal: nele o médico avalia as condições da gestante e vê o que é preciso estar sendo feito. O parto acontece por meio da vagina, assim como a maioria dos normais. A única diferença que pode ter nesse parto é na medicação, que pode estar sendo aplicado para que haja maiores precauções no momento da gestante dar a luz.  Ao contrário do parto normal simples que é realizado de modo convencional. Nele o médico não aplica nenhum tipo de medicação na gestante para facilitar a saída do bebê e diminuir a dor.

Procure sempre pelo método que mais lhe agrada, pois você- mamãe, tem de se sentir bem no momento.
Parto normal realizado na água.
(Foto Divulgação)

. Parto na água: é realizado com a gestante dento de uma banheira ou piscina. A água deve estar na temperatura ideal ( 37° C graus) e tampar toda a barriga da gestante. Se o papai quiser ficar com ela é  bom,  pois ajuda no momento da compressão. No mais, ele é realizado  igual os demais, a única diferença que o parto ocorre na  água.

. Parto de Leboyer:  não é muito diferente dos outros tipos de parto, a única coisa que o diferencia é a luz e o silêncio que é pedido durante o parto.  A luz fica climatizada, ou seja, baixa e o silêncio deve ser mantido por todos. Desta maneira nem o bebê e muito menos a mãe irão se assustar tanto.

. Parto Humanizado: segundo a OMS – organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, o parto humanizado é o mais indicado para ser realizado. O procedimento é realizado em casa por uma parteira normal e não por um médico. Porém, nestes casos, a mamãe deve ir ao médico fazer o pré- natal e ver se realmente tem condições de estar passando por essa situação. Se o médico liberar, ela deve se preparar bem. O parto acontece de maneira normal. A grávida fica deitada na cama de modo onde dê para a parteira fazer o serviço.  E logo após o nascimento da criança, a mesma faz todos os procedimentos que um médico faz, para que o bebê tenha a saúde normal. Sendo assim, ela corta o cordão umbilical de modo correto, limpa o bebê e o entrega à mãe.

. Parto Fórceps: o nome pode parecer estranho, porém ele é um procedimento normal. No tanto, que ele é realizado com a gestante deitada na cama, na posição ideal, com as pernas abertas para que haja melhor visão da criança. O bebê nasce pela região genital da mulher, assim como nos outros partos naturais.

Tais instrumentos, podem ser utilizados em diversas situações em meio aos partos.
O Fórceps é realizado com auxílio de instrumentos cirúrgicos especializados para o momento.
(Foto Divulgação)

No momento em que o parto estiver sendo realizado, o médico que estiver realizando o procedimento poderá utilizar instrumentos cirúrgicos  para ajudar na saída do bebê.

. Parto de Cócoras: é realizado do mesmo modo que o normal mas a posição muda, a mulher fica de cócoras (agachada) com os joelhos flexionados. Esse tipo de parto pode estar sendo realizado no hospital ou aonde a grávida preferir, pois onde ela se sentir mais a vontade, melhor será. No mais, ele é um parto rápido, auxiliado pela gravidade e comodo tanto para a mulher quanto ao recém-nascido.

O parto de cócoras é indicado às gestantes que  tiveram a gestação saudável e que não possui problema de pressão. E ele só pode ser realizado caso o feto esteja em posição cefálica (de cabeça para baixo).

Vantagens do Parto Normal

* Traz melhor recuperação da mulher;

* Menos riscos quanto a infecções, hemorragias e lesões de órgãos como bexiga, uretra, artérias e intestinos;

* A perda de sangue é menor que no parto cesárea;

* O vínculo entre a mãe e o filho tem mais chances de ser intenso;

* Ajuda o bebê eliminar todo o líquido amniótico das vias respiratórias, aliviando desconfortos respiratórios.

A perda de sangue é menor que no parto cesárea, já que não é preciso realizar cortes grandes e profundos. Para ter uma ideia: a cirurgia abdominal da cesariana provoca uma perda de torno de 1,5 litros de sangue, enquanto que o parto normal costuma provocar perda de até meio litro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.