Brasil Blogado » Gravidez » Tipos de Partos Normais

Tipos de Partos Normais

Veja neste artigo os tipos de partos normais que são realizados e mais, confira quais são suas vantagens. Mais informações você confere aqui no Brasil Blogado.

     

Muitas mulheres questionam se existe um parto especifico para cada uma, pois sempre acontece de um parto ser melhor que o outro devido as condições que o bebê e a mãe se encontram.  Isso é verdade, pois cada parto será diferenciado por causa do organismo da mulher. Toda gestante deve perguntar ao seu médico, que faz o acompanhamento do pré-natal, qual o tipo de parto mais indicado para o seu caso.

Dentre as escolhas que a gestante pode fazer, ela deve analisar o  preparo psicológico, tanto dela quanto a do companheiro e familiares. A saúde materna, fetal e o ambiente social é primordial. Colocando em pratica estas analises, tudo ocorrerá com mais facilidade para todos. E em meio as opções que a maioria tem,encontra-se o parto normal, que não é apenas aquele “natural” que o bebê vem ao mundo pela vagina da sua mãe.

Mamãe, veja com o seu médico se a possibilidade de estar realizando um dos procedimentos citados no artigo, caso queira.

Modelo de como é realizado o parto normal. 
(Foto Divulgação)

Mas o parto natural pode estar sendo realizado de várias maneiras, desde que bebê venha ao mundo pelo modo tradicional. E para esclarecer melhor o assunto, vejamos abaixo como funciona cada tipo de parto normal.

Tipos de partos normais

. Parto Normal: nele o médico avalia as condições da gestante e vê o que é preciso estar sendo feito. O parto acontece por meio da vagina, assim como a maioria dos normais. A única diferença que pode ter nesse parto é na medicação, que pode estar sendo aplicado para que haja maiores precauções no momento da gestante dar a luz.  Ao contrário do parto normal simples que é realizado de modo convencional. Nele o médico não aplica nenhum tipo de medicação na gestante para facilitar a saída do bebê e diminuir a dor.

Procure sempre pelo método que mais lhe agrada, pois você- mamãe, tem de se sentir bem no momento.

Parto normal realizado na água.
(Foto Divulgação)

. Parto na água: é realizado com a gestante dento de uma banheira ou piscina. A água deve estar na temperatura ideal ( 37° C graus) e tampar toda a barriga da gestante. Se o papai quiser ficar com ela é  bom,  pois ajuda no momento da compressão. No mais, ele é realizado  igual os demais, a única diferença que o parto ocorre na  água.

. Parto de Leboyer:  não é muito diferente dos outros tipos de parto, a única coisa que o diferencia é a luz e o silêncio que é pedido durante o parto.  A luz fica climatizada, ou seja, baixa e o silêncio deve ser mantido por todos. Desta maneira nem o bebê e muito menos a mãe irão se assustar tanto.

. Parto Humanizado: segundo a OMS – organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, o parto humanizado é o mais indicado para ser realizado. O procedimento é realizado em casa por uma parteira normal e não por um médico. Porém, nestes casos, a mamãe deve ir ao médico fazer o pré- natal e ver se realmente tem condições de estar passando por essa situação. Se o médico liberar, ela deve se preparar bem. O parto acontece de maneira normal. A grávida fica deitada na cama de modo onde dê para a parteira fazer o serviço.  E logo após o nascimento da criança, a mesma faz todos os procedimentos que um médico faz, para que o bebê tenha a saúde normal. Sendo assim, ela corta o cordão umbilical de modo correto, limpa o bebê e o entrega à mãe.

. Parto Fórceps: o nome pode parecer estranho, porém ele é um procedimento normal. No tanto, que ele é realizado com a gestante deitada na cama, na posição ideal, com as pernas abertas para que haja melhor visão da criança. O bebê nasce pela região genital da mulher, assim como nos outros partos naturais.

Tais instrumentos, podem ser utilizados em diversas situações em meio aos partos.

O Fórceps é realizado com auxílio de instrumentos cirúrgicos especializados para o momento.
(Foto Divulgação)

No momento em que o parto estiver sendo realizado, o médico que estiver realizando o procedimento poderá utilizar instrumentos cirúrgicos  para ajudar na saída do bebê.

. Parto de Cócoras: é realizado do mesmo modo que o normal mas a posição muda, a mulher fica de cócoras (agachada) com os joelhos flexionados. Esse tipo de parto pode estar sendo realizado no hospital ou aonde a grávida preferir, pois onde ela se sentir mais a vontade, melhor será. No mais, ele é um parto rápido, auxiliado pela gravidade e comodo tanto para a mulher quanto ao recém-nascido.

O parto de cócoras é indicado às gestantes que  tiveram a gestação saudável e que não possui problema de pressão. E ele só pode ser realizado caso o feto esteja em posição cefálica (de cabeça para baixo).

Vantagens do Parto Normal

* Traz melhor recuperação da mulher;

* Menos riscos quanto a infecções, hemorragias e lesões de órgãos como bexiga, uretra, artérias e intestinos;

* A perda de sangue é menor que no parto cesárea;

* O vínculo entre a mãe e o filho tem mais chances de ser intenso;

* Ajuda o bebê eliminar todo o líquido amniótico das vias respiratórias, aliviando desconfortos respiratórios.

A perda de sangue é menor que no parto cesárea, já que não é preciso realizar cortes grandes e profundos. Para ter uma ideia: a cirurgia abdominal da cesariana provoca uma perda de torno de 1,5 litros de sangue, enquanto que o parto normal costuma provocar perda de até meio litro.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?