Brasil Blogado » Curiosidades » Todos os ossos do corpo humano

Todos os ossos do corpo humano

O corpo do ser humano é literalmente incrível. Veja na matéria a seguir, quantos ossos que constituem o nosso corpo e quais são eles.

     

O corpo do ser humano é incrível, pelo simples fato de ser muito complexo. Falamos disso, pois ainda não conseguimos descobrir tudo que somos capazes de fazer e possuir. Então, somos aquele ser, que mesmo sendo previsível por muitas vezes, somos mais do que imprevisíveis. E não adianta alguém tentar discordar, pois até mesmo em questão de pensamentos e raciocínio, somos diferentes.

Por exemplo, o esqueleto de um corpo constituído de forma completa, possui exatamente 206 ossos. E todos eles possuem suas diferenciações, funções e articulações. O que acaba nos permitindo, fazer diversas coisas ao mesmo tempo. E dentre eles, podemos encontrar a cartilagem, tendões e ligamentos.

E algo que é bastante curioso é o tamanho em que eles podem chegar. Sendo assim, o mais pequeno o estribo, que pode estar sendo encontrado nas proximidades do ouvido e o maior que é o fêmur, que vai estar na região da cocha. Mas me diz algo: você sabe quais são eles e onde se encontram? Se não, acompanhe logo abaixo, os grupos separados de cada um.

Ossos do esqueleto humano

* A cabeça é constituída pelos ossos da face e crânio. Assim como demonstra na imagem a seguir.  E dentre a sua divisão é possível encontrar os seguintes, ossos:

  • Dentre os ossos da face, podem estar os seguintes: palatino, lacrimal, vômer, zigomático, maxilar, nasal, mandíbula,  vômer, a concha nasal inferior e suas divisões. 
Foto Reprodução

Foto Reprodução.

  • Já no lado, do crânio, podemos encontrar: parietal, temporal, occipital, etmoide, frontal e esfenoide e seus constituintes.

*Mesmo o ouvido fazendo parte do crânio em si, podemos colocar ele como outra distinção. Vejamos, então quais são os ossos que o constitui.

  • Bigorna, estribos e martelo.
ouvido

Foto Reprodução

*Os ossos que constitui o pescoço, possuem o nome até que um pouco cômico, porém devem ser levados a sério. Veja a seguir na imagem, quais são.

Foto Reprodução

Foto Reprodução

 *Agora vamos falar de duas partes que é bastante comentada nas academias de musculação: a escapula é a clavícula. Ambos, fazem parte da cintura escapular. E por mais que possua o nome cintura relacionada no meio, não é nessa parte do corpo que iremos encontrar esses ossos. Eles vão estar presentes na parte de traz das costas, mais precisamente nos ombros e um pouco abaixo deles, assim como mostra a figura a seguir.

Foto Reprodução.

Foto Reprodução.

 * Dando continuidade nessa área das costa, lá podemos encontrar a coluna, que por sua vez é constituída por vértebras e seus membros, que podem estar sendo divididos, da seguinte maneira:

Foto Reprodução.

Foto Reprodução.

  • Cervical, que vai conter sete ossos.
  • Lombar, que vai conter  cinco ossos.
  • Torácica, que vai conter doze ossos.
  • Sacrais, que vai conter cinco ossos.
  • E a Coccígeas, que vai conter quatro ossos.

*E ainda na parte de cima do corpo, podemos encontrar o tórax, que por sua vez irá estar na parte da frente, ligado com as de mais costelas e com o esterno. 

* Os braços, as mãos e o punho, já são um pouco diferente, daquilo que muitos pensam. Eles não possuem tantos ossos diferentes, mas sim, vários membros de um único osso. Vejamos, como ambos funcionam.

  • Braço: rádio, úmero, carpo e ulna.
  • A mão é o punho possui vários membros ligados há um todo, assim, como mostra a foto. Porém uns dos seus principais ossos, são: escafoide, semilunar, hamato, capitato, trapézio e falanges. 

Indo agora, para parte de baixo do corpo, podemos encontrar a cintura pélvica as pernas é o pé. E neles iremos encontrar os seguintes ossos:

  • Cintura pélvica

> Ossos do quadril ou então bacia: Ílio, ísquio e também o púbis.

> E o Sacro e cóccix, que são encontrados na coluna vertebral, mas que ficam abaixo, na proximidade da cintura pélvica.

  • Pernas

Nela podemos encontrar o osso maior, no caso o fêmur é além dele, a tíbia, a paleta e a fíbula. Eles são considerados os maiores do corpo humano, porém, são frágeis assim, como os de mais.

Assim, como as mãos, os pés também vão conter vários membros interligados em um só. E eles vão ser os seguintes: Calcâneo, tálus, cuboide, navicular, cuneiforme medial e lateral, metatarsais e falanges: proximais, mediais e distais. 

Bom, podemos constatar, que os ossos, que temos dentro do nosso corpo são muitos. Mas isso não quer dizer, que eles sejam resistentes a tudo e que não vá fazer falta. Então é necessário, tomar bastante cuidado com todos eles, para que no futuro presente, seja uma pessoal saudável e independente de quaisquer coisa.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?