Árvores de Jardim

Para fazer um belo jardim é necessário certas precauções, pois nem sempre pode utilizar uma planta no espaço em um determinado espaço.  E neste artigo iremos explicar sobre algumas árvores que podem estar sendo colocadas no jardim. Acompanhe!

 Árvores

O tamanho da árvores deve sempre corresponder ao tamanho do jardim pelo fato de seu desenvolvimento. Por tanto, a primeira dica é não  plantar uma árvore em um local sabendo que a mesma não terá chances de se desenvolver, pois pode trazer problemas futuros como o crescimento desordenado da raiz, queda de galhos, vento desproporcional para o lugar pendido, dentre outros.

É necessário manter as árvores em uma boa estatura, assim é possível que tenha um lugar há harmonia e fácil de ser cuidado. Vejamos os tipos de árvores.

. Pata de Vaca: cientificamente chamada de Bauhinia forficata, é uma árvore brasileira nativa da mata atlântica de pequeno porteEla recebe esse nome devido o seu formato e das folhas assemelharem a pata de uma vaca.  No mais, ela gera belas flores de cores que vão de tonalidades suaves como o branco e o rosa até as cores mais fortes como violeta e roxo.

Ela é indicada para jardins de médio porte.
Seu nome lembra o formato da pata de uma vaca, principalmente as folhas.
(Foto:Divulgação)

. Quaresmeira: também conhecida cientificamente como Tibouchina granulosa, é uma árvore de origem brasileira. Seu nome popular deve-se a época em que as flores se desabrocham, entre os meses de janeiro à abril, ou junho e agosto. A árvore pode atingir 12 metros de altura, por isso deve ser plantada em um local que haja espaço.

Elas podem ser plantadas em jardins de pequeno e médio porte, apesar do tamanho que pode vir atingir.
Ela recebe esse nome pelo fato de sua coloração e também pela floração se dá em vários meses.
(Foto:Divulgação)

Cassia spectabilis: é uma árvore da família das fabáceas que ficou conhecida por ter diversos nomes (Cássia, Cássia-do-nordeste, Cássia-macranta, Cássia-macrantera, Fedegoso, Fedegoso do Rio, Macrantera, Habú, Mwenu, Mhomba, ou Scented Shower). É uma árvore de crescimento rápido que pode atingir cerca de 4 metros de altura. Suas folhas são pequenas que as folhas são pequenas e  as flores desabrocham  ocorre em meados de março à abril na cor amarela.

Ela pode possuir diversas variações, por isso pode ser confundida com as de mais.
Cassia spectabilis.
(Foto Divulgação)
Fonte: http://betaflores.blogspot.com.br/2010/04/especies-ornamentais-de-leguminosae.html

. Ipê: é uma árvore de gênero tabebuia que pode ser encontrado em diversas cores (amarelo, branco, rosa, roxo e entre outros). Ela pode ser encontrada em quase toda parte do Brasil, principalmente no cerrado. É uma árvore muito apreciada e elegante devido as suas flores. O Ipê cai muito bem em  jardins espaçosos, até porque é uma árvore que necessita de espaço adequado para se desenvolver.

Ela pode ser plantada em jardins de médio e grande porte, devido ao seu tamanho.
O Ipê se destaca em qualquer lugar justamente por causa de suas flores que podem variar do branco ao roxo intenso.  
(Foto:Divulgação)

Árvores que perdem as folhas no inverno

Árvores que perdem suas folhas no outono e também inverno, são chamadas de árvores de folha caduca. Ao contrário das evergreens, que possui folhagem durante o ano todo, elas  não possuem capacidade de manter os níveis de água necessária para as folhas durante o período do inverno. Então ela deixa de lado as folhas nesse período e se preocupa em  conservar a água e nutrientes para sobrevivência básica. Durante as demais estações do ano, principalmente durante o verão. 

Árvores 

Dentre as árvores que passam por esse processo, podemos destacar:

Maple

O maple de David é uma árvore que tem o crescimento lento, mas que pode chegar os 30 metros de altura. Ela possui a casca cinza com luz striping branco, suas folhas possuem cores variadas, por tanto pode ser que se encontre em amarelo claro ou profundo e vermelho. E cá para nós, ela fica linda quando chega no outono e próximo do por do sol, pois suas cores acabam se misturando em meio ao crepúsculo. 

Ela é considerada um dos símbolos do Canadá.
Espécie- Maple. (foto:divulgação)

 

Dogwood

Normalmente elas são plantadas por causa de suas suas flores perfumadas que desabrocham no inverno.  A Dogwood Cherokee Alvorada é uma pequena árvore que pode crescer em média 15 metros de altura, suas flores podem obter a tonalidade de amarelo-esverdeado. Já as  folhas são um verde matizado com um branco cremoso. E quando chega o outono elas se transformam, ficando  nos tons vermelho e roxo.  Já no inverno ela é preenchida com bagas vermelhas. 

Fica linda para jardins públicos.
Espécie- Dogwood. (foto:divulgação)

 

Carvalho vermelho do Norte

Na árvore do Carvalho vermelho do Norte, cresce uma casca de cor marrom-escura, dividida por fendas rasas onde logo se desencadeia os demais troncos. Ela pode  crescer cerca de 55 à 80 metros de altura e o tamanho do tronco pode chegar a 36 polegadas de diâmetro. Já as suas folhas tem a tonalidade avermelhada e são descartadas durante o outono e inverno. 

Encontrado em bosques.
Espécie – Carvalho vermelho do Norte. (foto:divulgação)

Árvores com flores vermelhas

As árvores, na maioria das vezes, são notadas pelo ser humano quando possuem diversas cores. No Brasil, as árvores floríferas de cor vermelha, não são tantas e algumas podem até estar sendo confundidas com as alaranjadas, essa confusão dar-se por conta do contraste da luz.  Acompanhe logo abaixo alguns dos modelos.

Tipos de Árvores

 

Flamboyant

É uma árvore nativa da ilha de Madagascar ( Africa), bem conhecida como  flor-do-paraíso, pau-rosa, acácia-rubra árvore-flamejante. E para quem não a conhece, saiba que esta  é considerada uma das mais belas árvores.

Características: A sua copa é enorme e pode chegar a 12 metros de altura e que faz lembrar o formato de um guarda-chuva, pelo fato de seus galgos se abrirem como um. De frondosas flores e folhas, as suas raízes podem ficar expostas, o que acaba fazendo com que ela seja ideal para ornamentação em área amplas.

Não se esqueçam que ela só deve ser plantada em locais que possuam bastante espaço.
Grande e vermelha, a bela Flamboyant.(foto:divulgação)

 

Bem adaptada ao clima tropical, subtropical e equatorial. o Flamboyant  não tolera o frio, mas resiste bem em períodos de estiagem. A árvores  pode estar sendo cultivada também em zonas litorâneas.

Espatódea

Pertencente a família Bignoniaceae, é mais conhecida como espatódea, tulipa-africana, tulipeira do gabão, chama-da-floresta e xixi-de-macaco. A sua floração acontece em meados de abril à julho no Sul do Brasil, mas o período em que as flores desabrocham pode variar de acordo com a localidade e, ainda sobre suas flores, suas cores podem variar entre o vermelho e o alaranjado. A Espatódea também é uma árvore frutífera.

Embora a Espatódea seja de origem africana, ela é uma árvore muito utilizada em paisagismos aqui no Brasil. Para quem não a conhece, saiba que as flores são enormes e suas pétalas são voltadas para o alto.

O músico Nando Reis, compôs uma música que leva o nome da árvore.
As flores da Espatódea podem possuir outras cores além do vermelho. (foto:divulgação)

 

Características:  é uma árvore de grande porte e pode alcançar os 25 metros de altura. Possui raízes rasas e expostas, seus galhos caem com  frequência e devido a isso, indica-se que ela seja plantada em locais abertos.

E o que mais chama a  atenção é que, devido ao seu aroma e secreção de mel abundante, diversas abelhas, borboletas e aves, são atraídas para a árvore. Porém o seu ávido consumidor é o beija flor.

Abricó de Macaco

A árvore abricó de macaco é nativa da região amazônica, é considerada ornamental. Ela pertencente ao gênero Couroupita, que  vem do nome popular “Kouroupitoumon”. Além disso, ela é da mesma família das árvores da castanha do Brasil.

Deve-se tomar cuidado com os seus frutos, devido o seu peso.
Apesar de seu nome estranho, a árvore é bela. (foto:divulgação)

 

Características: ela é uma árvore grande, como as outras que já foram citadas. A mesma pode chegar a cerca de 30 metros de altura. Seus frutos são igualmente enormes e possuem uma coloração marrom e podem chegar a pesar aproximadamente três quilos cada.  A sua madeira é leve e devido a isso é bastante procurada para a fabricação de caixotes e brinquedos.

O seu aroma é bem agradável é lembra bastante ao perfume das rosas. Já os frutos quando caem apodrecem e liberam um odor nada bom. Além disso eles possuem uma substância entre seus constituintes químicos, que é conhecido como índigo, um corante utilizado na tintura das calças jeans.

10 Plantas ameaçadas de extinção e suas características

A flora brasileira é bastante diversificada, como bem sabemos. Porém muitas espécies estão entrando na lista de extinção, já outros fazem parte da mesma, por já serem consideradas extintas. Para quem não sabe, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e outras diversas organizações listaram várias plantas e animais para que possamos saber, por onde devemos começar a proteção e os cuidados. E dentro dessa lista, se encontra as seguintes plantas:

  • Pau-brasil

O Pau-Brasil (caesalpnia echinata) é uma leguminosa nativa da  Mata Atlântica, no Brasil.  A árvore alcança de dez á quinze metros de altura, possui o tronco reto com casca cor cinza-escuro. A mesma tem capacidade de nascer em outras regiões. Suas folhas são compostas e binadas, de cor verde médio e brilhantes.

Árvore, cujo participou da ajuda do nome do país.
Pau Brasil ( foto:reprodução)
  • Pinheiro-do-paraná

O pinheiro-do-paraná é uma árvore  nativa da região da floresta araucária. Ele pode crescer cerca de 20 a 50 metros de altura. Tem um formato cilíndrico, sendo suas cascas são grossas. E quando se trata do diâmetro, não se assuste, pois ele pode chegar a medir, aproximadamente, de 90 a 180 metros.

Ele recebe o nome de Pará devido ser bastante encontrado por lá.
Araucária angustifolia (foto:reprodução)

E a sua nomenclatura cientifica é  araucária angustifolia.

  • Jacarandá-da-Bahia

Esta árvore pode chega a medir cerca 25  metros de altura. O seu tronco pode medir entre 40 a 80 cm de diâmetro. A casca do jacarandá-da-Bahia  é  fina e possui uma coloração pardo-acinzentada.  A sua nomenclatura cientifica é dalbergia nigra.

Ele pode estar sendo encontrado em Ilhéus.
Jacarandá Bahia (foto:reprodução)

 

  • Mogno

O mogno pode chegar a medir cerca de 20 a 30 m de altura. O seu tronco geralmente é reto e sua casca possui  cor parda-avermelho-escuro, de aspecto grosso. Ele é bastante utilizado na fabricação de móveis, apesar de estar na lista das árvores em extinção. A nomenclatura cientifica é a  swietenia macrophylla.

Ele pode ser encontrado na África, porém a sua reprodução se dá bem no Brasil.
Mogno (foto:reprodução)

 

  • Andiroba

 

Ela é uma árvore que pertence a família meliaceae e sua nomenclatura científica é a carapa guianensis Aub. Possui uma grande estrutura, assim como as demais citadas acima. O seu tronco também pode ser grande, podendo assim, medir entre 50 a 120 metros.

A sua espessura é bem fina, porém ela é bem alta.
Andiroba (foto:reprodução)

 

  • Grumixama

A sua nomenclatura cientifica parte da  eugenia brasiliensis . Ela é uma árvore que pode chegar a medir cerca de 20 metros, o seu tronco é curto e suas folhas duras de tonalidade verde escura. E para quem nunca o viu, pode estar identificando a planta pelas flores pequenas e de cor branca.

Observem bem quando estiverem meio a floresta ou até mesmo cerrado, se avistam uma especie dessa.
Grumixama (foto:reprodução)
  • Palmito-juçara

A  família do Palmito-juçara  é a arecaceae. Essa árvore se trata de uma palmeira, que é caracterizada pela regeneração do tipo banco de plântulas.

Apesar de ter nome de um alimento, ele parece mesmo é com uma palmeira.
Palmito Juçara (foto:reprodução)

 

  • Xaxim-verdadeiro

Essa árvore e de nomenclatura cientifica dicksonia sellowiana hook, de família dicksoniaceae, possui uma estrutura não muito diferente das outras plantas. O seu tronco é grande, podendo chegar a medir de 10 a 120 centímetros de diâmetro. A sua altura e de aproximadamente um a seis metros e as suas folhas são bipinadas.

A sua reprodução se dá por meio de suas sementes que ficam conglomeradas embaixo de suas folhas.
Xaxim-verdadeiro (foto:reprodução)

 

  • Cabreúva vermelha

A  nomenclatura cientifica da cabreúva vermelha é myroxylon peruiferum. Suas características não  diferem das demais. A mesma pode chegar a medir de 12 a 26 metros de altura. Seu tronco pode variar de 60 a 80 centímetros de diâmetro e a sua casca  possui a coloração cinza.

No Brasil ela pode ser encontrada em Minas Gerais e Mato Grosso.
Cabreúva vermelha (foto:reprodução)

 

  • Butiá imbuia

Sua nomenclatura cientifica é a  ocofea porosa. Essa espécie pode chegar a medir cerca de 15 a 20 metros de altura. No tronco podemos encontrar características de formato tortuoso e copa ampla.

Ele pode ser encontrado em outras formas.
Butiá imbuia (foto:reprodução)

Palmeiras de pequeno porte

Típicas das regiões tropicais e subtropicais, as palmeiras são um tipo de plantas muito utilizadas para compor jardins, desde os grandes aos mais compactos. São encontradas cerca de 3.000 espécies, que em geral se diferenciam entre os tipos que produzem frutos, tipo de porte e distinção de folhas – as que tem formato de leque, e as folhas semelhantes a uma pena.

jardim com palmeiras
Existem palmeiras de todos os portes para todos os gostos.

As palmeiras podem ser replantadas como as demais plantas, a partir de suas sementes, que de preferência estejam armazenadas a pouco tempo. Como o seu crescimento é muito demorado, muita empresas que trabalham no ramo, jardinagem e plantio em geral, fazem o transplantio, que é a retirada de palmeiras já crescidas num determinado solo para o plantio em algum jardim.

Como existem diversos tipo de palmeiras, algumas podem ser utilizadas para decorar ambientes internos. São as palmeiras de pequeno porte, que além de serem muito convenientes a situação, são muito belas e para mantê-las conservadas é preciso condicionar o ambiente para promover a sua sobrevivência. A baixa luminosidade, bem como o espaço menor podem causar danos as plantas.

Confira os tipos mais comuns de palmeiras consideradas de pequeno porte:

tamareira
Palmeira de pequeno porte com até 3 metros de altura, é excelente para pequenos espaços e jardins de terraços e em vasos, pois tem crescimento longo. Versátil, é tolerante ao calor e ao frio.
  • Nome Científico: Phoenix roebelenii
  • Nome Popular: tamareira de jardim
  • Origem: Vietnã e Tailândia
palmeira rafis
De pequeno porte, pode medir até 4 metros de altura quando plantada no solo. Também se adapta bem em canteiros sombreados e em vasos, em ambientes interiores, pois não precisa de sol pleno.
  • Nome Científico: rhapis excelsa
  • Nome Popular: palmeira ráfis
  • Origem: China
palmeira-leque
Palmeira de fácil manutenção, podendo chegar a medir no máximo 3 metros de altura. Prefere temperaturas amenas, à meia sombra em solos férteis.
  • Nome Científico: licuala grandis
  • Nome Popular: palmeira-leque
  • Origem: Oceania
Falsa-latania
Tem porte pequeno de 8 a 10 metros, podendo ser cultivada em vasos.
  • Nome científico: Livistona chinensis
  • Nome comum: Falsa-latânia
  • Origem: China
camedorea
Mede até 2 m de altura com folhas pinadas, ideal para compor
vasos e jardins de interior.
  • Nome científico: Chamaedorea alegans
  • Nome comum: Camedórea
  • Origem: México
Palmeira -triangular
Estipe solitário de 3 a 5 metros de altura, possui folhas pinadas, senda esta adequada para jardins e parques.
  • Nome científico: Neodypsis decary (Dypsis decary)
  • Nome comum: Palmeira – triangular
  • Origem: África

Quando devemos montar a árvore de natal

De acordo com algumas tradições direcionadas a comemoração natalina, a árvore de Natal geralmente deve ser montada a partir do dia 30 do mês de novembro, pois a partir dessa data é iniciado o período do advento.

Segundo informações direcionadas a tradição natalina, a árvore de Natal deve ser montada aos poucos, e a decoração da mesma deve ser intensificada a partir do dia 17 do mês de dezembro.

Essa intensificação da decoração a partir do dia 17 do mês de dezembro , ocorre devido a essa data ser referente ao momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento do menino Jesus.

Segundo a tradição a árvore de Natal simboliza a paz, a alegria e também a esperança.

Cada enfeite utilizado na decoração da árvore de Natal possui um simbolo especifico. Lembrando ainda que o tipo de árvore mais utilizada para compor a decoração natalina, e que já é considerada um dos principais símbolos natalinos, é o pinheiro, embora outros espécies de árvores também sejam utilizadas.

É Importante ressaltar que de acordo com a tradição natalina, a árvore de Natal dever ser desmontada no dia 6 do mês de janeiro, essa data é referente ao Dia de Reis.