Lugares para viajar com o seu cachorro

Viajar é tudo de bom, com o animalzinho de estimação então, é melhor ainda, porém essa prática ainda não é muito realizada no Brasil, por isso deve-se tomar diversos cuidados e ter uma preparação e planejamento muito grande, pois a final de contas, onde você for, terá de levar seu animal, ou seja, tudo deve ser adequado para ele.

Pensando nisso separamos alguns roteiros e dicas de cuidado para se ter em uma viagem junto com seu pet. Confira a seguir.

Roteiros de Viagem

A primeira coisa a se fazer e decidir o destino, data, horário, local de hospedagem, meio de transporte e alimentação. E isso com um animal a bordo não é nada fácil, pois nem todos os locais os aceitam, portanto é ai que se inicia a pesquisa. Mas como já fizemos isso por vocês-leitores, aqui vão as dicas de roteiro.

O sul é um ótimo local para se passear com os cachorros, pois lá possui desde praias que os aceitam, como hotéis e restaurantes. Alguns dos locais mais indicados são: Paraná, Litoral catarinense e as Serras Gaúchas, mas precisamente em (Bento Gonçalves, Porto Alegre, Curitiba, Gramado e Canela).

Não esqueça nada fora da mala.
Se divirta com seu animal.
(Foto Reprodução)

✖ Observação: Cuidado com a exposição de seu animal a praia, pois é proibido por lei que o mesmo se misture com as pessoas e entre no mar. Então evite quaisquer tipo de transtorno e fique com ele somente pela orla.

Mas não acaba por aí, quem gosta de uma fazenda e também de algumas aventuras em meio a mata fechada, pode apostar nas pequenas cidades de Minas Gerais, como por exemplo: São Thomé das letras.  Agora indo para o lado de São Paulo, indicamos a cidades de São Sebastião, São Roque e Araçoiaba da Serra.

△ Dica: Confira aqui os hotéis espalhados pelo Brasil a fora, que aceitam os animais.

Já para aqueles que querem conhecer o Rio de Janeiro os locais indicados, são: Paraty, Visconde de Mauá, Cabo Frio e Búzios. Ambos possuem prais e como dito acima, eles não são aceitos, portanto, tome cuidado, tenha sempre um local adequado e de confiança para deixa-lo.

Cuidados

✦ Antes de começar arrumar as malas, confira a documentação de seu pet. Para quem for ficar dentro do estado, vai ser preciso apenas da carteira de vacinação em dia, sendo que todas as vacinas devem ter sido aplicadas ao menos um mês antes da viagem. Já no caso de viagens interestaduais, o dono do animal precisará ter em mãos também um atestado de saúde, que por sua vez pode estar sendo emitido pelo veterinário do animal.

✦ Anote sempre o número do veterinário do animal, para que se possa ligar, para ele em caso de uma eventual emergência.

✦ Tenha em seu carro ou em mãos um kit de primeiros socorros.

✦ Coloque no animal uma semana antes uma coleira contra pulgas e carrapatos.

✦ Tenha sempre em mãos uma guia e coleira, e em caso do animal ser de grande porte e valente uma focinheira.

✦ Não se esqueça de colocar na mala, as vasilhinhas de comida e de beber água, ração e quaisquer tipo de medicação que o mesmo precise de tomar, saquinhos para colher os dejetos, a caminha, manta, brinquedos e roupas (caso de frio ou goste).

✦ Evite viajar nos horários em que são muito quente e de trânsito.

✦ Se a viagem for longa, pare em média cerca de duas em duas horas, e leve seu animal para dar uma volta, e o ofereça água sempre que possível. E se por acaso ele não for acostumado com viagens, evite o alimenta-lo antes e durante o trajeto, deixe para fazer isso somente quando realmente se estabilizar em algum local por mais de cinco horas, para que assim, ele consiga digerir o alimento e não passe mau.

✦ E para transporta-lo, use cinto de segurança, cadeiras apropriadas ou gaiolas como pedem algumas agências de viagem.

Cachorro filhote dorme muito

O sono ajuda ele a repor as energias.

Ter um animal de estimação é tudo de bom ainda mais quando ele é um filhote, pois fica parecendo um ursinho de pelúcia de tão fofo que é. Todavia, as vezes essa idade pode incomodar um pouco quem é hiperativo e deseja que o animal esteja sempre presente, pois a maioria deles tendem a dormir quase que aproximadamente 80% do dia, como é o caso dos cachorros. Mas atenção, isso não quer dizer que todos sejam assim. Esse fator vai ser determinado por meio do estilo de vida, raça, idade e outros meios. Portanto, fique calmo.

Estudos apontam que se o animal possui cerca de apenas dias, meses e até mesmo um ano, ele pode dormir aproximadamente 16 horas por dia ou até mesmo mais, e que somente quando se encontrar na fase adulta completa é que esse sono irá diminuir para uma porcentagem menor, digamos pelo modo de contagem de horas, ele dormirá aproximadamente 11 horas por dia. Contudo, ainda vai ter os de mais fatores que vão influenciar nesse sono, por exemplo, se ele é hiperativo, ele pode dormir menos do que citado acima, se estiver fazendo frio pode ser que ele durma mais assim como o ser humano, mas se tiver calor, ele pode não dormir, mas sim ter uma mudança de comportamento, pois a temperatura alta as vezes não agrada muito bem.

O sono ajuda ele a repor as energias.
Deixe ele dormir.
(Foto Reprodução)

Observação: Só vai ser estranho o animal dormir o dia inteiro se ele tiver mudado o seu comportamento. Então é necessário que fique de olho nisso. No mais, se queres um animal mais hiperativo, realize uma pesquisa é veja  qual se parece mais com você. Um bom exemplo de raça ativa é o labrador, nele pode apostar sem medo, mas fique atento, pois isso não quer dizer que ele também não vá ter os seus cochilos durante o dia, ok?!

Enfim, deixe o seu animal dormir o tanto que precisa, assim ele crescerá saudável e terá forças o suficiente para desempenhar suas atividades, lhe dar atenção e brincar com tudo que vê pela frente somente para te fazer sorrir.

Quanto tempo vive um carrapato fora do cachorro

Não tenha medo de mata-lo.

carrapato, que ainda é chamado de carraça ou chato, é um artrópode da ordem dos ácaros, classificado nas famílias Ixodidae ou Argasidae. No mais eles são ectoparasitas hematófagos, ou seja, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças, a milhares de anos.

Ciclo de vida

O carrapato começa a sua vida como um ovo, e quando ele se abre, se transforma em uma larva de seis patas. O seu primeiro hospedeiro costuma ser um mamífero pequeno ou um lagarto, e ele precisa del, para poder se desenvolver. E então, depois de conseguir se alimentar, ela se dirige ao chão, para começar a crescer. E depois de aproximadamente três semanas, ele se transforma em uma muda e se torna em uma ninfa, que por sua vez, tem cerca de oito patas e parece uma versão pequena do carrapato adulto.

E então, ele tende a se alimentar novamente, mas agora de um outro mamífero pequeno, pássaro ou lagarto, antes que possa fazer a muda mais uma vez. Feito isso, ele retorna ao solo e continua se desenvolvendo, até que se torne uma muda novamente se fortaleça e se torne um adulto e comece a se reproduzir.

E para que a sua reprodução aconteça, tanto o carrapato fêmea como o macho, se alimentam por mais de 24 horas antes de se acasalar. E freqüentemente, o macho morre depois de se acasalar e a fêmea depois de depositar algo em torno de 2 mil a 18 mil ovos, claro, com exceção dos carrapatos moles, que por sua vez, se alimentam de um pouco de sangue e várias vezes depositam seus ovos.

Não tenha medo de mata-lo.
Cuida da saúde do seu animal e proteja a sua.
Foto Reprodução

Contudo, como pode ser notado o carrapato se alimenta do sangue dos animais e normalmente tendem a surgir, com o aumento das temperaturas, ou seja, lá pelo início da primavera até o final do verão. E eles podem ser encontrados em áreas urbanas e também em parques, e um dos problemas maiores, tanto para os animais como humanos, é que ele se prolifera com muita rapidez. Por tanto, se um local, ou animal estiver manifestado do mesmo, deve-se iniciar o tratamento e cuidados de imediato, para que não haja maior disseminação. No mais, é preciso que se saiba, que nem todas as espécies transmitem doenças, mas que é importante, ficar de olho.

Sendo assim é possível dizer que o carrapato pode viver até mesmo uma semana fora do cachorro, ou seja, de seu alimento, ou ainda, até alguém mata-lo, pelos meios certos, ou sem querer. 

Como elimina-los

Para eliminar os carrapatos é preciso ter muita paciência e utilizar os produtos e meios certos, como por exemplo:

Coleira carrapaticida- ela tem como função, manter o inseto longe do animal, e  pode estar sendo adquirida nas pet shops.

. Banhos carrapaticidas- eles tem como função, eliminar todo e quaisquer tipo de inseto presente no animal. Eles podem estar sendo feitos em casa, e em caso de uma manifestação maior, na própria clinica veterinária.

. Carrapaticidas em gotas ou em pó- compra-se o produto nas pet shops, ou agroveterinárias, aplica-se no couro cabeludo do animal, ou se dissolve na água e bate com a bomba na casa e ainda se apenas joga o pó por toda a casa. Ambos tem a função de exterminar e também de fazer com que o animal, não fique com  o inseto impregnado no seu corpo e muito menos o atraía. Mas atenção, alguns devem ser comprados com cautela, pois podem fazer mau para o animal, pelo fato de serem tóxicos.

Filhote de labrador preço Rio de Janeiro

Cuidado com as crianças, pois ele possui força e pode derruba-las no chão.

Ter um cachorro de estimação é tudo de bom, ainda mais quando se trata de um labrador. Sem sombra de dúvidas, cães desta raça são ativos, inteligentes, brincalhões e acima de tudo, amigos. Vamos saber um pouco mais sobre eles?

Comportamento e Temperamento

  • Fiel e  obediente;
  • Gosta de atividade física (principalmente nadar);
  • São adestrados com facilidade;
  • Possui múltiplas habilidades, bem como realizar resgates através do olfato;
  • Adapta e relaciona muito bem com os membros da família, principalmente crianças;
  • Estão sempre querendo fazer algo; 

Está vendo como o labrador é um ótimo companheiro?

Cuidado com as crianças, pois ele possui força e pode derruba-las no chão.
Ele sempre estará pronto para brincar.
(Foto:Reprodução)

Características Físicas

A estatura do labrador pode variar entre 55 à 58 cm.  O animal chega a pesar entre 35 à 43 quilos. Em relação a alimentação deve tomar cuidado, porque esta raça tende a comer muito e ficar com sobrepeso com o avançar da idade. Portanto, coloque-o para fazer muita atividade física e mantenha a alimentação sempre regulada.

A tonalidade dos pelos podem variar do amarelo para o marrom chocolate e preto. Sendo que o marrom chocolate é o mais difícil de ser encontrado. Por causa da tonalidade dos pelos, a raça pode facilmente ser confundido com o Golden Retriever, mas estes são maiores e mais peludos que os labradores.

Esta raça possui dupla camada de pelos sendo uma externa, dura e comprida, a outra fina e macia. Já as orelhas são caídas e possuem formato triangular de tamanho médio.

Compra no Rio de Janeiro

Se gostou do que leu sobre o labrador, saiba que pode adquiri-lo em qualquer região do Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, por internet ou em feiras livres que acontecem em épocas de vacinação. Quando for adquiri-lo, peça para verificar a linhagem, pode acontecer do animal não ser da raça legítima.

O preço mínimo de um labrador  é de R$ 200. Se pretende comprar um é só pesquisar que irá encontrar.

Cachorro entra no cio de quanto em quanto tempo

Tome cuidado com a reprodução.

Cio é um termo popular para designar a fase fértil do cachorro, período em que o animal está apto à reprodução. Acompanhe a seguir as etapas do ciclo sexual do seu bichinho de estimação:

>>Proestro – Duração média de nove dias. Neste período acontecerá corrimentos límpidos e sem odor desagradável, pode haver também sangramento. Além disso, o animal apresentará alterações de comportamento ficando mais agressivo ou calmo.

>> Estro – É quando a fêmea está preparada para aceitar o macho. Neste período a cachorra continua sangrando ou tendo corrimento. A fase fértil dura entre 8 à 15 dias após iniciar o sangramento.

>> Metaestro Período em que ocorre a chamada “gravidez psicológica”, onde há fêmeas que não cruzam.  

>> Anestro –  Período fora do cio. 

Para saber se o animal entrou ou não no cio é preciso estar atento aos pequenos detalhes como  inchaço do órgão reprodutor, corrimento incolor sem odor ou sangramento. Mas, em algumas fêmeas, observa-se também a frequente micção ( urinar mais que o normal). Em alguns casos, o animal pode apresentar o cio silencioso, isto é, sem qualquer sinal ou sintoma. Para que haja identificação nestas ocasiões, é necessário que ela aceite o macho.

Tome cuidado com a reprodução.
Basta verificar a vulva da cadela.
(Foto:Reprodução)

O cachorro geralmente tem o primeiro cio  entre 6 à 8 meses de vida, mas pode haver uma variação entre 12 à 15 meses. Desta maneira, assim como no primeiro cio, o intervalo pode variar. Segundo especialistas, o ciclo sexual pode apresentar um período curto de três meses ou mais longo seis ou mais meses.

Se você tem um cachorro ou cachorra e não quer que eles se reproduzam, opte pela castração ao invés de aplicar medicações. Com medicações o animal pode apresentar sérios problemas de saúde, principalmente no sistema reprodutor. O castramento, além evitar a gravidez no animal (no caso das fêmeas), diminui as chances de desenvolver tumores na mama e infecções uterinas.

Mau cheiro em cachorros peludos

Dicas para evitar mau cheiro em cães peludos

Os animais domésticos vivem em contato com seus donos e o ambiente interno da casa a quase todo o momento, com isso, a higienização é mantida com mais destreza, para que o cheiro forte que eles possuem não fiquem impregnados.

Os cães de raça peluda são lindos e dóceis, mas são um pouco difíceis de lidar na higienização do que os demais, isso porque seus dejetos e outros diversos fatores se acumulam em sua pelagem, fazendo com que fiquem com mau cheiro.

Existem ainda, em algumas espécies, práticas especializadas que devem ser realizadas durante o banho para que o odor dos pelos amenize  e até previna o aparecimento de feridas na pele ou outras outras lesões e transtornos, sendo quase imperceptível quando realizado corretamente, como no banho à seco.

Observação: o aparecimento das lesões, como o acúmulo de parasitas na pele se fazem presentes devido a umidade que a quantidade de pelos proporciona e as condições do seu corpo. Por isso é importante ficar atento e tomar todos os cuidados necessários.

Banho à seco

Essa tipo de banho é prático, fácil e pode ser uma opção bem em conta quando realizada em casa. As soluções caseiras utilizadas nesse processo são:

Dicas para evitar mau cheiro em cães peludos
Filhote de cão peludo no banho.
(Foto: Reprodução)

» Água morna (cerca de 90%);
» Álcool (cerca de 2%);
» Vinagre (cerca de 8%).

Para realizar o banho do animal, basta misturar os produtos acima (de acordo com as porcentagens descritas) em um balde ou recipiente que caiba o cão e dar o banho. Em caso de animais com pelos muito claros, será possível perceber que ele não ficará muito branquinho, mas a higienização é totalmente eficaz.

Nesses casos, indica-se que a cada mês ou de 15 em 15 dias, antes de realizar o banho a seco, o cão seja lavado com água morna e sabão/sabonete neutro.

Atenção: existem produtos nas redes de pet shop que proporcionam o mesmo efeito que a solução caseira descrita acima, só que possuem um valor mais alto. É importante ressaltar que esses estabelecimentos também realizam banhos apropriados para cachorros peludos, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte.

Dicas

» Dê banho no animal a cada uma semana quando for filhote (somente após o veterinário liberar) e pelo menos 2 vezes quando o cão estiver maior, adulto.
» Opte por dar banho no animal em um horário do dia que esteja com um clima agradável e se possível, ventando consideravelmente para ajudar a secar os pelos mais rápido.
» Depois de dar banho no cão ou até mesmo em um gato peludo, SEMPRE deixe que seus pelos sequem completamente, se possível, realize o procedimento com um secador.
» Lembre-se de secar bem com o secador ou com uma toalha as orelhas, as partes íntimas e todos os lugares que ficam mais abafados que os demais.
» Tose um pouco o pelo do seu animalzinho a cada 2 ou 3 meses, evitando o mau cheiro, uma pelagem feia, o aparecimento de parasitas, entre outros.