Tempo de serviço para seguro desemprego

O Seguro Desemprego  é o pagamento da assistência financeira temporária concedida ao trabalhador que esta previamente desempregado e habilitado. E ele se destina as seguintes trabalhadores:

» Trabalhador formal e doméstico, quando é dispensado sem justa causa. 

» Trabalhador formal com contrato de trabalho que esta sendo suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional. 

» Pescador profissional durante o período do defeso. 

» Trabalhador resgatado da condição análoga ( quando se encontra em condição de trabalho escravo em decorrência de ação de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego).

Além de se enquadrar ao perfil do destinatário o trabalhador deverá se encontrar dentro do padrão pedido pelo MTE- Ministério do Trabalho e Emprego, que por sua vez, são:

Procure seus direitos.
Créditos da Imagem: http://www.tudoemfoco.com.br/consultar-seguro-desemprego.html
(Foto Divulgação)

» Ter sido dispensado sem justa causa.

» Ter recebido salários consecutivos, no período de 6 meses antes da demissão.

» Ter sido empregado por uma pessoa jurídica, por pelo menos 6 meses dentro dos últimos 36 meses presentes.

» Que não possuir renda própria para o próprio sustento e da família.

» E que não esta recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social (exceto pensão por morte ou então o auxílio por acidente).

Onde solicitar?

Ele pode estar sendo solicitado nos Postos de Atendimento das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE),  Posto do Sistema Nacional de Emprego (desde que seja cadastrado pelo MTE- Ministério do Trabalho e Emprego) e nas agências da CAIXA credenciadas pelo MTE.

Como funciona?

Para que o desempregado consiga requerer o Seguro-Desemprego, ele precisa apresentar no ato da solicitação, o formulário do Seguro-Desemprego específico de sua modalidade de benefício. Esse documento é preenchido pelo empregador no momento da dispensa. Além disso, ele também precisará levar a lista de documentos pedidos no ato em que for aberto o processo.

Observação: A lista de documentos pedidos a cada trabalhador pode estar sendo adquirida no portal oficial da Caixa Econômica Federal.

E para estar fazendo o requerimento ele tem do 7º ao 120º dia após a data da demissão do emprego, para o fazer. Realizado todo o processo pedido, ele poderá estar resgatando a quantia da parcela paga por mês, nas casas lotérica sou então em algum caixa de auto atendimento da Caixa.

Como funciona a carência dos planos de saúde

A carência nada mais é do que o tempo em que o plano contratado, vai estar cumprindo com alguma ação. Então, o comprador do plano tem de ficar atento aos prazos que são dados. E mais, ele também deve pesquisar, para saber quais são os tipos de carências exigidas pela agência e também, para qual cobertura elas vão estar voltadas, antes de assinar o contrato.

Prazos da Carência

E atenção, você- comprador, isso tudo deve estar escrito em seu contrato. E mediante a lei, os prazos máximos de carência são:

* Urgência e emergência – no prazo de 24 horas.

* Parto a partir da 38ª semana de gravidez , sendo assim 300 dias.

* Consultas, exames.

* Internações e cirurgias – no prazo de 180 dias.

* E também, doenças ou lesões preexistentes – no prazo de 24 meses.

> Observação: Leia as entre linhas do contrato, pois nelas podem constar o corte da carência, caso haja melhora ou não haja mais necessidade do plano. Um bom exemplo disso é o parto prematuro. Mas já no caso da carência para lesão ou doença persistente, o beneficiado, vai ter duas alternativas de atendimento, sendo assim, elas:

1. Cobertura parcial temporária: O beneficiário só terá assistência integral para a doença ou lesão preexistente, dentro do período de até 24 meses, após a assinatura do contrato.

2. Agravo: Que é quando o beneficiário paga um valor adicional à mensalidade para ter assistência completa para a doença ou lesão preexistente. E a agência deve cumprir com sua função, até o final do pagamento, do contrato. 

Se precisa que a carência seja cumprida de imediato, leia as clausulas do contrato e veja se não há uma brecha para que isso aconteça.
Exija de sua agência o cumprimento da carência, dentro do prazo- Foto Divulgação

Tipos de Carência

> Carências por tipo de contrato Individual, permite que seja exigida o cumprimento da carência, dentro dos prazos máximos previstos pela lei. Por tanto, se passar do período a agência terá de arcar com as consequências.

> Coletivo empresarial

* Planos, com aproximadamente 30 participantes, têm liberação obrigatória de carência.

* Planos com menos do que  30 participantes, têm exigência do cumprimento de períodos de carência estabelecidos por lei.

* Planos coletivos por adesão, que por sua vez, podem estar sendo oferecidos, por associações, sindicatos e coletivos empresariais têm critérios diferenciados em relação a prazos de carência.

> Carência para os dependentes

Esse tipo de carência vai ser validada, para aqueles que tiverem inclusos no contrato ou ainda, para aqueles que acabaram de nascer, como por exemplo:

Se uma mulher grávida, tem o plano de saúde, logo o seu filho que acabou de nascer, fará parte da carência, sendo assim, ele também será beneficiado, automaticamente, tendo assim,  direito à assistência médico-hospitalar nos primeiros 30 dias de vida.

Seguros de Viagem

Quem é que não gosta de colocar a mochila nas costas e ir para um local aonde te satisfaça, que sempre sonhou ou até mesmo aquela visita a alguém especial. São as inúmeras as possibilidades que podem levar uma pessoa a viajar, da mesma maneira, pode ser com os problemas, que podem acontecer no decorrer da viagem.

E para se assegurar de que nada, saia fora da meta que foi estabelecida, para a viagem, pode-se tomar algumas precações, porém nem sempre elas são o suficiente. E para que não acontece maiores frustrações, um grupo de empreendedores, tiveram a ideia de disponibilizar o serviço de seguro para viagem. Pois é, agora pode-se assegurar a  vida ou  algum objeto.

seguros de viagemSegurança palavrinha que todos  presam bastante é de significado muito amplo. Porém o significado que mais vinculamos a ela e o de cuidados com a vida. O serviço de seguro de viagem pode ser feito por um corretor ou então por alguma agência de sua preferência. Essas agências, já podem estar associadas com a sua agência bancária ou até mesmo com de sua escolha, para locomoção.

Não são todos os seguros que tem total cobertura, então cheque com o seu corretor. Alguns oferecem:

  • Proteção para riscos de morte acidental e invalidez permanente total ou parcial por acidente.
  • Despesas médicas, hospitalares, odontológicas.
  • Diárias por atraso de voo.
  • Perda ou roubo de bagagem e danos a malas.
  • E entre muitas outras.

Existem vários tipos de seguro e cada um vai de acordo com a sua necessidade. Tem seguro de:

  • Viagem de Carro- aquele que se  loca um veículo para estar se locomovendo de uma cidade para outra. Esse gênero de seguro é avaliado pelo modelo do carro. É sempre indicado que se escolha o chamado de carta verde, pois caso tenha sido você o provocador do acidente, o seguro em muitas vezes pode indenizar o próximo.

Exemplo:

Caso tenha optado por um carro: Fiat Idea Advent./ Adv.LOCKER 1.8 mpi Flex 5p/  2009

Preço do seguro pode custar cerca de: R$ 1357

  • Viagem Aérea ou terrestre (ônibus):  no caso da viagem aérea, o valor vai variar de acordo com o local, para onde se está indo e também da classe econômica escolhida. E nem todos asseguram a indenização caso a viagem atrase por algum motivo climático. Elas podem estar assegurando que a sua bagagem não seja furtada, que nada que esteja dentro da mesma quebre e  também a sua vida.

Dicas

  • seguro de viagemLeia sempre bem a apólice, se possível leve o seu advogado junto ou peça que o mesmo verifique todas as questões e clausulas vigentes do contrato.
  • Verifique se o seu cartão de crédito cobre seguro de viagem, pois muito deles podem ser de graça.
  • Tome bastante cuidado com os serviços de seguros do exterior, pois nem todos são confiáveis.
  • Não omita possíveis riscos relevantes, pois caso precise mesmo, o seu seguro pode cobrir.
  • E sempre seja bastante cauteloso ao escolher a sua agência de seguro e corretor.

Informações sobre seguro

Informações sobre seguro

As agências de seguro podem ser cada vez mais encontradas no mercado, isso porque oferecem inúmeros serviços aos consumidores, proporcionando diversas vantagens na contratação de pacotes de atendimento.  Sua fundamentação no Brasil, foi realizada em meados de 1800, em busca de estabilidade, conforto e segurança, e até hoje faz bastante sucesso em todo o país.

As seguradoras atendem milhares de pessoas anualmente, cobrindo os mais diferenciados ramos encontrados no mercado. Ao total, os seguros são divididos em 3 categorias gerais:

  • Seguros de Pessoas: saúde, vida, acidentes pessoais, etc;
  • Bens: transporte, incêndio, vidros, cascos, automóvel, roubo, lucros cessantes, etc;
  • Responsabilidade: fidelidade, crédito, fidelidade, responsabilidade civil, etc;
Informações sobre seguro
Cadeados entrelaçados.
(Créditos da foto: https://www.brasilblogado.com/)

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), trata-se da principal regulamentadora de normativas de agências de seguros no Brasil. Essas empresas podem ser contratadas em redes físicas e onlines, oferecendo praticidade em atendimento e solucionamento de qualquer problema ao seu cliente, de acordo com os serviços solicitados durante a composição do contrato.

Como contratar?

Para a efetivação de compra desses pacotes, é necessário que uma seguradora seja procurada e que o negócio seja intermediado por um Corretor de Seguros, devidamente habilitado. Antes de contratar qualquer tipo de serviço, pesquise sobre a eficácia e qualificação da empresa na realização de atendimentos aos seus clientes e não se esqueça nunca de ler todo o contrato antes de assiná-lo.

Quanto mais serviços são aderidos ao pacote, mais vantagens de cobertura o cliente terá. Portanto, fique atento as suas necessidades, para que o contrato atenda todas elas, proporcionando maior seguridade.

Principais ramos de seguros existentes no Brasil

Essa subdivisão varia de acordo com o tipo de item segurado.

Pessoas físicas

» Seguro de vida individual ou em grupo: essa categoria proporciona vantagens de capital e renda, em casos de morte, invalidez por um tempo determinado ou permanente, entre outros.

» Seguro saúde: essa categoria tem como finalidade o reembolso das despesas médico-hospitalares, de acordo com os limites estabelecidos decorrentes de acidentes ou doenças.

» Seguro viagem: essa categoria costuma cobrir custos de atendimento médico, financeiro, extravio de bagagens e outros demais serviços durante a viagem de um ou mais indivíduos. Sua contratação é indicada principalmente em viagens internacionais. É importante ressaltar que em alguns destinos, a contratação desse pacote é obrigatório, como na Europa, devido ao Tratado de Schengen.

» Seguro de bicicleta: essa categoria cobre furtos e roubos de bicicletas.

» Seguro de automóvel: essa categoria cobre danos e perdas aos veículos terrestres, tendo como suas coberturas básicas as colisões, incêndios e roubos. Suas normativas costumam ainda cobrir prejuízos destinados a terceiros, assistência 24 horas, reposição de veículo, acidentes pessoais, entre outros.

» Seguro obrigatório de automóveis (DPVAT): essa categoria é de responsabilidade civil obrigatória, que visa indenizar vítimas de veículos automotores de via terrestre.

Pessoas jurídicas

» Seguro de crédito: essa categoria de apólice de seguro é contratada principalmente por instituições que possuem objetivos de assegurar os valores de suas negociações.

» Seguro incêndio: essa categoria cobre danos causados por incêndio, explosão causada por gás, queda de raios, entre outros problemas, sendo considerada como uma particularidade obrigatória para as empresas.

» Seguro de roubo: essa categoria abrange as garantias básicas de indenização por consequências de furtos e/ou roubos qualificados.

» Seguro agrícola: essa categoria proporciona seguridade contra perdas físicas da lavoura, sendo contratada na maioria dos casos devido a qualquer extremo de condições climáticas.

Documentação

Os principais dados exigidos para o fechamento do contrato entre a seguradora e o segurado são os documentos pessoais e do bem que será assegurado. Comprovante de renda e endereço também costumam ser solicitados.

Preço

O valor de cada contrato irá variar de acordo com a eficácia da empresa, da demanda de serviços assegurados, da categoria solicitada e do tempo de atendimento da instituição para o segurado.

Assistência viagem internacional

Assistência viagem internacional

Viagens internacionais são sempre bem emocionantes e para que nada saia errado, é essencial que ela seja bem planejada períodos antes de acontecer. Isso porque a cultura, costumes, valores e exigências dos outros países são, a maioria das vezes, bem diferentes do nosso. Além disso, os imprevistos são mestres em aparecer nessas situações.

Devido a isso, a assistência viagem ou seguro viagem internacional foi criado. Esse pacote é responsável por fornecer vários tipos de serviços para os seus consumidores, como assistência médica 24 horas. Nem todos os países solicitam sua validação para entrada do turista em seu território, mas alguns sim, como algumas regiões da Europa (por causa do Tratado de Schengen) e Cuba.

Dica: Portanto, antes de viajar para o exterior, consulte as regularidades exigidas pelo destino que deseja visitar, como a obrigatoriedade da assistência viagem, documentação, vacinas, câmbio de moedas, entre outro.

Atualmente, é possível encontrar diversas seguradoras no mercado que oferecem esse tipo de plano, que por vezes também é disponibilizado pelas agências de turismo e empresas aéreas. A grande facilidade de contratar esse serviço é porque ele proporciona total tranquilidade e segurança aos seus viajantes, de acordo com as coberturas solicitadas.

Assistência viagem internacional
Malas empilhadas.
(Foto: Reprodução)

Principais serviços

Os tipos de cobertura irão variar de acordo com as necessidades expressas pelo cliente e também pelas normatizações do país.

  • Cancelamento de viagem;
  • Interrupção de viagem;
  • Extravio de bagagem;
  • Coberturas de acidentes pessoais;
  • Assistência médica e odontológica;
  • Serviços 24 horas;
  • Remoção inter-hospitalar;
  • Enfermaria;
  • Intervenções cirúrgicas;
  • Medicamentos;

É importante ressaltar que antes de contratar qualquer tipo de agência que forneça a assistência viagem, o histórico  no mercado tem que ser analisado, para saber se seus serviços são executados com eficácia e qualidade quando solicitados pelo cliente, caso ele necessite.

Para mais informações, procure o guichê da empresa aérea ou da agência de turismo que contratou. Lembre-se, antes de assinar o contrato do seguro ou assistência, leia todos os seus tópicos e regulamentações.

Seguro cobre furto de step

O seu seguro pode conter tudo aquilo, que a asseguradora, pode lhe oferecer, mas tome cuidado com o orçamento oferecido por ela, pois grandes números, nem sempre é sinal de segurança total.

O seguro que cobre furto de step é adicional. Por tanto, para ter esse seguro é preciso escolher no momento em que elaborar a apólice. E se por acaso, a asseguradora não lhe oferecer esse serviço, converse com o agente que o atendeu e veja se eles tem algum adicional.  Agora, acompanhe quais as coberturas mais usadas em todo o país.

Tipos de Coberturas

> Cobertura Básica:  prevê a indenização de prejuízos e danos materiais causados ao veículo, por incêndio ou roubo.

> Coberturas Adicionais: elas ampliam a cobertura básica, colocando os pequenos detalhes que possam corresponder as partes do veículo, os serviços que devem ser prestados, entre outros.

O seu seguro pode conter tudo aquilo, que a asseguradora, pode lhe oferecer, mas tome cuidado com o orçamento oferecido por ela, pois grandes números, nem sempre é sinal de segurança total.
Converse bastante com seu agente, antes de assinar o contrato e fechar as clausulas da apólice. Foto Reprodução3

> Assistência de serviços: remoção do veículo, reparo no local, auxílio na falta de combustível, troca de pneus, chaveiro, hospedagem, fornecimento de passagens aéreas e terrestres, remoção de passageiros acidentados, motorista substituto, translado de corpo em caso de falecimento e dentre outros.

> Seguro Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V): cobre danos materiais e corporais que tenham sido causado por terceiros. Mas fique atento, pois ele só reembolsa até o limite da apólice.

> Acidentes pessoais de passageiros (APP): garante o pagamento de indenização por invalidez, morte, invalidez permanente, despesas médicas e hospitalares.

Enfim, o importante é ler bem as clausulas do contrato antes de assinar. É importante verificar se tudo o que está escrito condiz com a necessidade do assegurado. No mais, se pretende colocar esse adicional em sua apólice, converse com o seu agente. E se, por acaso, não tiver  um contrato, converse com um advogado da área e veja com ele qual se encaixa em seu perfil.