Exemplos de enegia renovável

Sol e vento.

Energia renovável é aquela que se origina de fontes naturais e que possuem a capacidade de renovação, ou seja, elas não se esgotam. A não ser que as fontes se esgotem de um modo geral, o que é improvável, pois a maioria das fontes renováveis são inesgotáveis. Vejamos abaixo os melhores exemplos. Acompanhe!

Exemplos de energia renovável

* Energia Solar: seu custo pode ser muito alto e ainda não é muito utilizada. O coletor absorve a energia do sol, fazendo com que a mesma possa usar em eletrodomésticos e outros aparelhos.

* Energia Eólica: alguns países como Holanda e Alemanha já adotaram esse sistema de energia renovável, mas em se tratando a nível mundial são poucos países que a utilizam. Por meio do vento o aparelho capta a energia que há.

Sol e vento.
Energia solar e eólica.
(Foto:Divulgação)

* Energia Hidráulica: essa é uma das formas mais usada em todo o mundo. Sua fonte principal são os rios que desaguam na usina hidrelétrica fazendo com que haja a geração de energia.

* Energia de Biomassa: é tudo aquilo que envolve matéria orgânica e para que esta funcione, os materiais orgânicos tem de entrar em estado de decomposição para que se possam produzir o gás metano, responsável pela energia de biomassa.

Água e matéria orgânica.
Energia Hidroelétrica e Biomassa.
(Foto:Divulgação)

* Energia Geotérmica ou geotermal: funciona no interior da terra, pois lá o calor é elevado e isso acaba sendo propício para que a água encontrada lá produza vapor e coloque as máquinas para funcionar e gerar energia.

* Energia Maremotriz: é produzida por meio das ondas do mar. Para obter esse energia derivada das ondas, é necessário fazer uma barragem, para quando a maré subir ela encher as turbinas e gerar energia.

Água e vapor, e ondas e mare.
Energia geotérmica e maremotriz.
(Foto:Divulgação)

Como funciona uma usina hidroelétrica

Existem várias usinas abandonadas pelo mundo, devido as fontes de água terem se secado, ou então, por não terem há tecnologia necessária para o abastecimento preciso.

Hoje em dia, o ser humano não sabe viver sem a energia. E energia: para ligar o fogão para fazer comida, para bater a vitamina no liquidificador, para escovar o cabelo, para carregar o celular, para tomar um banho quente, para respirar, para fazer o coração bater. E, realmente precisamos da energia para muitas coisas, porém não queremos e não podemos abrir mão de muitos recursos naturais, para que haja esse feito, já que dependemos dele, para que os de mais, também possam estar existindo.

No mais, você- leitor, já parou para se perguntar de onde vem toda essa energia e como tudo funciona. Se ainda não, leia a matéria abaixo e entenda.

Usina Hidroelétricas

A energia que utilizamos durante todo o dia, vem de vários meios, porém uma das principais fontes de abastecimento elétrico, são as usinas hidroelétricas, que por sua vez, funciona por meio de sistemas, ou seja:

Uma organização “X” , inicia uma construção em meio há um rio, para que possa pegar a energia da força das águas e transformar ela em energia cinética, que por sua vez, fará com que as turbinas encontradas em meio a construção, se movimentem, gerando assim, a energia elétrica, que chega na maioria das casas espalhadas pelo mundo.

Existem várias usinas abandonadas pelo mundo, devido as fontes de água terem se secado, ou então, por não terem há tecnologia necessária para o abastecimento preciso.
Elas estão espalhadas por todo o mundo, e as vezes, pode acabar usando mais recursos naturais do que o necessário.
Foto Divulgação
Fonte: http://www.sabereletronica.com.br/artigos/1152-as-usinas-eltricas-dnamos-e-motores

No mais, a Construção de uma hidroelétrica deve estar localizada onde pode- se aproveitar os desníveis naturais dos cursos dos rios, para que possa garantir que o mesmo gere produtividade. E para aqueles que não sabem, para se fazer uma usina, sai bastante caro e utiliza de recursos renováveis, porém, o que não se pode esquecer, é que ela se trata de uma fonte de energia renovável, sendo assim, que não precisa de combustíveis fósseis.

Enfim, as vezes pode acontecer das hidroelétricas não conseguirem gerar energia o suficiente, daí as cidades ficam no total apagão. E isso acontece devido as secas, por não chover, ou seja, quando os rios não estão cheios, as turbinas não tem força para girar e fazer com que o mesmo produza a energia, o que acaba fazendo com que nada funcione, e as energias não chegue em seu destino final.

Classificação

Pode-se classifica- las em:

. Pequenas Centrais de Hidroelétricas, podem operar na faixa de 1 a 30 MW e possuir um reservatório de 3 km².

. Grandes Centrais de Hidroelétricas, que operam na faixa acima de 30 MW.

 Curiosidade

A maior usina do mundo é a de  Itaipu e está localizada no rio Paraná. Ela chega a produzir 12 600 megawatts. Sendo responsável por 25% do consumo de energia de todo o Brasil.

Veja no vídeo a seguir, como funciona uma Usina Hidroelétrica.

Impactos ambientais usinas hidrelétricas

Caso more perto de alguma construção do gênero, tome cuidado com as represas.

A construção de hidrelétricas, suas barragens e lagos, provocam diversos impactos sociais e ambientais negativos no planeta Terra. Vejamos abaixo, quais são os principais.

Impactos provocados

A população em si é atingida diretamente e indiretamente.

* Diretamente e concretamente, devido os alagamento e suas propriedades, que são feitas e acontecidas durante a construção da usina. Ou seja, os moradores local e os de mais, acabam vendo suas casas, áreas produtivas e até mesmo cidades por inteira sendo destruídas.

* Indiretamente devido a perda de laços comunitários, separação de comunidades e famílias, destruição de igrejas, capelas e inundação de locais sagrados para comunidades indígenas e tradicionais.

Estimasse que mais de 33 mil brasileiros, já tiveram que sair de sua casa, para que pudesse ser construída uma usina hidrelétrica. E para conseguir desfazer desse material que fica debaixo do reservatório ou que é trago junto com o rio é utilizado o metano, que por sua vez, contribui para o aquecimento global, o que diga-se de passagem é um dos problemas que mais está preocupando a população mundial.

Caso more perto de alguma construção do gênero, tome cuidado com as represas.
A devastação que se faz, para construir uma usina hidroelétrica, para fornecer energia a milhares de pessoas é muito grande.
Foto Divulgação

Mas não para por aí, pois a área que mais é afetada devido a esse problema, é a ambiental. E não diferente dos de mais, o que mais atinge o mesmo, são os alagamentos, que acabam se levando para áreas florestais, fazendo com que diversas especies tanto da flora como da fauna, desapareçam, o percam o seu habitat natural.

E um bom exemplo disso tudo foi a construção da hidrelétrica de Barra Grande, construída no Rio Pelotas, divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. Que devido a sua construção, o lago inundou o habitat natural das últimas populações da bromélia Dickya distachya, e de muitas outras especies que se encontrava em extinção.

No mais, os impactos não são somente esses, eles provocam ainda:

. A perda da biodiversidade, devido ao desmatamento, alagamentos, desvios de rios, construções e outros..

. Erosões e depósitos de sedimentos, devido os alagamentos e manejo inadequado das terras. 

. Tremores na terra, por meio das interrupções naturais do meio ambiente.

. Má qualidade dá água, por causa das colocações de metano e modo de tratamento. 

.  E desvio do percurso natural dos peixes, que normalmente acontece devido o desvio dos rios e lagos. 

Como funciona um gerador de energia

Os geradores são aparelhos que servem para fornecer energia elétrica geralmente durante períodos onde não apresentam energia ele ajuda a dar manutenção das atividades desenvolvidas ao decorrer do dia, ele é recorrido quando não há nenhum outro meio de se produzir energia elétrica, ele utiliza a energia mecânica, que é fornecida para que a força do movimento de cargas elétricas que estão presentes nos fios sejam percorridos por um circuito de cargas elétricas, sendo que a saída fornece a energia do gerador.

O gerador trabalha através das cargas elétricas onde funciona através de um campo magnético, onde o fluxo das duas cargas geram a energia elétrica, e alguns funcionam através do diesel  que é um combustível que potencializa o funcionamento dos geradores, eles possuem uma infinidade de utilidades, para o bem de consumo do ser humano.

Modelos de geradores de energia a diesel:

-Gerador de energia à diesel 55KVA com Partida elétrica e Bivolt;

-Gerador de energia à diesel Trifásico 6KVA Partida elétrica;

-Gerador de energia à diesel Trifásico silencioso;

-Gerador de energia à diesel Monofase Silenciado 3600;

-Gerador de energia à diesel Bivolt;

-Gerador de energia à diesel Trifásico com partida eletrica;

-Gerador de energia à diesel T4000C 6,7HP Bivolt;

-Gerador de energia à diesel monofásico 6KVA.

Os geradores de energia à diesel, podem ser usados em diversos lugares como em fazendas onde as quedas de energia são frequentes, sítios, chácaras e até mesmo nas cidades que devido a diversas manutenções geralmente acontecem períodos de falta de energia elétrica, em hospitais também possuem geradores, pois não há possibilidade de ficar sem energia elétrica.

Instalação elétrica residencial

Uma instalação elétrica mal elaborada e mal feita pode ocasionar a sérios problemas, tais como, curtos no sistema elétrico (ocasionados principalmente pela fuga da corrente), consumo excessivo e inadequado de energia. Para fazer a elaboração e também fazer a instalação elétrica residencial ou de outro segmento (industrial, predial, ventilador de teto, ar condicionado), o indicado é contratar um profissional especializado em oferecer serviços elétricos.

Informações básicas relacionadas a Instalação elétrica residencial:

  • O fio fase/positivo, deve sair de uma caixa disjuntora, e o mesmo deve ir até o interruptor, então partindo do interruptor para a lâmpada e uma seção anterior deve ser ligada com uma das pontas da tomada;
  • O fio neutro deve ser ligado diretamente na lâmpada, saindo então outra seção para alcançar e juntar-se a outra ponta da tomada ;
  • Geralmente a instalação elétrica residencial é elaborada e feita antes mesmo de ser colocado o relógio medidor de luz, dessa maneira não oferecendo basicamente nenhum perigo;
  • Utilize uma lâmpada de teste, e os fios devem estar isolados, então ligue uma das pontas no fio a testar, se a lâmpada estiver no fio neutro, a lâmpada não acenderá, e se a lâmpada estiver no fio fase/positivo a mesma se acenderá. É importante ter cuidado segurar a lâmpada teste somente nas partes isoladas evitando possíveis acidentes;
  • A instalação elétrica residencial se inicia com a colocação dos eletrodutos que podem ser flexíveis ou rígidos. Para fazer a colocação dos eletrodutos (flexíveis ou rígidos), é indicado abrir um canal nas paredes onde o mesmo deverá ser instalado/colocado;

Fórmula de Watts

 


 

 A eletricidade é muito importante nos dias de hoje, pois com ela está toda a tecnologia existente, do que adiantaria toda essa modernidade sem o recurso energético, as instalações são realizadas em casas, prédios, postes das ruas, quando uma instalação é mal feita podem acontecer problemas como curtos circuitos, explosões.

 Ohm – unidade de resistência – um ohm é a resistência oferecida à passagem de um ampéres quando impelidos por um volt.

Ampéres – unidades de corrente – um ampéres é a corrente que um volt pode enviar através de uma resistência de um ohm.

Watt– Unidade de energia elétrica ou energia um watt é o produto de um ampéres e um volt um ampere de corrente que flui sob a força de um volt dá um watt de energia.

 Volt ampéres – produto de volts e ampéres, como mostrado por um voltímetro e amperímetro em sistemas de corrente contínua o ampére volt é o mesmo que watts ou a energia entregue em sistemas de corrente alternada o volts e ampères podem ou não ser 100% síncrona quando síncrona os volts-ampéres é igual ao watts em um wattímetro quando não exceder síncrona ampères volt watts -potência reativa

 Ampéres quilovolts – um ampéres quilovolts – KVA – é igual a 1.000 volts-ampéres.( Fonte: www.engineeringtoolbox.com).

 Exemplo de calcular Watts:

 Potência em watts = (corrente em amperes) x resistência ao quadrado em ohms.

 Encontrar = Watts.

Quando volts e amp éres são conhecidos.

Potência (Watts) = VOLTS x Amperes

Temos um pequeno servidor com uma placa de identificaçãomostra 2,5 ampères. Dado um normal de 120 volts, 60 hz fonte de alimentação ea leitura ampères do equipamento, faça o seguinte cálculo:

Potência (Watts)= 120 * 2,5 RESPOSTA: 300 WATTS.

Fonte citada: http://www.abrconsulting.com