Como diminuir o medo de barata

Não tenha medo.

Existem vários tipos de “medos”, muitos deles estão ligados à insetos, principalmente a barata. Quem nunca teve contato com uma pessoa que tinha pavor desse pequeno bichinho? Isso tende a acontecer, pelo fato de que a grande maioria deles estão classificados como animais nojentos e asquerosos.

Para que se possa vencer todo esse transtorno é preciso enfrentar acima de tudo, o problema. Todavia, isso pode trazer consigo diversos males. Para alguns as baratas são realmente assustadoras, fazendo com que uma pessoa que sofre de fobia passe mal facilmente.

Quando isso acontece é preciso procurar auxílio psicológico. Contudo, se esse não for o caso, pode seguir apenas com as dicas dadas logo abaixo. Se porventura você tem algum medo desse inseto peçonhento, leia as dicas a seguir e as coloque em prática o quanto antes. Confira:

 Dicas

Quando encontrar uma barata tente ficar calmo, lembre-se que ela não poderá lhe fazer mal algum. Pode no máximo ir em sua direção, portanto procure manter o equilíbrio.

Se por acaso ela estiver em um local onde precisa de entrar sozinho, procure sempre ter algo em mãos que possa lançar contra ela em caso de necessidade, e se não tiver, trabalhe o seu pensamento e a enfrente, lembre-se que ela não pode fazer nada contra você, e também sente medo, só que de humanos.

Não tenha medo.
Créditos da Imagem: http://caiovinicius160.blogspot.com/2011/10/barata.html

Se precisar matá-la, procure por algo que seja certeiro, assim fará o serviço de uma única vez. Lembre-se também que uma hora ou outra isso vai acontecer, ainda mas se for pai ou mãe (seus filhos pedirão sua ajuda diante de uma barata ou qualquer outro inseto) ou ainda morar sozinho.

Se encontrá-la em meio as suas coisas, não corra e pegue o veneno de imediato, tente tirá-la do local para depois matá-la, se não terá trabalho em dobro. E caso esteja com com medo, mentalize que se não o fizer, ela poderá estragar algo de que gosta.

 Faça limpezas periódicas em seus pertences, não deixe comida espalhada pela casa, não deixe móveis grudados na parede e mantenha limpos objetos que sujam com facilidade, baratas tendem a se esconder onde menos imaginamos.

E atenção: quando o calor chegar se prepare, esses insetos podem atacar e sair voando por aí, o inesperado pode acontecer. Por fim, tenha sempre por perto um inseticida, assim, poderá alcançá-la onde estiver.

Obs: Para perder o medo de baratas vai ser preciso encará-las de frente, portanto não tem para onde fugir. Enfrente suas limitações e se garanta diante dos insetos que irão surgir ao longo de sua vida!

De onde vem as traças de roupas

As traças que são encontradas em guarda-roupas estão ali devido, exclusivamente, às roupas. São pequenas mariposas que pertencem a família da tineidae, a mesma é da ordem lepidoptera de gênero é tinea. Elas são encontradas com grande frequência no zona urbana.

Desenvolvimento

Estes insetos passam por um desenvolvimento biológico que podemos chamar de metamorfose. Elas reproduzem ovos, que se transformam em lagartas na fase jovem da vida  e quando adultas, se tornam mariposas. E algumas, na fase jovem, em formato de lagarta,  possuem um pequeno estojo que as protegem.

A mesma pode se alimentar de uma infinidade de coisas, tais como:

  • Roupas de lã;
  • Tapetes;

    Traças
    Traças. (foto:reprodução)
  • Estofamentos;
  • Tecidos e outros.

Elas precisam de queratina em sua alimentação, por isso que estes insetos depositam seus ovos em tecido, na maioria das vezes de origem animal.  As mesmas, quando atingem a fase adulta, não podem mais se alimentar de nenhum tipo de roupa ou algo do gênero pois elas não possuem mais boca. Porém elas são capazes de reproduzir e o que impressiona, é que elas podem reproduzir até 50 mil ovos de uma única vez. 

Com o passar dos anos foi ficando mais difícil a reprodução destes insetos, devido a modernização na produção das roupas. E elas são totalmente diferentes das mariposas comuns que vimos ao redor da lâmpada. Estes insetos não gostam de locais claros, elas preferem a escuridão. Por isso que as encontramos na maioria das vezes no interior de nossos guardas roupas.

O vídeo a seguir mostra algumas dicas de como evitar as traças.

COMBATE FORMIGAS

 

As formigas podem ser doceis até o ponto em que elas não atacarem sua casa, hortaliças ou ate mesmo seu jardim porem comecem a tomar cuidado com as formigas pois elas não tem medo do trabalho,vivem em sociedade organizada como uma tropa de traficantes prontas para atacarem o que acharem pela frente sem si importa com os sentimentos dos agredidos. No entanto isto pode gerar diversos tipos de confrontos na natureza.

Vale ressalta que as formigas faz parte de um sistema ecológico e quando este sistema e danificado ocorre varias alterações no ambiente como a extinção rãs, sapos , galinhas, tamanduá que se alimentam-se de formigas , papel muito importante para a sobrevivência destes animais sem deixar de lembrar que elas também contribuem para a fertilização do solo e diversidade de varias especies de planta quando as carregam de um lado para outo.

Porem para não prejudicar demais os três fatores em questão animal,natureza e ser humano se precisar combatê-la evite uso de agrotóxicos optando assim por recursos naturais assim ira evitar de causar maiores danos ao ambiente. Dicas de passos naturais para você matar formigas incômodas:

1ºdescubra onde as formigas moram e por onde elas entraram em sua casa;

2º Pegue um tabaco daqueles fortes do cachimbo da vovô e jogue na água e em seguida jogue-o no formigueiro o resultado e esplendido, morrerão imediatamente.

3º Procure a sua moradia e tampe o buraco para que elas não sentirem o cheiro de sua casa.

4º Coloque talco de bebe na trilha delas depois e só varrer os vestígios.

5º Amarre na planta de sua estima, um saquinho de tecido cheio de pimentas vermelhas, dificilmente elas se aproximam.

6º Já na cozinha, é moleja basta colocar um pouco de enxofre num saquinho de pano ou pedaço de pano e deixar nas gavetas e armários.

7° Dizem que o giz quando feito um circulo ao redor da casa elas não se aproximam mas também não matam, dica especial para ambientalistas.

E claro que o uso de pesticidas é mais fácil e pode até ser mais barato no final das contas por seu efeito ser bem mais agressivo mas para quem gosta de dicas naturais vale a pena usá-las sem correr o riscos de intoxicações.

FORMIGAS CORTADEIRAS

 

Existem vários tipos de formigas, sendo uma delas a formiga cortadeira que são insetos eurociais e podem ser encontradas em lugares que possuem um clima tropical e subtropicais, são formigas que possui um sistema agrícola bem avançado.

Muitas pessoas gostam das formigas, principalmente as crianças, assim as mesmas cantam e ouve diversas vezes músicas sobre as formigas cortadeiras, como por exemplo: “A formiguinha corta a folha e carrega” e assim passamos a entender a função das formigas, que é de cultivar e fornecer vegetais frescos, assim o trabalho das formigas são duro e  acontece de forma organizada.

Dois tipos de formigas cortadeiras:

Formiga Quenquém

Classe:  Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família:  Formicidae
Nome científico: Acromyrmex spp.
Nome vulgar: Formiga Quenquém

 Formiga Saúva

Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família:  Formicidae
Nome científico: Atta spp.
Nome vulgar: Formiga Saúva

Muitos agricultores, fazendeiros e plantadores tem problemas com as formigas cortadeiras, pois nas épocas de plantação e de colheitas, as formigas aproveitam bastante e com isso muitas pessoas acabam recorrendo a métodos caseiros e inseticida para conseguir acabar de vez com as formigas, antes que elas cortem as plantas.

As formigas cortadeiras também tem costume de aparecer nas residências. O tamanho das formigas cortadeiras variam, algumas contém um tamanho de até 16mm, variando de cada espécie, já que existem em média de 40 tipos de formigas cortadeiras.