Tirar mofo de roupas coloridas

Dicas de tira manchas para roupas coloridas

Normalmente, quando deixamos roupas muito tempo guardadas de maneira inadequada, em locais úmidos e fechados, mofos e bolores costumam atingir seus tecidos, deixando marcas que muitas vezes são bem difíceis de serem retiradas, principalmente nas peças coloridas.

Devido a esse transtorno, algumas pesquisas foram realizadas para promover a remoção das manchas sem estragar a composição das roupas (ou seja, deixando-as com tonalidades diferentes ou aparência de velhas), processo que é comprovado cientificamente e pode ser feito em casa sem nenhuma dificuldade.

Dicas de tira manchas para roupas coloridas
Roupas coloridas dobradas.
(Foto: Divulgação)

Observação: Estudiosos atestam que as marcas deixadas por bolores e mofos em qualquer tipo de roupa só conseguem ser removidas dependendo do tempo que as manchas se encontram nas peças. Quanto mais recentes, mais fáceis de serem eliminadas, já as mais antigas, deverão passar pelo procedimento várias vezes e ainda assim o resultado poderá não ser tão bom.

Dicas de tira manchas para roupas coloridas

» Uso de alvejantes sem cloro;
» Mergulhar a parte da roupa que está manchada em leite fervendo, lavando o local com água e vinagre branco posteriormente;

O que não deve ser feito?

» Lavar as peças com água quente;
» Usar produtos com cloro e água sanitária;

Em caso de manchas antigas

» Se você já tiver realizado os procedimentos de tira manchas e nada for resolvido, opte por tingir a peça, pois o resultado será melhor.

REMOVEDOR DE MOFO NAS ROUPAS

Não há removedor de mofo de roupas que as pessoas vão ao mercado e compram, na maioria das vezes as pessoas gostam delas mesmo prepararem algum truque que remova mofo das roupas sem ter nenhum susto ao plicar o removedor de mofo na superfície que o mofo se instalou, esses truques na maioria das vezes não dá nenhum prejuízo a roupa mofada pois apenas deve ter bastante atenção ao aplicar em roupas coloridas.

Os removedor de roupas comprado em supermercados muitas vezes não fazem efeito quanto os truques caseiros, mas em alguns produtos há a mesma substancia que o truque de tirar mofo de roupa contém por esse motivos que as pessoas preferem fazer do que comprar o removedor de mofo sendo que ele pode ou não fazer efeito e se fazer efeito será a mesma substancia utilizada quando o preparo é caseiro.

Devemos ter bastante cuidado ao aplicar o removedor de mofo ou o preparo caseiro nas superfícies que está concentrado o mofo na roupa, pois pode causar perca do tecido e o desbotamento, por isso que devemos separar as roupas conforme o tecido se for seda, malha, fino, cor escura ou colorido para que seja aplicado o removedor de mofo de roupas em cada um e esfregando bem de um a um para que o mofo seja removido por inteiro sem danificar o tecido da roupa.

As substancias mais utilizadas para remover mofo de roupas é água oxigenada, água sanitária, suco de limão sem açúcar e bicarbonato porém os removedores de mofo comprados em supermercados a maioria deles contém as mesmas substancias porém fica como escolha de cada um se prefere comprar ou fazer o removedor de mofo de roupas.

Como limpar mofo de madeira

O mofo é formado a partir da aglomeração de fungos e de ácaros, ambos causam alergias e problemas respiratórios. O mofo surge principalmente em ambientes mais úmidos, ambientes com infiltrações, ambientes pouco atingidos pelos raios solares.

No ambiente domestico, os móveis de madeira são os propícios ao acumulo de fungos formando o mofo, e além de causarem danos para a saúde, também podem causar danos a madeira. Segue logo abaixo algumas dicas que irão auxiliar na remoção do mofo aglomerado nos móveis de madeira.

Dicas de como remover mofo da madeira :

  • Aplicação de álcool em gel

Com uma esponja macia (para não arranhar o móvel), aplique álcool em gel sobre a superfície que está manchada de mofo, e em seguida passo um pano seco.

  • Aplicação de Terebintina

Umedeça um pano ou uma esponja com terebintina e aplique sobre a superfície que está manchada de mofo, logo em seguida é só deixar o móvel em um lugar arejado, e dessa forma o cheiro do produto sairá.

RETIRANDO OS MOFOS DAS ROUPAS

Para retirar o mofo das roupas é muito fácil porém devemos ter bastante cuidado ao ter contato com as roupas mofadas, o mofo é um dos fungos mais resistentes que tem pois ele vive em temperaturas baixíssimas só para instalar em geladeiras, roupas, paredes, tapetes e diversos outros locais, o mofo é prejudicial a saúde tornando as alergias mais fortes por conta do cheiro forte do mofo.

Há vários métodos de retirar mofo das roupas sendo que alguns métodos são mais usados pois não provocam reações alérgicas e os produtos não são tão fortes como os adquiridos apenas para remoção de mofo em roupas e outras superfícies, devemos ter bastante cuidado ao retirar mofo de roupas coloridas onde pode haver o desbotamento do tecido e retirando todo o mofo em conjunto.

Os métodos mais utilizados são o uso de água oxigenada, água sanitária, carvão vegetal, suco de limão sem açúcar e vários outros métodos sendo que alguns métodos são mais eficaz do que outros, vale ressaltar que a forma que aplicamos esses produtos na superfície onde o mofo está instalado ele pode não ser removido na primeira lavagem por esse motivo devemos reaplicar todo o processo pelo menos três vezes nas roupas mofadas, se por acaso o mofo não ser eliminado é aconselhável que jogue a peça de roupa mofada fora pois ela pode trazer algum tipo de doença no Ser Humano.

Para fazer esses truques é necessário que separe as roupas mais finas, de cores escuras, brancas e coloridas pra que não tenha perca de roupas e que não as manche com os produtos utilizados porém e aconselhável que faça o truque de peça em peça para que não tenha nenhum prejuízo no final das contas e que o mofo seja totalmente retirado da superfície e das roupas.

COMO TIRAR MOFO PRETO DAS ROUPAS

O mofo preto é bastante prejudicial a saúde, quando ele já está no estagio preto ele está bastante avançado isto é ele já se instalou na roupa já faz algum tempo, devemos prestar bastante atenção quando o assunto é mofo pois ele apenas aparece em lugares úmidos ou em tempo chuvoso, o mofo aparece em roupas quando elas estão molhadas em sacos plásticos, dentro do guarda roupa ou até mesmo no cesto de roupas sujas quando está em contato com o chão frio.

O mofo não é tão simples de tira-lo a pessoa deve ter bastante paciência com o processo por essas razões há várias pessoas que preferem jogar a roupa fora do que retira o mofo preto, há algumas substancia que retira o mofo preto das roupas mas devemos ter bastante atenção quando for utilizar alguns desses métodos de tirar mofo preto pois em alguns tecidos ele pode descolorir ou até mesmo rasgar pois o tecido deve estar fraco por conta do mofo preto na roupa.

Vamos citar alguns métodos utilizados para tirar mofo preto das roupas mas devemos ter muito cuidado quando for pratica-los, para que o mofo seja retirado e não cause nenhum danos a saúde os métodos são: água sanitária, bicarbonato, álcool e suco de limão sem açúcar devemos colocar algumas dessas substancias na superfície esfregar bem até a remoção do mofo da roupa.

Se o mofo não for eliminado com esses produtos devemos persistir até três vezes caso o mofo preto não saia o correto é jogar a roupa fora, pois o contato diretamente com a pele pode causar danos a saúde e são por essas razões que devemos prestar bastante atenção nas roupas e na casa e quando houver indícios de mofo devemos dar um jeito de remove-lo antes que ele invada a casa por completo e prejudique a saúde das pessoas que reside na casa.

Mofo em roupas brancas como tirar

Quando chega o período de chuvas constantes, é comum que apareçam mofos pela casa, resultado do excesso de umidade provocada pelo clima, mas também podem surgir por causa da maresia e até mesmo os vapores do chuveiro. Se alojam em paredes, móveis e também nas roupas, deixando alguns pontinhos pretos e um cheiro bastante desagradável.

roupa mofada
Roupa mofada faz mal para a saúde.

Se acomodar roupas sujas ou limpas ainda úmidas em cestos e armários, também pode criar mofo e bolor. O estado mais incômodo é o mofo nas roupas, pois uma vez repletas desses fungos, é preciso lavar todas as peças, pois além de fazer mal para a saúde, na maioria dos casos, também ficam com cheiro muito desagradável. As roupas ainda correm o risco de ficarem manchadas se não forem tratadas logo.

No caso de roupa claras, e ainda mais arriscado a possibilidade de manchas, por isso devem ser imediatamente tratadas. O método para retirar o mofo é praticamente o mesmo para todos os tipos de roupas, sejam elas coloridas ou não. Em primeiro lugar deve-se lavar normalmente as roupas, antes é precisa umedecê-las e quando secar verificar se as manchas de mofo saíram.

Se não sair na lavagem, há outra dica eficiente, cobrir a mancha de mofo com uma pasta feita a base de alvejante, gotas de amônia e água. Deixe curtir na roupa por cerca de 15 a 30 minutos. Se não possuir os ingredientes, pode utilizar uma xícara de álcool sobre a mancha, em seguida esfregue bem até sair o mofo. Só deve ter cuidado para não exagerar na esfregação e estragar o tecido da roupa.

retirando mofo
Dica: Aconselha de vez em quando retirar as roupas do armário ou deixar as portas abertas durante o dia para que fique mais arejado e possa pegar um pouco de luz solar, isso evita o surgimento de mofos e bolor.

Se houver mofo em toda a peça de roupa e a mesma é de branca, será preciso fazer outra receita para a retirada. Ferver a roupa em água adicionada de 2 colheres de bicarbonato de sódio, para cerca de 1 litro de água. É preciso testar partes da roupa porque alguns tecidos não suportam serem condicionados a altas temperaturas, correm o risco de serem danificados.

Alguns alvejantes seguros também garantem a retirada d e mofo, mas somente coloque em cima da mancha e dê preferência para as peça brancas e deixe que o produto reaja . Outra dica e colocar ferver peça manchadas na panela com sabão em pó, água e alvejante, basta só mexer. Nesse caso pode utilizar em roupas escuras e coloridas. Lembrando que é sempre bom optar por produtos de lavagem de boa qualidade.