O que fazer para o leite materno aumentar

O alimento que mais  proporciona nutrientes para o bebê recém nascido é o leite materno. Ele é produzido pela mamãe sempre na medida certa em que a criança vai precisar durante um determinado tempo, porém algumas mulheres tem reclamado de não estar conseguindo gerar o suficiente para os seus filhos.

Isso normalmente tende acontecer no início da amamentação, que é quando nem a mamãe e o bebê sabem ainda o modo certo que o aleitamento deve acontecer, ou ainda pelo fato de:

✦ A mamãe esta com os seios machucados.

✦ O bebê estar muito sonolento.

✦ Pelo fato do bebê esta usando chupetas.

✦ Pela mamãe e nem o bebê terem se acostumado com os horários das mamadas. 

✦ E por fim devido algum problema hormonal ou histórico de cirurgias como a redução de seios, por exemplo. 

E quando isso tende acontecer ela tem de buscar por meios que solucione o problema, ao invés de partir para o leite em pó, que por sua vez não oferece os mesmos nutrientes e segurança para criança e além disso, só p ode ser medicado pelo pediatra, depois de uma longa consulta e tentativa da mamãe na ajuda com a produção do leite.

O que fazer ?

Para aumentar a produção de leite a mamãe pode estar:

✦ Deixando o bebê mamar sempre que ele quiser, e oferecendo sempre os dois seios a ele.  

✦  Evitando o uso de chupetas, para que assim ele passe mais tempo mamando e estimulando o seio a produzir mais leite, pois quanto mais o bebê mama, mais leite a mamãe tende a produzir. 

✦  Evitando fazer quaisquer tipo de complementação na amamentação, há não ser que haja  uma orientação médica. 

Procure alimenta-lo mesmo que ele não peça.
Créditos da Imagem: http://mulheradventista.com/semana-mundial-da-amamentacao/
(Foto Divulgação)

✦ Investindo em banhos de sol para que o bebê encontre melhor o seio e sinta vontade de mamar.

✦ Tomando bastante água, pois a mesma é  importante para hidratação e produção, do leite e do corpo de ambos (mulher e bebê). 

✦ Realizando retiradas de leite para o caso dele não conseguir mamar diretamente no seio. Além disso, o ato também é bom para estimular a saída do leite. 

✖ Observação: Se por acaso a mulher não tiver dado leite, ela só poderá sair da maternidade dois dias após o nascimento de seu filho, e também depois de ter tomado uma medicação que estimula o mesmo, que só deve ser prescrita pela o médico.

✦ Evitando momentos de estresse e ansiedade. 

✦ Caso a mamãe não tenha aurela formada e o bico apropriado para que o bebê possa mamar, ela pode estar adquirindo o bico de silicone nas farmácias. Eles estimula e ajuda a criança a mamar. 

✦ Realizando massagens nos seios e aurelas antes mesmo do bebê nascer. Elas vão ajudar a preparar o seio e estimular a produção de leite. 

Cuidados com o bebê até os seis meses de idade

Nos primeiros meses de vida o bebê precisa dos pais para praticamente tudo, tomar banho, se alimentar, dormir e outras tarefas. Mas como isso pode ser feito sem prejudicar a saúde dele, quais são os cuidados que se deve ter com ele assim que se nasce até o momento em que ele faz seis meses de vida, e o porque disso.

Diversos médicos, especialistas e pesquisadores do assunto, relatam que o ser humano sempre vão precisar de seus pais para tudo em meio a sua vida, mas que para que eles comecem a entender a lógica das coisas e também ganhem estabilidade e resistência em meio aos vírus e doenças, eles precisam dos cuidados dos  pais até o sexto mês de vida. Vejamos abaixo quais são os principais cuidados a ser ter com o bebê.

Cuidados com o bebê

No início nada é fácil, pois o único modo do bebê demonstrar que necessita de algo é chorando, e alguns deles nem mesmo fazem isso, a não ser que estejam sentindo muita dor, ou incomodados com algo. Por isso é necessário que os papais e mamães estejam sempre em estado de alerta, pois a quaisquer momento ele pode precisar deles.

Alimentação

✦ O primeiro cuidado que os pais devem ter é com a alimentação. A maioria das mães tem leite, então os médicos e até mesmo a Organização Mundial de Saúde, aconselham que elas alimentem seus filhos por meio do mesmo até o sexto mês de vida, que é para garantir que ele tenha nutrição boa, ganhe imunidade e seja prevenido de doenças infecciosas.

✦ Caso a mamãe não possua leite, ela pode estar conversando com o pediatra da criança e vendo qual é o melhor leite a se dar para o bebê. Muitos deles indicam um que seja sem lactose, para evitar com que a criança não tenha alergia. Contudo se ela tiver, mas não tem tempo para alimenta-lo sempre que preciso é simples, basta com que ela retire o leite e conserve de modo certo, para que quando ele tiver que se alimentar, receba todos os nutrientes.

✦ Ao amamentar o bebê de manhã, tente ficar um pouco exposta ao sol, isso ajuda na amamentação e também faz com que o bebê encontre com mais facilidade o caminho do seios.

✦ Procure sempre estar em uma posição confortável e segura, onde tenha certeza de que poderá se mexer e sair caminhando caso necessário, sem que se machuque ou aconteça o mesmo com seu filho. Além disso deixe o bebê sempre sentado e não deitado, para evitar com que ele tenha refluxos. Quando ele acabar de mamar, o deixe em pé por cerca de 15 minutos.

Hora de dormir

Não o deixe sozinho.
Cuide bem do seu bebê.
(Foto Reprodução)

✦ Não coloque o bebê na cama junto com vocês- papais, pois pode acontecer de adormecerem e rolar sem querer para o lado que esta a criança, então optem sempre pelo berço, assim não acontece nenhum incidente e desde cedo ele vai criando independência.

✦ No momento de colocarem no berço, certifique-se de que ele esta de barriga para baixo. Além de ser a posição mais segura, faz com que ele se sinta mais confortável. E caso o bebê tenha refluxo, o modo mais correto de deixar o bebê, e o colocando com a cabeça mais elevada do que o restante do corpo, e não deixando o berço totalmente na horizontal.

✦ Certifique-se de que o cobertor, almofada e até mesmo protetores de berço e outros, não vão o sufoca-lo. Pode acontecer dele rolar, ou ainda mexer bastante os bracinhos e acontecer o dito. Portanto se previnam contra isso. E quando ele estiver maior tome cuidado para não se suspender pela grade do berço e acabar caindo ou prendendo alguma parte do corpo.

Banho

Prosseguindo com os cuidados, chegamos ao momento do banho. Ele no início vai parecer fácil, mas não é bem assim, deve-se ter cuidado redobrado nesse momento, pois pode acontecer dele se afogar, queimar, pegar alguma alergia, ficar com água presa nos ouvidos e até mesmo cair e se machucar. Então, tome cuidado com as seguintes coisas:

✦ Verifique a temperatura da água, ela tem de estar aproximadamente entre 36° a 37° graus, e para isso utilize o termômetro ou a parte interna do pulso que é mais sensível.

✦ Não utilize nenhum tipo de shampoo, condicionador, talco, perfume no bebê, dê preferência sempre a água e sabão neutro. Os de mais podem provocar alergias sérias e até mesmo problemas respiratórios.

✦ Escolha bem o local do banho, certifique-se de que não há nenhuma corrente de ar, para que acriança não fique doente, e que além disso a banheira se encontre em um local seguro, onde ela não vá cair e provocar um acidente. Uma dica extra de cuidado é tomar cuidado com as banheiras de suporte, pois elas podem estar bambas.

✦ Atenção, pois  conforme for passando os dias, o bebê vai crescendo, e isso vai dificultar mais ainda o banho, então crie maneiras seguras de ir se adaptando para que nada de errado aconteça.

✦ Lave a cabeça dele sempre fora da água, e quando for jogar água encima dela, tampe os dois ouvidos da criança com ajuda dos dedos da mão, mas precisamente o anular e o polegar. Fazendo isso evitará com que entre água no ouvido dele.

Cuidados alternados

✦ Esteja sempre em dia com as vacinas, consultas médicas e exames, eles são de suma importância para o desenvolvimento do bebê.

✦ Caso ele tenha cólicas, não dê nenhum tipo de chá e medicação sem orientação médica. Faça apenas uma compressa morna e coloque entre a mamãe e ele. Ou então, o papai deve o segurar de bruços encima de seu braço para que emita calor a barriguinha dele, e elas parem. Outro método de fazer elas passar e fazendo massagem, mas cuidado com a força utilizada. Além disso, a mamãe deve evitar alguns alimentos que contenha gordura ou seja forte.

✦ Por volta do segundo mês o bebê a perceber que pode abir e fechar as mãos, e o principal pegar coisas com elas. Então tomem muito cuidado com isso. tentem não deixar nada próximo a ele, pois a primeira reação que vão ter e a de colocar na boca.

✦ Com quatro meses de idade o bebê já pode conseguir rolar de um lado para o outro. Então reforce sempre os cuidados quanto a isso, pois ele pode cair e se machucar.

Com quantos meses o bebê começa a falar

Converse com ele.

A partir da 23 semana de gestação o bebê já começa a ouvir perfeitamente todos os tipos de som que esta a sua volta, principalmente a voz da mamãe, porém, como se sabe, eles não nascem sabendo falar, mas já sabem distinguir vários tons de vozes. Contudo, o bebê, pode começar a tentar a pronunciar pequenos sons, com cerca de três a quatro meses, mas para que isso venha acontecer é necessário que quem estiver cuidando dele, o estimule bastante, ou seja,  fale várias vezes a mesma coisa, para que ele aprenda.

Todavia, o bebê pode começar a pronunciar suas primeiras palavras por volta dos oito meses de idade, isso, como já dito acima, desde que alguém o estimule. Então, papais de plantão, sempre que tiverem um tempinho, conversem com seus filhos, os estimulem a falar, nem que seja por meio de pequenas palavras, sílabas, vogais, ou algo parecido. E quando ele já estiver se arriscando, tente voltar a atenção dele, para seus lábios, pois assim, ele verá como esta os mexendo e tentará imitar, ou seja fazer igual, a você.

Converse com ele.
Estimule seu filho.
Foto Reprodução

Fora isso, tem crianças que podem começar a falar, somente depois do primeiro ano, o que é normal. Só vai passar a ser estranho, caso a criança não se arrisque a dizer exatamente nada, a partir dos 15 meses de idade. Então, caso isso venha acontecer, procure auxílio de um fonoaudiólogo e veja o que esta acontecendo. Na maioria das vezes, o bebê se sente repreensivo de falar, devido a tamanha pressão, por tanto, já aproveitem para trabalhar isso também. Sendo assim, vá com calma com o bebê e não o apavorem, com disputas.

No mais, ler para ele, deixa-lo interagir com as pessoas, fazer ele escutar músicas, mostrar figuras e falar o que elas significam, e outros, são grandes estimulativos, para que o bebê se sinta a vontade e queira falar. Enfim, tudo vai ser uma questão de tempo e dedicação, por tanto, calma, que daqui a pouco o seu bebê estará falando.

Em qual mês descobre o sexo do bebê

15 a 20 semana saberá o sexo de seu bebê.

Para descobrir o sexo do bebê é preciso ter muita paciência, pois tudo vai depender do método  utilizado para isso. Contudo, a partir dos dois meses, já é possível descobrir, porém, o mais concreto e que ele apareça sem nenhum esforço por volta da 15 semanas, no exame da ultrassonografia. Por tanto, se você- leitora é uma mamãe que esta ansiosa para saber o sexo de seu bebê, fique calma, que dentro de alguns dias, ele já estará te mostrando se vai ser  uma linda menininha ou um menininho.

Todavia, mesmo estando na 15 semanas de gestação, ainda é preciso levar em consideração, coisas do tipo:

. Aparelhagem utilizada. 

. Experiência do médico.

. Posição do bebê. 

. E desenvolvimento dos órgãos do bebê. 

E uma dica bastante utilizada pelas mamães de plantão é comer um pedaço de chocolate antes da ultrassonografia, pois o alimento, tende a deixar o bebê agitado, fazendo assim, com que ele abra as perninhas e possibilite o médico de ver o sexo dele. Por tanto mamães, quando for fazer a ultra, levem um pedacinho de chocolate e comecem a comer no máximo meia hora antes de fazer a ultra, porque assim, agitará seu bebê, e conseguirá ver o sexo de seu filho.

15 a 20 semana saberá o sexo de seu bebê.
Procure aguardar o tempo certo.
Foto Reprodução

No mais, além da ultrassonografia, a mulher pode esta fazendo o exame de sangue de sexagem fetal, que por sua vez, não precisa de pedido médico. Ele ajuda a mamãe a saber o sexo do bebê, lá pela oitava semana, por meio da presença dos cromossomos encontrados no sangue. Sendo que Y vai indicar masculino e X feminino. A única desvantagem desse exame é que ele não pode ser realizado nas redes públicas, ou seja, tem de procurar por um laboratório particular, para fazer o mesmo.

Enfim, para aqueles que acreditam, ainda é possível estar recorrendo as simpatias e lendas que se alastram por anos, como por exemplo: Se uma menina chegar perto da barriga da grávida e o bebê ficar quietinho e sinal de que é uma menina, agora se mexer e menino. E dentre outras, que podem estar sendo feitas em modos de brincadeira, mas que não devem ser levadas em consideração, pelo simples fato, de poder sair errada. Contudo, o que vale e a intenção, e a diversão, mas não se arrisque.

Como guardar o leite materno para o bebê

Procure fazer tudo do modo certo.

Depois de um certo período a mamãe que acabou de ter o bebê, tem de voltar para o trabalho, e muitas vezes, ela acaba deixando de lado a amamentação, pelo simples fato de não ter como estar indo a todo instante em sua casa para amamentar o seu filho, ou ainda pelo fato de não saber como funciona o armazenamento do leite materno. Então, para que essas mamães, não deixem de proporcionar o melhor alimento do mundo ao seus filhos, iremos ensinar como tudo deve ser feito. Por tanto, mãezinhas de plantão, acompanhem e aprenda.

Como armazenar o leite

A primeira coisa que se deve fazer é retirar o leite, e não importa se ele vai ser muito ou pouco, desde que tenha a quantidade ideal para alimenta-lo. E para que consiga tal feito, aconselhamos que se utilize as bombinhas ou ordenhadeiras, que por sua vez, já vem com recipientes especiais para o congelamento ou armazenamento do leite. E se por acaso, a mamãe não tiver esse produto, ela pode estar retirando o leite e colocando dentro da mamadeira, mas isso, desde que ela esteja esterilizada e tenha uma tampa que vede bem o leite, caso o contrário, ela ainda poderá estar utilizando, qualquer recipiente de vidro com tampa de plástico, que também esteja bem esterilizado e vede bem o alimento.

Procure fazer tudo do modo certo.
Créditos da Imagem: http://karolinejeremias.blogspot.com.br/2013/03/como-fazer-ordenha-manual-retirada-do.html

Feito isso, a mamãe pode estar guardando o leite em temperatura ambiente por até 2 horas, ou então, pode ser levado a geladeira por no máximo 12 horas, mas atenção, para que ele fique na temperatura adequada, quando guardado na geladeira, é preciso que o deixe na parte mais alta, próximo ao refrigerador, e nunca na porta. E além disso, ele deve permanecer longe dos de mais alimentos, para que assim, não pegue nenhum tipo de bactéria e de mais, micro-organismos.

Além disso, o leite também pode estar sendo congelado por cerca de 15 dias, mas para que isso aconteça, é necessário que se mantenha o ambiente com a temperatura adequada, ou seja 10 graus negativos. E além disso, deve-se tomar cuidado com a quantidade de leite colocada dentro do recipiente, pois depois que congelado ele tende a inchar, fazendo assim, com que não haja espaço o suficiente dentro do mesmo. Por tanto, procure sempre deixar um espaço livre de aproximadamente 2 cm, para que assim, não corra risco nenhum de perder o leite, devido o recipiente estourar.

Dica: Para que saiba a data exata do leite, coloque uma etiqueta nele, assim, poderá saber até que dia pode utiliza-lo.

Enfim, para que possa estar descongelando o leite, e bem simples. Basta aquecer uma quantidade “X” de água, colocar dentro de um recipiente e colocar a mamadeira dentro. Ou seja, deve leva-lo em banho maria. Não aconselhamos o microondas, porque faz o leite perder alguns nutrientes, e muito menos que se esquente ele no fogo, pois acontece o mesmo.

Vantagens do aleitamento materno para o bebê

Procure sempre amamenta-lo.

O leite humano é muito diferente do leite adaptado (leite em pó), pois ele contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê irá precisar para ser saudável. E além disso, ele também possui elementos que os de mais, não conseguem incorporar, como por exemplo, os anticorpos e glóbulos brancos. Contudo os seus benefícios e vantagens não param por aí, vejamos abaixo, o que mais ele pode estar fazendo por esse ser tão lindo e puro.

Vantagens

O leite contém nutrientes e enzimas balanceadas, com substâncias imunológicas que por sua vez, protegem o bebê e provêm tudo o que a criança necessita no seu comecinho de sua  vida. E dentre as proteções, podemos destacar que ele protege o bebê das seguintes doenças:

. Otites

. Alergia

. Vômitos

. Diarreia

. Pneumonia

. Bronquiolites

. Meningites

. Câncer

. Doenças crônicas como osteoporose e outros.

Procure sempre amamenta-lo.
O leite materno é o alimento mais rico que seu filho precisa.
Foto Reprodução

Ainda em meio as suas vantagens é possível ver que ele supre as necessidades emocionais, diminui a ansiedade tanto do bebê como da mamãe, devido o contato de pele e olho no olho, promove o desenvolvimento neuro-psicomotor infantil e cognitivo, aumenta o QI, melhora o padrão cardiorrespiratório durante a alimentação, resposta às imunizações e o equilíbrio emocional.

E não para por ai, pois não é somente o bebê que sai ganhando. A mamãe que amamenta o seu filho também possui vantagens, tais como:

. Menos ansiosa e mais segura. 

. Ajuda a queimar calorias, o que é bom, pois ajuda ela a voltar ao seu corpo de antes da gestação.

. Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal. 

. Faz com que a perda de sangue logo após o parto acabe mais cedo. 

. Protege do cancro de mama e de ovário, que tende a aparecer um pouco antes da menopausa. 

. Evita que se tenha um nível maior de anemia (perda de ferro). As mulheres que amamentam demoram mais tempo para ter menstruações, e devido a isso, as reservas de ferro não diminuem por causa da hemorragia mensal. 

. Protege da osteoporose. 

E não acabou, pois a família como um todo também acaba lucrando com a amamentação, pois ela é mais econômica, e evita com que se disperse e fique preocupado com os futuros problemas ou doenças que a criança pode vir ter. Enfim, amamentar é um ato lindo, e não deve ser escondido ou receoso, muito pelo contrário, deve ser feito e mostrado, pois se trata de uma vida, dando alimento do seu próprio corpo há outro.