Ficar muito tempo com o mesmo absorvente faz mal

Não esqueça de troca-lo.

Os absorventes podem ser encontrados em diversas versões (protetor diário, para pequenos ou grandes fluxos, internos, externos, dentre outros). E ele serve para manter a higienização da mulher durante o período menstrual, ou seja, quando ela estiver sangrando. Porém, ele também pode estar sendo utilizado, quando se esta com alguma doença, ou precisa de uma proteção devido alguma medicação passada na região íntima.

E para utiliza-lo é preciso que se tome alguns cuidados, como por exemplo: modo correto de coloca-lo, usa-lo, respeitar o tempo adequado para troca-lo, e outros. Para que assim, ele cumpra com sua real função, que é a de proteção. Todavia, nem todas as mulheres sabem o que é realmente necessário para que isso venha acontecer. Então, se você- leitora se encaixa nesse gênero, leia com atenção as dicas dadas logo abaixo.

Dicas de absorvente

O absorvente externo deve ser trocado de três em três horas, pois passado desse tempo, o que esta acumulado nele, passa a emitir um odor desagradável, e  também  pode vir gerar:

. Incomodo na região íntima, pelo fato de deixa-la mais umedecida.

. Fazer com que haja proliferação de bactérias.

. E também, desencadear uma infecção.

Portanto, tenha sempre um ou dois a mais na bolsa, para que assim,  possa realizar a troca e manter a higienização em dia. Agora, já no caso do interno ou devido alguma doença, pode-se estar realizando a troca dentro de quatro a oito horas, dependendo do fluxo menstrual. E já no caso de usa-lo apenas para o uso de medicação, o indicado é que o troque de cinco em cinco horas, ou sempre que for tomar banho.

Não esqueça de troca-lo.
Crédito da Imagem: http://jacintafreitas.blogspot.com.br/2013_10_01_archive.html
(Foto Divulgação)

* Não é preciso retirar o absorvente interno para urinar, pois ele não entra em contato com a uretra, que por sua vez é o local de onde ela sai.

* O absorvente interno não irá se perder dentro do corpo, o que pode acontecer é a cordinha se soltar dele, e ele ficar ali dentro do canal vaginal. E para que possa ser feita a retirada dele, basta lavar bem as mãos colocar o dedo polegar dentro da região íntima e puxar. E se por acaso ele não sair, não entre em pânico, basta procurar auxílio médico que ele irá retira-lo, sem precisar de nenhum esforço ou meio brusco.

* Quem é virgem pode utilizar o absorvente interno sem medo de perder a virgindade. A única coisa que a mulher irá sentir é um leve desconforto na região.

Alimentos que aliviam a TPM

Controle sua TPM.

A famosa Tensão Pré menstrual, mais conhecida como TPM, é apenas o nome dado a um conjunto de alterações físicas e emocionais que ocorrem nos dias que antecedem a menstruação da mulher. Contudo, os sintomas que a provocam, pode vir a variar de acordo com cada organismo, porém, eles geralmente são:

* Irritabilidade, nervosismo, instabilidade emocional, depressão (em alguns casos), dor de cabeça, sonolência, voracidade por doces, cansaço, dificuldade de concentração e dores nos seios.

E eles tendem a passar assim que a menstruação se inicia, ou seja, a mulher pode ficar cerca de uma semana passando pelos sintomas, até que chegue o dia de menstruar. E para que se possa amenizar todo esse sofrimento, basta a mulher praticar exercícios físicos, descansar bastante e principalmente se alimentar bem.

Alimentos na Menstruação

E preciso analisar bem o que se esta comendo durante o período da menstruação, pois isso pode influenciar bastante nos sintomas e também, no fluxo. Vejamos abaixo, quais são os alimentos mais indicados para o feito.

. Cálcio: Ele é um mineral que tem a capacidade de aliviar os desconfortos e dores da fase de TPM, como por exemplo: a cólica, o inchaço, os desejos alimentares e até mesmo as variações de humor.  E as fontes de alimento que o contém, são:

* Iogurte, leite, queijos, leguminosas, frutas oleaginosas, grãos integrais, salmão, sardinha, sementes e verduras verde-escuras.

. Vitamina B6: Ela esta relacionada com a melhora dos sintomas, em especial depressão, pelo simples fato, dela estar relacionada com a produção de serotonina, o hormônio do bem estar. E as fontes de alimento que contém ela, são:

* Banana, salmão, peixes, frango, grãos integrais, germe de trigo, arroz integral e frutas oleaginosas.

Controle sua TPM.
Procure comer aquilo que vai te fazer bem.
Foto Reprodução

. Triptofano: Ele é um  aminoácido relacionado com a produção de serotonina, ou seja, o hormônio que causa bem-estar. E a sua fonte, pode estar sendo encontrada em:

*  Leite, banana, abacaxi, feijões e nozes.

. Magnésio: Ajuda na melhora dos sintomas, como a cólica, dor de cabeça e ajuda no controle da compulsão de doces. E suas fontes podem ser encontradas, em:

* Semente de abóbora, frutas oleaginosas, semente de girassol, grãos integrais, feijão, abacate, cacau, salmão e vegetais verde-escuros.

. Vitamina C: Ela é fundamental para várias coisas no organismo do  corpo humano, e em meio a TPM, ela ajuda a combater o cansaço, indisposição e  também, a fadiga. Contudo, sua fonte pode estar sendo encontrada, em:

* Frutas cítricas (laranja, mexerica, limão), tomate, goiaba, acerola e melão.

. Vitamina E: Ajuda a controlar a irritabilidade, ansiedade e depressão. E sua fonte pode ser encontrada, nos alimentos, como:

* O Azeite de oliva, óleo de canola, abacate, frutas oleaginosas, sementes, milho e gema de ovo.

. Ácido Graxo Ômega 3: É um nutriente antioxidante que ajuda a combater as dores e melhora a os ilação de humor. E sua fonte pode ser encontrada em alimentos, como:

* Sardinha, atum, salmão, semente de linhaça, algas.

Pode a pílula do dia seguinte atrasar a menstruação

Tome a PDS somente sob orientação médica.

A PDS- Pílula do Dia Seguinte vem se tornando um remédio cada vez mais popular, embora muitas mulheres ainda façam o uso indiscriminadamente da mesma, há muito tempo. Sua eficácia e efeitos colaterais ainda geram muitas dúvidas, principalmente na questão dela poder ou não atrasar a menstruação. E devido a isso, o “Brasil Blogado”, resolveu responder tal questionamento. Então, sem mais de longas, vamos ao que interessa.

– Ela pode sim atrasar a menstruação, pois compromete o ciclo como um todo, devido às altas taxas de hormônios. Sendo assim, pode ser que a menstruação se atrase por cerca de três semanas, seja curta ou ainda tenha um longo período. E se usada frequentemente, poderá desregular de vez todo o ciclo. Contudo, para que ele volte ao normal, e possa se somar novamente o período fértil e obter uma tabela mais precisa de tudo, e preciso que aguarde a próxima menstruação vir, para que se inicie um novo ciclo.

Tome a PDS somente sob orientação médica.
Previna-se.
Foto Reprodução

 

Como ela funciona?

Ela age de forma diferente em cada organismo, porém pode ser vista como uma bomba de doses altas de progesterona, que por sua vez é o hormônio responsável em impedir a ovulação. E devido tal formulação, ela pode ser considerada 10 vez mais fortes do que o uso diário do anticoncepcional. Por tanto, logo ela mexerá com o organismo, podendo ser no ciclo menstrual ou em outra proporção.

No mais, existem dois de PDS, uma em dose única e a outra de dois comprimidos, porém, ambas tem o mesmo funcionamento e devem ser tomadas dentro de 72 horas após a relação, para que haja o seu real efeito. Passado desse período ela começa a perder a sua eficácia e pode até mesmo não fazer o efeito desejado. Contudo, ela não deve ser vista de modo algum, como um método contraceptivo de uso frequente, mas sim de emergência, e só utilizado com orientação médica.

E além disso, se usada por muito tempo , ela pode perder a sua eficácia, fazer com que a mulher tenha problema para engravidar futuramente, e pegue até mesmo  uma doença sexualmente transmissível, por não estar fazendo o uso dos de mais contraceptivos, principalmente do preservativo- camisinha. Enfim, vale frisar que além desse sintoma, que é o atraso menstrual, a mulher ainda pode ter os seguintes: sangramentos, dores de cabeça, enjoos, vômitos, hipersensibilidade nas mamas e diarreia.  E devido a isso e de mais já citados, e pedido que se tome muito cuidado com a medicação em questão.

 

Menstruar 2 vezes no mês posso estar grávida

Consulte seu médico.

Muitas mulheres ficam se questionando quando o assunto é gravidez, ainda mais quando a menstruação aparece duas vezes seguidas. Mas será que elas já se perguntaram se é mesmo menstruação ou apenas um sangramento. Pois então, o que acontece, e que é preciso distinguir as duas coisas. Sendo, assim:

* Quando a mulher menstruar e logo em seguida ter um sangramento, uma menstruação com cor de sangue, quer dizer que ela teve apenas um distúrbio hormonal.

* E já quando ela tem uma segunda suposta menstruação, mas que esta vindo pouca, e ainda parecida com uma borra de café, pode-se dizer, que é uma possível gravidez. Mas que para saber ao certo é necessário analisar todo um histórico.

Consulte seu médico.
Pode-se menstruar duas vezes em um mês.
Foto Reprodução

Então, a primeira coisa que a mulher tem de fazer quando esta com esse tipo de suspeita e a analise do tipo de menstruação que esta tendo, porque assim, ficará muito mais fácil. No mais, se ela constatar que pode sim ser uma futura gestação, ela vai analisar os seguintes pontos:

* Se houve concepção final do ato sexual, ou seja, se seu companheiro ejaculou dentro do canal vaginal sem nenhum uso de contraceptivo, ou ainda, sem ela tomar nenhum tipo de medicação.

* Se ela esta com os de mais sintomas da gravidez, que são (seios inchados, aurelas e veias dos seios mais escuras, enjoo, sono, olfato e paladar apurados, vontade de urinar a todo instante, dentre outros).

* E por fim, se esta no período fértil.

Verificado todos os itens prescritos acima e certificado que quase todos batem, e necessário que se faça um exame do beta HCG, dentro do prazo de 15 dias da última relação sexual, para que se saiba, se esta realmente grávida ou não. Feito o exame e só aguardar o resultado, que por sua vez, poderá estar apenas mostrando a quantidade de hormônio ou ainda, se o resultado deu positivo ou negativo, e até mesmo de quantas semanas se encontra a gestação.

Contudo, caso não seja uma gravidez é preciso que se converse com um médico ginecologista, para tirar maiores dúvidas e descobrir o porque do distúrbio hormonal e se ele é normal. Enfim, os sintomas de uma gestação podem ser bastante confundidos com de outras doenças, por isso é sempre bom analisar tudo desde o início.

Anticoncepcional desregula ou atrapalha a menstruação

O anticoncepcional é uma pílula utilizada por mulheres para combater diversos meios, em principal, a gravidez indesejada. Ele pode ser tomado a partir do momento em que a menina menstrua pela primeira vez, porém, isso só deve ser feito com acompanhamento e prescrição médica, pois a dosagem de hormônio aplicada a ele, deve coincidir, com a que o organismo da mulher precisa.

Por tanto, não é indicado tomar qualquer tipo de anticoncepcional, pois pode ser prejudicial a saúde. No mais, os efeitos que ele pode estar causando são inúmeros é um dos principais, é a desregulação da menstruação, ou seja, a menina deixa de liberar os óvulos desnecessários no dia certo, devido não esta recebendo ou liberando a dosagem de hormônio que o organismo precisa.

Então, respondendo a questão do tema,  o anticoncepcional, pode sim, desregular a menstruação. No mais, além disso, ele pode estar provocando outras alterações no organismo, tal como:

* Aceleramento dos batimentos cardíacos. 

*  Ganho ou perda de peso. 

* Aumento de acnes e cravos. 

* Ansiedade e outros. 

Por isso, que é importante, que se tenha o acompanhamento médico, e que se faça o exame de dosagem de hormônio, para se saber ao certo, qual é a quantidade certa a receber. Isso, vale até mesmo como uma dica e alerta, para quem não sabia disso, pois a maioria dos médicos, exercem do seu poder, para passar o anticoncepcional de uma marca que os favorece, ou seja, patrocina.

Então, quando forem ao consultório, conversem sobre isso com o médico, assim, ele se verá obrigada a passar a medicação, que realmente seja  feita para o seu corpo. No mais, vejamos abaixo, algumas perguntas que são feitas frequentemente no consultório médico ginecológico.

Procure auxílio médico e veja de verdade qual é o melhor para o seu organismo.
Além de poder desregular a menstruação, ele pode causar diversos efeitos adversos.
(Foto Divulgação)

Dúvidas Frequentes

Esqueci de tomar a pílula de ontem, o que devo fazer?

Quando se esquece de tomar a pílula, o prazo dado para que se possa corrigir o erro e de até 12 horas. Por tanto, assim, que lembrar, tome a pílula do dia esquecido. E continue normalmente com a cartela.

Devo continuar com a cartela se tiver esquecido de tomar mais do que três pílulas?

O indicado é que se atrase apenas duas pílulas. Então, o que se deve fazer é parar com a medicação, aguardar a menstruação vir e iniciar todo o procedimento novamente, mas dessa vez, tomando mais cuidado.

Se eu tomar a pílula direto a minha menstruação pode atrasar ou não vir?

Sim, ela pode atrasar ou ainda não vir, porém, isso só acontece quando a uma desregulação hormonal, ou seja, nem sempre. Então, se pretende fazer o feito, comunique o seu médico. Mas lembrando que nenhuma menstruação deixa de descer atoa.

Chá de canela pode fazer com que a menstruação desça antes?

Nele possui um componente que pode fazer o feito, caso ela já esteja próxima. Porém, não é indicado que se desregule o ciclo menstrual, pois para ele voltar ao normal novamente, pode dá trabalho.

Como tomar banho de mar estando menstruada

Meninas, hoje em dia é possível sim, tomar banho de mar estando menstruada. Basta colocar um absorvente interno e ficar a vontade. Isso é possível pelo fato de a água cortar o efeito do sangue. Por tanto, não tem o porque ficar de fora, entre no mar, tome seu banho, se divirta com seus amigos e aproveite bem o momento.

Há, mas eu nuca usei um desse. Como é que eu faço?

Como colocar o absorvente interno

Não esqueçam de lavar bem as mãos antes de fazer isso.
Primeiro passo para colocar OB- Foto Reprodução

 

> Simples, você vai retirar ele de sua proteção.

> Fique de pé e apoie a sua perna em algum local ou então fique deitada e com as pernas afastadas.

Meninas, não precisem ter vergonha de mexer no próprio corpo. Isso vai ser preciso, muitas vezes na vida.
Quinto passo, para se estar colocando o absorvente- Foto reprodução.

 

> Caso, você seja virgem, coloque o dedo primeiro para abrir espaço e também para não sentir tanto desconforto. Mas caso, não seja, já introduza o absorvente.

> Meninas o absorvente deve de ser empurrado com o dedo indicador, até que o mesmo fique todo coberto. E atenção, não esqueçam de deixar o fio para fora, que é para poder retira-lo depois.

Meninas, vocês vão sentir um leve incomodo de início, mas isso é normal. E não se esqueçam, isso não vai tirar a virgindade de vocês.
Sexto passo, para se estar colocando o absorvente- Foto reprodução.

 

Atenção: Escolha a espessura dele conforme for o seu fluxo menstrual.

Há, mas será que…

Meninas, ele não vai: vazar, não vai sumir dentro de você, não vai tirar a sua virgindade, não possui odor, não causa dor e muito menos impede com que você entre em quaisquer tipo de água. Então, não tem o porque de ter medo e muito menos dúvidas.

Menstruação

A menstruação é uma limpeza que acontece no útero das mulheres, todo mês. A primeira menstruação, pode acontecer por volta dos doze anos de idade de uma mulher. E ela acontece devido o organismo dela esta preparado, para se transformar. Por tanto, essa passagem, vai acontecer somente quando o organismo dela estiver preparado.

Ela pode vir por volta de 3 a 7 dias, isso vai depender do organismo de cada uma. E os sintomas, que poderão surgir junto com ela, além do sangramento, são: a dor abdominal, mamas sensíveis e alteração de humor– no caso a nossa querida TPM (Tensão Pré- Menstrual).

Para se evitar esses sintomas é simples, basta não ligar para esse ciclo. Sim, meninas, finjam que ele nem existe, tente evitar ele dá melhor maneira. E caso não tenha como, caso a dor esteja muito forte, procure auxilio médico, pois ele poderá lhe passar um remédio adequado e que não irá lhe causar nenhum outro tipo de sintoma.

A menstruação só para de vir devido:

Meninas a TPM, vai te tirar muito do sério, mas tente ficar calma e se lembrar que isso, vai acontecer uma vez no mês. E que o melhor a se fazer é ficar calma. Pois a raiva e estresse só podem piorar.
TPM- Foto Reprodução

* Não estar no dia certo.

* Má alimentação.

* Bebida alcoólica em excesso.

* Estresse e ansiedade.

* Atividade Física em excesso. 

* Remédio- Antibiótico.

Doença (DST , algum problema no ovário ou outro órgão da região abdominal).

* Gravidez (Mas fique atenta, pois é possível menstruar quando se esta grávida).

* E menopausa (Ela nada mais é do que a queda de hormônios e isso, só acontece, por volta dos 40 a 50 anos de idade).