Síndrome do desconforto respiratório

A SDR – Síndrome do Desconforto Respiratório, também conhecida como Doença da Membrana Hialina (DMH) é uma das principais responsáveis pela quantidade inadequada de surfactante pulmonar (líquido que atua nos pulmões), em decorrência de:

  • Nascimento pré-termo, mecanismos imaturos de remoção do líquido pulmonar e ainda por causa da baixa área de troca gasosa, que por sua vez tende acontecer na maioria das vezes em um pulmão imaturo.

Ela é caracterizada por inflamação do parênquima pulmonar, o que leva a desregulação da relação ventilação/perfusão, resultando assim, em uma falência multi-orgânica, o que é considerada uma condição muito grave. Tanto é que segundo a Organização Mundial da Saúde e pesquisadores da área, sua mortalidade está compreendida entre os 30 a 60% dos pacientes.

Órgão responsável por nossa respiração.
Pulmão (Foto: Reprodução)

Algumas de suas causas principais, são: Sepse, Pneumonia, Aspiração de conteúdo gástrico, Hemotransfusão, Overdose, Trauma e outros. E elas podem estar sendo desenvolvidas devido alguns fatores de risco, tais como: genéticos, diabete materna, prematuridade e etc. 

O diagnóstico dessa doença pode estar sendo realizado desde antes de uma pessoa nascer, ainda na barriga da mamãe, por meio de um aspecto radiográfico dos pulmões, sendo que o mesmo exame vale para os adultos. Sendo assim, ela pode atingir desde a primeira idade como até mesmo a última.

O seu tratamento vai estar variando de acordo com o grau em que a doença se encontrar. Todavia, ele vai ser mais de cunho  Fisioterápico, ou seja: VMI (Ventilação Mecânica Invasiva), Estratégia ventilatório – protetora e outros, que só devem ser pedidos e realizados por meio do auxílio de um especialista, já que vai ser preciso trabalhar o órgão como um todo.

Enfim, ao perceber que não esta respirando bem, que possui quase os mesmos sintomas que uma apneia ou pneumonia, deve-se procurar auxílio médico e pedir para realizar o exame, para que assim a descoberta seja feita e o tratamento iniciado o quanto antes.

Necessidade de medula óssea no Brasil

E de suma importância a doação de medula óssea no Brasil, pois assim como em qualquer outro lugar ela pode salvar a vida de pessoas que sofrem com o tratamento da quimioterapia, radioterapia e outros, enfim, com o câncer.

No entanto, o Ministério da Saúde frisa bem o assunto devido o Brasil possuir um grande banco de doadores, mas ao mesmo tempo uma miscigenação de povos, e também pelo fato de um em cem mil ser compatível para com outra pessoa.

O REDOME (Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea) é considerado terceiro banco de doação de células do mundo, e ajuda todos os estados brasileiros em meio a essa questão, e as vezes até mesmo outros países quando encontrado um doador compatível com alguém. E segundo as pesquisas realizadas por eles, a dificuldade de atender a demanda  pedida só vem crescendo, é isso pelo simples fato dos doadores não atualizarem seu cadastro, o que por sua vez é de extrema importância.

Observação: O cadastro pode estar sendo realizado por meio do site oficial brasileiro de medula óssea, ou ainda indo em qualquer hemocentro próximo da residência. O mesmo vale para aqueles que mudaram de residência e precisam atualizar seu cadastro.

Seja um doador.
Créditos da Imagem: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/saude/16092014-201299-doacao-de-medula-ossea-importancia-da-doacao-pode-salvar-vidas
(Foto Divulgação)

No mais, para que esteja sendo feita a doação, o doador precisa ter o cadastro, e para realiza-lo de forma definitiva é simples, basta uma gotinha de sangue e pronto. Agora para realização da doação definitiva da célula é necessário que o doador seja compatível e se disponha passar pelo procedimento da retirada do mesmo, que por sua vez tende acontecer da seguinte maneira:

A célula se encontra mais precisamente na parte do tutano do corpo humano ou ainda nas veias, logo ela vai ser retirada com auxílio de uma seringa e transplantada por meio de uma simples doação de sangue, com ajuda de um cateter. O doador que fizer o transplante receberá toda ajuda precisa para se recompor depois retirada, mas atenção, caso a doação não seja no local onde ele mora, a locomoção de um lugar para outro vai ser de inteira responsabilidade dele.

Enfim, por  meio do grande índice de câncer não somente no Brasil, mas por todo o mundo é que se pede que seja feita a doação de médula óssea. Então, doe vida, doe amor!

Como acelerar a digestão

O processo do sistema digestivo é de suma importância para que o organismo tenha um bom funcionamento, pois é no momento em que as partículas dos alimentos são processadas e absorvidas pela corrente sanguínea, que ele é fortalecido. No entanto, existem vários fatores que podem o atrapalhar, provocando assim alguns sintomas, como:

– Excesso de gases , inchaço, náusea, constipação, diarreia e outros.

Contudo, é possível minimizar os sintomas e facilitar a digestão. E para isso, basta realizar uma mudança nos hábitos alimentares e no estilo de vida.  E para isso é simples, invista em uma alimentação voltada para as fibras, que por sua vez podem ser encontradas em alimentos, como:

  • Ameixa, damasco, maça, pera, aveia, farelo de cereais e outros.

Ela ajuda acelerar o metabolismo digestivo e regular os níveis de açúcar no sangue. E quanto o estilo de vida, deve-se investir pesado na quantidade de líquidos (tome cerca de oito copos de água por dia, no mínimo), eles irão ajudar a processar as fibras e eliminar as toxinas, o que acabará facilitando a digestão.

Mas além disso ainda é possível estar:

» Trocando os lacticínios integrais por desnatados ou semi-desnatados.

» Investindo em uma dieta de probióticos, para ajudar  a prevenir o excesso de gases, diarreia e outros problemas digestivos. Fonte: iogurte, sopa de missô, chucrute, queijos moles e etc. 

Invista em sua alimentação.
Créditos da Imagem: http://www.erbatisana.it/ultime/la-terapia-enzimatica
(Foto Divulgação)

» Reduzindo o consumo de alimentos gordurosos que são de difícil digestão.

» Dando preferência as carnes magras, pois são menos agressivas ao organismo e também por facilitar a digestão.

» Evitando o consumo excessivo do sódio, amidos e adoçantes artificiais, pois ambos podem provocar inchaços e os de mais sintomas citados acima. E que além deles, também se evite os alimentos como o (feijão, repolho, brócolis e couve-flor) e bebidas que contenham gás, pois podem provocar acumulo de gases.

» Mastigando  bem todos os alimentos e não tomando nenhum tipo de líquido ao se alimentar.

» Evitando o ganho de peso, pois pode ocorrer pressão sobre a parte abdominal, o que acaba gerando problemas na válvula entre o estômago e esôfago.

Células Tronco- Resumo

As Células- tronco são mitoses de zigoto. Elas surgiram devido um espermatozoide ter fecundado um óvulo, dando origem assim ao zigoto. E as células eucarióticas dividiu os cromossomos entre células, fazendo com que se diferenciassem dos folhetos germinativos e logo depois dos tecidos é órgãos do organismo.

 

A Célula tronco pode ser chamada também de : célula mãe ou célula estaminais. Elas conseguem se diferenciar em qualquer outro tipo de célula e podem constituir qualquer tipo de tecido. E podem estar sendo divididas em:

  • Células tronco embrionárias

Elas são retiradas dos embriões (que é uma massa de células, que e implantado no útero de uma mulher, que irá se desenvolver). E podem ser:

 

Células troncoTotipotentes: que podem ser encontradas, logo após o quarto dia, que o óvulo foi fecundado e nas primeiras divisões do embrião.

 

– Pluripotentes: que podem ser retirados do embrião, logo após o quinto dia de ovulação.

 

 

Quando se trata de estudos o  Brasil não fica de fora. O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estão fazendo experimentos com células do sangue menstrual. Eles querem transformar elas em células- tronco embrionárias e por meio delas, conseguir descobrir meios de salvar vidas.

  • Células tronco adultas

Podem ser retiradas de qualquer parte do organismo e são mais limitadas do que as células embrionárias.

Células2E tem como função a reparação e a renovação dos tecidos do corpo. Pela sua dificuldade de reprodução vários cientistas tentam descobrir uma maneira na qual ela possa ajudar o ser humano.

 

Exemplo: Médula óssea, fígado, sangue cordão umbilical e outros.

 

A vários estudos sobre as células- tronco, os cientistas tentam descobrir por meio delas a cura, amenização ou tratamento para doenças, como: o Mau de Alzheimer, diabetes, doenças renais, hepáticas e outras. Elas também podem ser utilizadas para terapia celular e clonagem Reprodutiva.

 

Vídeos

O vídeo a seguir, foi feito pela Secretária de Educação do Estado da Bahia. Nele o professor, Caio Moreno explica o que são as células tronco. 

https://www.youtube.com/watch?v=hZ9he6nvjcc

Para se ter uma noção melhor do tanto que a célula tronco é importante, assista o vídeo a seguir. 

https://www.youtube.com/watch?v=0v1SXgl1IxE

Quantas gotas de adoçante é recomendado tomar por dia

Não abuse do adoçante.

Quem é que não fica na dúvida na hora de adoçar a bebida com adoçante. Sempre surge aquela pergunta de quantas gotinhas, um pacotinho inteiro ou sem nada. Pois é, não é fácil adivinhar o que faz bem para saúde, apesar de ser tentador nem ao menos passar perto do adoçante e correr para o açúcar. Mas e aí, quantas gotinhas você vai querer?

Saber ao certo o que esta tomando é muito importante, pois tudo aquilo que é em excesso pode fazer mau, por mais que não pareça e a propaganda tente enganar, portanto sempre que for consumir algo procure saber a quantidade ideal, assim manterá a sua saúde em dia e não terá problema algum. Todavia, o correto é tomar entre 09 a 10 gotas de adoçante por dia, ou seja, se vai tomar um cafezinho, chá ou suco, tome cuidado com a quantidade de doce que irá colocar. Verifique se o frasco esta correto, para não correr o risco de sair de mais, e também evite os adoçantes em pacotinhos, pois eles contém mais do que se precisa. E se não tiver como correr deles, utilize apenas de três a quatro por dia.

No mais é ideal saber qual tipo de adoçante é o mais indicado para cada pessoa, já que eles foram criados para substituir o açúcar e também são de extrema importância no tratamento de diversas doenças. Todavia, existem dois grupos de adoçantes:

Não abuse do adoçante.
Créditos da Imagem: http://mulher.net/2012/09/05/os-pros-e-contras-do-adocante-emagrece-mesmo/

1° Naturais que são a base de frutose, stévia, sorbitol e manitol.

2° Artificiais que são aqueles feitos a base de aspartame, ciclamato, sacarina, acesulfame-k e sucralose.

E para saber qual é o mais indicado para você- leitor, deve-se prestar atenção no que o rótulo dele diz, pois assim saberá um pouco mais sobre o produto que irá consumir. Contudo vejamos abaixo, alguns exemplos de adoçantes e são indicados ou não.

. Aspartame: indica que pessoas que tem o  organismo que não consegue absorver o aminoácido fenilalanina, não devem consumir produtos que contenham esse edulcorante, no caso ele. No mais, ele é o mais usado entre os adoçantes, pois é capaz de adoçar 200 vezes mais que a sacarose, ou seja deixa o líquido bem docinho.

. Acessulfame-K: quem possui algum tipo de deficiência renal precisa limitar a ingestão de potássio, portanto não podem consumi-lo. Ela é mais doce do que a sacarose e é eliminada por meio da urina.

Maltodextrina: não é indicado para quem possui diabete, pois sua fórmula contém açúcar.

. Sacarina: Ela apresenta um sabor residual amargo em altas concentrações. No corpo humano ela é rapidamente absorvida e eliminada pela  urina, todavia a sua segurança é investigada há mais de 50 anos, então não de abusar, apesar dela ser liberada e ser utilizada entre anos.

Dicas para evitar o acumulo de líquido sinovial no corpo

Procure auxílio médico.

Antes de passarmos as dicas de como evitar o acumulo de líquido sinovial, vejamos o que ele é, o que o causa, quais são os seus principais sintomas e sinais e como e realizado o seu tratamento.

O que é

Existem várias doenças que podem afetar os joelhos, mas aquelas que mais se sobressaem são as infecciosas, que por sua vez acabam ocasionando uma maior quantidade de líquido no interior da articulação, que popularmente é conhecido como “água no joelho” ou líquido sinovial.

Este líquido é de característica viscosa e tem como funções principais, a  lubrificação das extremidades ósseas, amortecer os impactos e participar da nutrição das peças articulares. E quando as mesmas são afetadas por quaisquer tipo de doença, as membranas sinoviais passam a fabrica-lo a mais.

Causas

De um modo geral ela tende aparecer devido algum traumatismo no joelho, afetandocartilagens ou meniscos. E quem mais sofre com isso são os atletas devido trabalharem muito a região do joelho, contudo doenças como artrose, artrite, gota, sinovite, por infecção intestinal por salmonelose, parasitose intestinal, infecção geniturinária como a gonorreia, também podem causar o feito. Portanto, todo cuidado é pouco e todas as possibilidades devem ser analisadas pelo médico.

Sinais, Sintomas e Diagnóstico

Procure auxílio médico.
Créditos da Imagem: http://pilatessaocaetanodosul.blogspot.com.br/2012/02/articulacoes-sinoviais.html

Para que se perceba que esta com água no joelho é preciso analisa-lo cautelosamente ou então prestar atenção nos sinais e sintomas que ele vem apresentando, que normalmente são: a articulação do joelho(globosa, maior, inflamação, inchaço, dor, vermelhidão e calor). Ou ainda, em uma breve dor aos dobrar os joelhos, ou não aguentar ficar de pé por muito tempo. E para que se tenha certeza do mesmo é pedido para que se procure um olhar clínico mais severo, e também faça exames, como por exemplo o derrame articular, que é realizado por meio de seringas e agulhas.

Tratamento

Dependendo da causa, o tratamento pode ser fácil e rápido ou então demorar. No mais é recomendado que não se faça atividades violentas ou carregue peso, e se tiver que caminhar que reduza o passo o máximo possível. E que além disso se aplique uma compressa de gelo a cada 15 a 20 minutos dentro de três em três horas.

Como evitar

Para evitar o acumulo do líquido sinovial na área do joelho e preciso que se tome diversos cuidados durante o dia-a-dia, tais como:

* Sempre que possível alongar os músculos das pernas antes de iniciar as atividades físicas. Tire cerca de 10 a 15 minutos e se alongue bem.

* Evite o excesso de peso, seja carregando alguma coisa, fazendo algum exercício físico ou até mesmo no corpo.

* Não force o joelho em exercícios ou atividades cotidianas, principalmente nas atividades de musculação, pois eles tendem a trabalhar bastante a área da articulação. Ou seja, cuidado com o que esta fazendo, tenha sempre por perto um orientador e não desobedeça os cuidados passados por ele.