Corrimento Vaginal com Sangue- Dúvidas e Respostas

O corrimento marrom é proveniente de várias coisas, por tanto, realize exames concretos.

O corrimento vaginal nada mais é do que um líquido que lubrifica a parte íntima da mulher. Ele pode estar sendo liberado todos os dias, com cerca de 4 a 6 ml em média, porém tem alguns casos que a sua quantidade é maior, e a sua coloração é diferenciada. E quando isso tende acontecer é necessário que se procure um médico, pois algo de errado esta acontecendo com organismo, pode ser desde um simples estresse, como também, uma DST- Doença Sexualmente Transmissível. No mais, vejamos abaixo, quais são os seus tipos, suas causas e tratamentos.

Tipos de Corrimentos/ Causas/ Diagnósticos e Tratamentos

Há quem pense que o corrimento é somente de cor esbranquiçada e que pareça com uma gosma, mas não é bem assim. Ele pode ser branco, amarelo, verde, marrom e até mesmo vir acompanhado de sangue, o que por sua vez, quer indicar uma possível gestação ou ainda, algum tipo de doença em meio aos órgãos associados a região íntima.

. Branco: costuma ser o normal que as mulheres liberam durante o dia-a-dia. Ele pode ser  leitoso ou transparente, espesso e com odor fraco.

. Amarelo semelhante a pus

Indica que a mulher esta com gonorreia. Ele ainda pode estar vindo acompanhada de ardência e  sangramento ao urinar, dor de garganta, na parte abdominal e no abdômen, e também, durante o ato sexual. Porém, ele pode passar despercebido devido o seu tempo de duração.

O que é gonorreia? Ela é uma infecção sexualmente transmissível, sendo assim, ela pode estar sendo passada no momento da relação sexual.

Por que ela é causada? Ela é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae.

Como é realizado o seu diagnóstico e tratamento?  O seu diagnóstico pode estar sendo realizado por meio do exame papanicolau, e o tratamento, deve ser realizado no casal, ou seja na mulher e em seu parceiro sexual.

. Amarelo esverdeado

Ele costuma se apresentar bolhoso, com fluido e mau cheiro. E pode indicar a tricomoníase, principalmente se a mulher tiver algum tipo de desconforto em baixo ventre e durante a relação sexual e coceira vaginal intensa.

O que é a tricomoníase? É uma infecção genital causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis.

Como ocorre sua transmissão? Sua transmissão ocorrerá por meio das relações sexuais ou contato íntimo com secreções de uma pessoa contaminada.

Como ela é diagnosticada e tratada?  Para que ela possa ser diagnosticada e tratada, é necessário realizar exames laboratórias e o papanicolau. E assim, que diagnosticado o mesmo, o médico poderá vir receitar antibióticos tanto de via oral, como intravaginal e também a abstinência sexual e consumo de bebida alcoólica, durante todo o período de tratamento.

O corrimento marrom é proveniente de várias coisas, por tanto, realize exames concretos.
Procure sempre por ajuda médica, quando perceber que o seu organismo esta respondendo de modo diferente.
Foto Divulgação

. Amarelo acinzentado

Ele ocorre após as relações sexuais ou menstruações, é indica vaginose bacteriana, que por sua vez, vem acompanhada de coceira, ardência, vermelhidão e inchaço da vagina e vulva.

O  que é vaginose bacteriana? É uma infecção genital causada por bactérias, tendo como principal a Gardnerella Vaginalis.

Como ocorre sua transmissão? O seu contagio pode estar sendo adquirido por meio do contato íntimo e relação sexual. Mas há quem diga que ela não é uma doença sexualmente transmissível, pois tais bactérias que podem vir aflora-lá pode ser encontrada no corpo do ser humano, sem ao menos que ele tenha tido nenhum tipo de relação com alguém que esteja contaminado.

Diagnóstico e Tratamento? Para diagnostica-la é preciso realizar exames de laboratório, como o Papanicolau, ocasionalmente, poderá ser solicitado uma cultura e talvez, testes imunológicos. E o seu tratamento é realizado à base de antibiótico, podendo ser por meio de via oral ou de uso tópico com creme vaginal ou óvulos. E  quando o estiver fazendo, pede-se para que não tenha relações sexuais e que não faça consumo de álcool ou de quaisquer  outro tipo de droga.

. Marrom ou com cor de sangue escuro

Indica que a mulher esteja com ciclos menstruais atrasados ou com menos frequência, e além disso, pode vir a ser, câncer cervical ou do endométrio e uma possível gravidez. No mais, ele vem acompanhado de dores abdominais e sangramentos.

Como ambos  podem ser identificados? Quando se encontra com os sintomas citados acima é necessário que se procure um médico, pois somente ele poderá analisar de perto dos os aspectos gerados pelo mesmo e também, saberá, quais exames pedir, dependendo de sua suspeita. No mais, poderá estar sendo realizado o papanicolau, para que se tenha certeza que não é nenhuma DST, ou infecção, e além disso, pode ser que ele venha pedir uma endovaginal, para saber como esta o endométrio e também o útero e de mais órgãos.

Como é realizado o tratamento? Essa parte só poderá ser descoberta, depois que o médico souber realmente a causa do que esta provocando o corrimento. Porém, pode-se colocar que no caso da menstruação desregulada, ele passe um anticoncepcional ou regulador. Agora, já no caso do câncer, endométrio e gestação, é necessário aguardar os exames e o parecer final do médico.

. Branco e Esverdeado

Ele pode ser espesso, com grumos semelhante a leite talhado, e vem acompanhada de inchaço, sensibilidade vulvovaginal, irritação e ardor ao redor da vulva, coceira, relações sexuais dolorosas e dor ao urinar.

O que pode provoca-lo? A infecção vaginal por fungo (cândida), também conhecida como Monoliase Vaginal.

Como ocorre seu contagio? Ela pode estar sendo adquirida por meio da relação sexual, porém, também ser encontrada dentro da flora vaginal, ou seja, o ser humano, pode ter ou adquirir o fungo, que a provoca.

Como é realizado o seu diagnóstico e tratamento? O disgnóstico é feito por meio do papanicolau, e exames de laboratório.  Já o seu tratamento, pode estar sendo realizado, com antibióticos, pomadas vaginais e cuidados simples, que serão citados logo a seguir.

Como evitar

* Deve-se evitar vestuários inadequados, como roupas apertas e de tecidos grosseiros. Dica: Prefira sempre as de tecido de algodão, ainda mais se for a peça íntima.

* Não praticar duchas vaginais.

* Não utilizar sabonetes e desodorantes íntimos.

* Manter a abstinência sexual durante o tratamento.

* Utilizar camisinha, seja  em qualquer tipo de relação sexual.

* Fazer a  higienização da área íntima de forma correta.

* Lavar corretamente as roupas íntimas, ou seja, com sabão neutro e separadamente das de mais roupas.

Corrimento Amarelo

O corrimento vaginal se refere às secreções que podem estar saindo diretamente da vagina. E tal secreção, pode ser confundida com outras, logo, ela deve ser diferenciada, por tanto é preciso avaliar os seguintes aspectos:

. Consistência (espesso, pastoso, ralo).

. Cor (límpido, turvo, branco, amarelo, verde).

. Odor (normal, inodoro, mau cheiro).

Feito isso, dá para se iniciar um processo de descoberta do motivo, que esta provocando o corrimento. E no caso do  nosso tema, ele pode estar sendo espesso, pastoso ou ralo, de cor amarelo e com odor. Então, vejamos abaixo, o que ele é, porque qual motivo apareceu, como é realizado o seu diagnóstico e também, seu tratamento.

Corrimento Amarelo

Todo é qualquer corrimento é decorrente de uma doença sexualmente transmissível ou ainda de uma infecção do trato urinário, porém na maioria dos casos, o que os exames apresentam é que o portador dele, esta com tricomoníase, que por sua vez é um tipo de DST, que pode acompanhar tanto a mulher como o homem, porém os sintomas não serão os mesmos para os dois, eles vão se diferir.

O corrimento pode ser tratado dentro de uma semana.
Não tenha vergonha de procurar auxilio médico, pois essa doença pode se agravar.
(Foto Divulgação)

Sintomas

Mulheres:

. Desconforto na relação sexual

. Coceira na parte interna das coxas

. Corrimento vaginal (ralo, amarelo esverdeado, espumoso)

. Prurido vaginal

. Coceira na vulva ou inchaço dos lábios

. Odor vaginal (cheiro forte ou fétido)

Homens: Alguns homens chegam a ter a bactéria, mas não apresentam nenhum tipo de sintoma.

. Queimação após a micção ou ejaculação

. Coceira da uretra

. Corrimento leve da uretra

Diagnostico

O  diagnóstico na maioria das vezes pode estar sendo feito por meio de um exame físico pelo especialista. No caso das mulheres a analise de manchas na parede vaginal ou ainda  esfregaço de Papanicolau. Já no caso dos homens a doença é mais difícil de ser identificada, pois na maioria das vezes, os seus sintomas não ficam tão expostos, quanto o dá mulher. Então é necessário uma analise mais minuciosa de cada caso.

Tratamento e Precauções

O tratamento deve ser feito tanto no portador do corrimento como em seu parceiro sexual, pois assim, a cura vai para os dois e o portador do momento, não corre o risco de ter a doença novamente. Por tanto é importante que a pessoa, que estiver doente, tenha consciência, de que é preciso tratar o seu parceiro sexual também, até porque a infecção pode ter partido dele.

No mais o tratamento é realizado por meio de antibióticos, como o metronidazol ou ainda Tinidazol. E quando eles estiverem sob efeito do remédio, não podem digerir bebidas alcoólicas, pois pode gerar náuseas e vômitos. E também devem evitar de  ter relações sexuais durante o período, pois assim a eficácia será maior.

É normal ter corrimento

É normal ter corrimento

O sistema reprodutor da mulher é bastante complexo e apresenta várias características singulares ao dos homens, como o corrimento vaginal. Essa secreção é considerada normal, desde que seu volume, tonalidade e odor tenham características específicas e não apresentem outras demais sinais.

É importante destacar que o organismo de cada mulher se manifesta de maneira diferente, devido a diversos fatores, como as oscilações hormonais que o ciclo menstrual ocasiona no corpo, a idade, a menarca, menopausa, gravidez, etc. Levando em consideração essas informações, é possível afirmar que o cheiro, as alterações de volume e outros demais sintomas de corrimento, podem vir a ter variações ao longo do mês e da vida da paciente.

Corrimento normal

É descrito como corrimento vaginal normal, aquele possui cor branca ou com aspecto de clara de ovo, que não apresente odor, coceira, ardor ou dor na região genital feminina.

Observação: Em alguns casos, o corrimento poderá aparecer com uma cor amarelada por alguns momentos ou dias, devido as reações químicas encontradas no ambiente externo do corpo.

Corrimentos irregulares

» Lesões;
» Ardor e dor ao urinar;
» Coceira vulvovaginal;
» Dor durante as relações sexuais;
» Possuem cor diferente, como amarelo, verde, acinzentado, com aspecto de pus, etc;
» Proporciona coceira na área vaginal;
» Dores internas e externas;
» Cheiro forte, bem parecido com peixe morto, com mais relevância no fim do ciclo menstrual e após as relações sexuais;

Causas

Muitos são os fatores que provocam o aparecimento do corrimento, sendo os principais deles o desequilíbrio da flora vaginal, falta de higiene ou higienização incorreta e doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).

É normal ter corrimento
Mulher deitada.
(Foto: Reprodução)

» Relações sexuais sem camisinha;
» Alergênicos;
» Agentes infecciosos;
» Alteração do pH vaginal;
» Problemas dermatológicos;
» Infecção pélvica;
» Atrofia vaginal;
» Diabetes;
» Queda imunológica;
» Uso de antibioticoterapia;
» Duchas vaginais;
» Gestação;
» Uso de anticoncepcionais e outros medicamentos, como antibióticos;
» Ciclo menstrual (principalmente os irregulares);
» Ausência de bacilos de Doderlein;

Alterações do corrimento

Amarelo com aparência de pus

Costuma indicar a manifestação da gonorreia. O corrimento costuma vir acompanhado de dor ao urinar e pequenos sangramentos, que quase nunca são percebidos.

Amarelo-acinzentado, fluido, com odor

Costuma indicar o aparecimento da vaginose bacteriana, onde o corrimento acontece com mais frequência após as relações sexuais, vindo acompanhada de vermelhidão, coceira, ardência e inchaço, tanto da vulva, quanto da vagina.

Amarelo-esverdeado ou acinzentado, bolhoso, com odor

Costuma indicar a tricomoníase, principalmente se o corrimento vier acompanhado de coceira intensa, incômodos no baixo ventre e desconfortos durante as relações.

Rosa

Corrimento denominado como lóquios. Caracteriza a eliminação do revestimento interno do útero após o parto.

Espesso e branco esverdeado

Nesses casos, a aparência do corrimento será de um leite talhado, indicando uma infecção vaginal devido a manifestação de fungos, como a candidíase, DST que normalmente vem acompanhada por sensibilidade, irritação e ardor ao redor da vulva, coceira, inchaço, dores ao urinar e durante as relações sexuais.

Marrom ou cor de sangue escuro

Esse corrimento costuma vir acompanhado de sangramentos e dores abdominais e costuma indicar ciclos menstruais irregulares, câncer do endométrio ou cervical.

Diagnóstico

Assim que as alterações surgirem, a ajuda médica deverá ser procurada para realização do diagnóstico. Os métodos utilizados para a constatação das causas das alterações presentes no corrimento são a anamnese, análise clínica do conteúdo, observação da região vaginal, coleta laboratorial para exames, etc.

Tratamento

O tratamento será realizado de acordo com as análises observadas no diagnóstico da paciente. Caso alguma infecção seja constatada, possivelmente o médico ministrará o uso de medicamentos orais ou de aplicações locais, como gel, creme e comprimidos vaginais.

Observação: Dependendo da infecção ou DST constatada, será altamente necessário que o parceiro da mulher também realize o tratamento. Em alguns casos, o contato sexual durante o período de contenção da enfermidade, será proibido.

Prevenção

» Mantenha sempre a higiene íntima em dia;
» Use camisinha em todas as relações sexuais;
» Evite se relacionar com mais de um homem;
» Evite o consumo abusivo de bebidas alcoólicas e uso demasiado do fumo;
» Não faça o uso desnecessário de antibióticos e outros medicamentos;
» Controle a hipertensão e a diabetes, caso possua;
» Após urinar, limpe a vulva sempre em um movimento de frente para trás, evitando a proliferação de micro-organismos devido o contato com o ânus;
» Não sente em vasos sanitários que não seja o da sua casa ou de um ambiente bem higienizado;
» Use roupas íntimas de algodão;
» Evite roupas apertadas, principalmente as jeans;
» Opte sempre que puder por dormir sem as roupas íntimas, para que a região genital respire;
» Não utilize perfumes e desodorantes na vagina ou realize duchas íntimas, pois poderá alterar o seu pH;
» Pratique exercícios físicos;
» Mantenha uma alimentação balanceada;
» Faça visitas a cada 6 meses ao ginecologista, mesmo que nenhuma alteração se mostre aparente;
» Realize papanicolau anualmente ou à critério do ginecologista ou obstetra;

Atenção

Os dados contidos nesse artigo servem apenas como fonte de pesquisa. Para mais informações, consulte um bom ginecologista ou obstetra, caso esteja gestante.

Prevenção do corrimento amarelado

Corrimento amarelado: causas, tratamento e prevenção.

O corrimento se trata das secreções expelidas pelos órgãos reprodutores sexuais, mais aparentes visualmente nas mulheres do que nos homens. Quando esse processo apresenta variações, costuma indicar que algum distúrbio pode estar acometendo o organismo, por isso, é muito importante ficar atento a esse sinal.

É considerado como um corrimento normal, aquele que possua cor clara (branco leitoso ou levemente amarelo), que não cause coceira ou queimação e que não possua um odor desagradável. Durante o mês, com mais frequência quando a mulher está em seu período fértil ou grávida, o volume dessa secreção costuma ser maior, devido as alterações hormonais.

Quando o corrimento é amarelado, costuma indicar:

Corrimento amarelado: causas, tratamento e prevenção.
Barriga de uma mulher.
(Foto: Divulgação)

» Tricomoníase (na maioria dos casos): secreção amarelada acompanhada de mal cheiro e coceira genital;
» Gonorreia: secreção amarelada acompanhada de mal cheiro, coceira genital, dor ao urinar e durante as relações sexuais;
» Clamídia: secreção amarelada acompanhada de mal cheiro, coceira genital, dor ao urinar e durante as relações sexuais;
» Idade fértil, no caso das mulheres e se o corrimento não possuir cheiro;

Diagnóstico

As causas da alteração do corrimento costumam ser descobertas através das consultas ginecológicas e urológicas,  da observação da secreção e do pré-natal (em relação as gestantes). Manter visitas regulares com seu médico, pode ser uma boa maneira de prevenir e descobrir os motivos dessa alteração logo em sua fase inicial, facilitando assim o seu tratamento.

Tratamento

Os procedimentos utilizados para eliminar as causas das alterações presentes no corrimento vão variar de acordo com o quadro de cada paciente, podendo ser indicado o uso de medicamentos orais (como antibióticos) e pomadas, lembrando que tanto o indivíduo infectado, quanto o seu parceiro, deverão passar por todo o período de tratamento, seguindo-o a risca para evitar uma piora do transtorno, realizando assim a eliminação das variações no organismo.

Dicas

» Evitar o uso de absorventes internos durante o tratamento;

» Não manter contato íntimo durante o tratamento, mas caso isso aconteça, SEMPRE utilizar a camisinha;

» Evitar fazer duchas vaginais;

» Não usar sprays, perfumes ou qualquer outro produto na região íntima que possa causar a alteração do pH vaginal;

» Manter sempre uma boa higiene do local;

» Preferir utilizar calcinhas e roupas com tecido 100% algodão, evitando calças ou shorts muito apertados, principalmente na hora de dormir;

Líquido verde saindo da vagina

Toda mulher libera cerca de 4 a 6 ml de líquido lubrificante por dia e quando ele passa ganhar cor, densidade e até mesmo cheiro. Fique atenta, pois pode ser que esteja com algum corrimento.

Leia abaixo, o motivo dessa ocorrência e quais são os sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção.

Corrimento Esverdeado

O corrimento esverdeado é uma secreção que pode variar de acordo com a espessura e aspecto. Na maioria das vezes está relacionado com infecções ou doenças sexualmente transmissíveis. Desta maneira, ao realizar os exames que se pede, pode ser constatado que a mulher possui uma destas doenças:

– Tricomoníase;

– Candidíase;

– Gonorreia;

– HPV;

– Herpes Genital;

–  Gardnerella Vaginalis;

Caso esteja com corrimento, procure tratamento imediato.
Um simples corrimento pode gerar grandes transtornos, cuide-se.
(foto:divulgação)

Sintomas

Tal corrimento é proveniente de bactérias que formam na região genital e os sintomas provocados por elas podem ser variados como:

– Corrimento esverdeado, podendo estar com cheiro forte, denso e em excesso;

– Coceira e irritação;

– Vermelhidão e inchaço;

– Mal estar e queimação ao urinar;

– Dor e irritação durante as relações sexuais;

Diagnóstico  e Tratamento

Ao perceber que se esta com qualquer tipo de corrimento, é preciso ir ao seu ginecologista para que o mesmo possa estar analisando de perto o caso. Chegando lá, ele irá fazer perguntas sobre o histórico da saúde da paciente e também de sua família. Além disso, perguntará também como é realizado a sua higiene pessoal e se toma os devidos cuidados ao ter uma relação sexual.

Logo após, ele fará o procedimento de reconhecimento do corrimento ou ainda do problema que se abate em seu paciente, para que enfim, possa prescrever o seu tratamento. E dentro desse procedimento, pode estar exames, como o papanicolau e outros. No mais, passado por essas etapas e descoberto o real motivo do corrimento, ele irá prescrever o tratamento, que pode estar sendo feito por medicamentos via oral ou injetável.

Atenção: Em caso de DST, o seu companheiro também deve fazer o tratamento.

Prevenção

 O ginecologista irá orienta-la quanto a prevenção, o profissional passará os devidos cuidados que deve ter com sua saúde.

* Mantenha a área genital limpa e seca;

* Não use ducha vaginal;

* Use uma pomada ou supositórios vaginais de venda livre contra a cândida;

* Consuma iogurte probiótico;

* Que se faça uso dos preservativos para evitar a DST;

* Que evite usar talco, perfumes ou sprays de higiene feminina na área genital;

* Que evite vestir calças ou shorts apertados;

* Que se use roupas íntimas de algodão ou meias-calças com forro de algodão;

* Que prefira absorventes externos aos internos;

* Se for diabética, mantenha a glicemia controlada;

Motivos e tratamento para Corrimentos branco ou Marrom

Toda mulher em diferentes fases de seu desenvolvimento, apresenta um corrimento ou fluxo característico da saúde vaginal. Na verdade o evento também denominado pelo termo muco, tem a função de demonstrar se o organismo, em especial, o sistema reprodutor feminino, está com seu equilíbrio normal mantido.

O líquido com aspecto pastoso, branco e inodoro auxilia na prevenção de um ressecamento do órgão, o que consequentemente evitará o surgimento de alguma infecção. A quantidade desse tipo de corrimento pode se alterar durante os períodos que antecedem ou sucedem a menstruação, algo totalmente normal devido a ação da ovulação do período.

mulher
A quantidade de fluxo pode mudar durante o ciclo menstrual.

Grande parte das mulheres percebe o aumento do corrimento já na metade do ciclo menstrual, o certo é que na vida adulta o fluxo sempre será maior. O muco provoca uma relevante umidade, causando um certo desconforto, portanto, para sentir-se mais aliviada é importante manter a higiene correta e habitual, para não abrir caminhos para entrada de bactérias.

O uso de sabonetes íntimos é recomendável desde que o mesmo possua um pH adequado para a limpeza da vagina. Também podem ser utilizados protetores diários mas de forma casual, quando se utiliza frequentemente pode provocar infecções, justamente por não propiciar a ventilação necessária da região.

Se o muco ou corrimento apresentar características diferentes da citadas acima, como mal cheiro, cor amarelado ou mais escuro e vier associado a outros sintomas como prurido, ardência e queimação, é recomendável procurar um ginecologista. Esse sinas podem ser referente a algum distúrbio na saúde íntima comumente provocada por doenças infecciosas, ao realizar exames, o médico irá propor o melhor tratamento para o problema.