Quando trocar a escova de dente ?

Mantenha a saúde bucal em dia.

A saúde bucal é muito importante para vida do ser humano e quaisquer outro ser vivo, pois as bactérias que ali adentrarem podem se desenvolver em outros locais do organismo, o que por sua vez não é nada bom. Então para que ela esteja sempre em dia é indicado que se tenha uma boa higienização, e para isso é preciso que se escove os dentes ao acordar, depois de se alimentar e também, antes de dormir, e que não se esqueça de  passar o fio dental e se preciso o enxaguante bucal.

Mas não são somente esses cuidados  que devem ser tomados, por exemplo, a troca da escova de dente é muito importante, pois é nela que a maioria das bactérias, placas e sujeira, vão ficar alojadas. Por tanto é necessário que esteja sempre de olho nos pequenos detalhes. Todavia, prosseguindo dentro do assunto da escova de dente, indicamos que se realize a troca a cada três meses e também quando se encontrar gripado, com infecção na boca ou dor de garganta, pois os fungos e de mais meios tendem a se desenvolver na escova e acabam repassando a infecção novamente para o organismo, evitando assim, com que se haja a cura do mesmo.

Mantenha a saúde bucal em dia.
Troque a escova a cada três meses .
(Foto Reprodução)

Ou seja, é importante também que haja a troca a cada três meses, mas não para por aí os cuidados , é preciso que também assegure o seu modo de proteção, ou seja, como a guarda. E para isso especialistas indicam que o modo certo de guardar a escova de dente logo depois utiliza-lá é de pé, com uma tampa pequena apenas nos locais onde existe cerdas, e que essa tampa  tenha furos de ventilação, para que a escova possa secar naturalmente e não crie nenhum tipo de fungo devido esta úmida.

Enfim, agora que  já sabe o que deve fazer para ter uma boa saúde bucal, basta colocar em prática, pois assim, correrá menos riscos ainda. Então, vamos lá?!

 

 

Dores causadas pelo dente siso

Procure sempre ir ao dentista.

Os dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares, e também os últimos a nascer, sendo assim, eles podem aparecer por volta dos 16 e 20 anos de idade, enfim, tudo vai variar de acordo com a saúde bucal e tempo de cada pessoa. Contudo, pelo fato de serem os últimos aparecerem, a boca pode não ter muito espaço para se acomoda-los, e isso, pode acabar fazendo com que gere alguns problemas, mas em principal muita dor.

E o fato mais comum dele provocar essa dor é a erupção causada. E quando isso acontece é sinal de que o dente esta preso, e esta empurrando o tecido da gengiva e os de mais dentes, para conseguir um espaço, para poder sair, então, para que ele não provoque tamanho transtorno, os dentistas pedem que se faça a retirada do mesmo, antes que ele inicie o processo de erupção. Ou seja, deve ser feita a extração do dente, para que não venha se sentir dor.

E atenção, mesmo que se tenha espaço dentro da boca para ele poder nascer, pode ocorrer de sentir dor. Isso pelo fato do dente esta incluso e empurrando a dentição ou ainda por ele está empurrando o nervo, o que por sua vez, não é tão bom assim, pois requer maiores cuidados. No mais, se a dor de dente surgir, o sugerido é que se procure um médico dentista e faça um exame, para saber em qual proporção ele esta afetando e se vai ser preciso de extração ou não. Fora isso, pede-se para não tomar nenhum tipo de medicação, pois ao invés de ajudar, ela pode é atrapalhar, por tanto, nada de tentar fazer algo sozinho.

Procure sempre ir ao dentista.
Siso e suas dores.
Foto Reprodução

Além disso, procurar ir ao dentista semestralmente e manter sempre uma boa saúde da dentição, ajuda bastante, pois assim, o organismo que controla a saúde bucal entenderá o que esta acontecendo e não provocará dores maiores. Enfim, além da dor de dente é possível que a pessoa ainda  tenha febre e dor de cabeça, e sendo assim, o mais indicado a se fazer é o cuidar do dente, antes do acontecido.

Como eles são extraídos

Eles podem ser extraídos de uma única vez, por um cirurgião dentista. O procedimento pode demorar cerca de 2 horas ou mais, e levar tanto a anestesia geral, como local, tudo vai variar de acordo com cada processo e precisão. No mais, logo após fazer a extração o paciente terá de ficar com uma gases dentro da boca, por cerca de 30 a 45 minutos, e se caso aconteça algum sangramento, ele deverá que voltar para o consultório, para que possa fazer o estancamento do mesmo.

E atenção, conforme o tempo de melhora, o paciente poderá sentir um pouco de dor, febre e até mesmo mal estar. Então, é provável que o dentista receite algum anti-térmico, anti-inflamatório e de mais cuidados, para o caso disso acontecer.

Preço de um tratamento de canal

Vá ao dentista semestralmente.

O tratamento do canal dentário consiste na retirada da polpa do dente, que por sua, é como um tecido encontrado em sua parte interna. Sendo assim, uma vez que essa polpa for danificada, infeccionada ou ainda morta, ela deve ser removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado, e enfim, preenchido. Contudo, tal procedimento veda o canal, podendo assim, salvar alguns dentes, que poderiam estar sendo arrancados.

No mais, os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta acontecem devido:

. Dente quebrado

. Cárie profunda

. Dano ao dente, como por exemplo: algum trauma forte, sendo ele recente ou antigo. 

Todavia o valor para estar realizando esse procedimento pode estar variando entre R$300 até 1.700 ou mais, tudo vai depender do caso a ser tratado. Por tanto, para saber ao certo é necessário fazer um orçamento no consultório odontológico, com o especialista.

Vá ao dentista semestralmente.
Agende sua consulta.
Foto Reprodução

Como é Feito

Ele é feito em várias etapas, dependendo do caso. São elas:

Primeiramente se faz uma abertura na parte posterior de um dente frontal ou ainda na coroa do dente posterior, molar ou pré-molar.  Logo em seguida, a polpa infeccionada é removida, e o espaço pulpar e os canais esvaziados, alargados e limados, para que se possa fazer o preenchimento.

Se por acaso for preciso mais de uma visita, o dentista colocara uma restauração temporária vai ser colocada na abertura para proteger o dente, enquanto isso. Depois tal feito é removido e a cavidade da polpa e canal são preenchidos permanentemente. E já na etapa final, uma coroa é colocada sobre o dente para ajudar a restaurar o seu formato e também, para passar uma aparência de natural.

Enfim, os dentes que são restaurados podem durar a vida toda, desde que sejam tratados adequadamente.  E além disso, também é preciso que se  tenha uma boa higiene bucal e se faça exames dentários regulares, para evitar problemas futuros.  Por tanto, ao procurar um especialista veja os casos  já tratados por ele, e também, converse sobre o procedimento aplicado por ele, e o que seria preciso estar fazendo em seu caso. No mais, seja sempre cauteloso com a sua saúde, pois quem pode vir sofrer as consequências de um ato mal feito depois é você.

Aparelho móvel: Limpeza, cuidados e manutenção

Usar aparelho ortodôntico, nem sempre é agradável, isso tudo pelo simples fato de ter que possuir um certo cuidado com ele, no momento da alimentação. Ainda mais quando ele é móvel e tem de ser retirado, pois esse ato, as vezes causa um certo constrangimento. E devido a isso é muitas outras situações, acabamos o deixando de lado ou até mesmo esquecemos de limpa-lo da maneira correta.

O que não pode acontecer de maneira alguma, pois ele pode acabar criando fungos, bactérias e outros, que podem prejudicar a saúde bucal ao invés de melhorar. E literalmente esse não é  o proposito, então confira algumas dicas de como cuidar de seu aparelho e de sua higiene bucal. 

Dicas

aparelho01A primeira coisa é pedir ao seu dentista aquela caixinha colorida, que tem um cheirinho de chiclete, para estar guardando o aparelho. Ela irá proteger ele, enquanto: dorme, se alimenta, escova os dentes ou retira para fazer alguma atividade que não pode estar o utilizando. Logo depois de o ter guardado, realize a sua atividade normalmente e depois faça a limpeza de seus dentes, céu da boca, bochechas e língua. Se possível faça até mesmo um gargarejo, pois quem usa aparelho, vai ficar com o gostinho de ferro na boca, o que consequentemente, acaba liberando um cheiro não muito agradável de se sentir.

Feito a limpeza é hora de verificar se o seu aparelho não está sujo também. Pegue o seu aparelho é tome bastante cuidado, pois na maioria das vezes, ele vai ser apenas um fio, com alguma peça, então ele é frágil. Se puder lave-o com uma escova de dente e água corrente. Se não for o caso, lave-o apenas com água corrente. Feito isso verifique se não ficou nenhum resíduo nele. E se não houver ficado, coloque em um papel toalha dentro da caixinha onde o guarda e deixe secar na sombra. Não vai demorar cerca de dez minutos, para que ele esteja seco por completo. E depois disso tudo basta coloca-lo novamente e renovar os cuidados sempre que preciso.

aparelho02Agora vamos falar um pouco sobre a manutenção. Ela deve ser feita ao menos uma vez no mês. E dependendo do aparelho, dentro de 15 em 15 dias. Caso o seu dentista peça que volte somente no período de três meses ou então se alguma coisa de errado acontecer, não faça. Pois todo é qualquer aparelho ortodôntico, vai necessitar de manutenção, dentro do prazo de um mês. Então arrume uma desculpazinha é marque a consulta sempre, dentro desse tempo.  Enfim é isso, e necessário ter cuidado total com a higienização do aparelho e da boca em si.

Dente siso sintomas

Os sisos são os últimos dentes a nascer, por isso eles são os que mais incomodam. Eles começam a crescer por volta dos 18 a 25 anos de idade e machucam bastante, devido a arcaria dental, já está quase totalmente constituída  Por isso que é sempre aconselhável, retirar eles, antes que ele apontem para fora. Ainda mais porque se eles começarem a nascer, além de doer muito, pode causar outros sintomas, como os a seguir:

  • sisos11O primeiro sintoma como já havia dito antes é a dor. Ela vai ocorrer porque eles vão empurrar os de mais dentes, caso não tiver espaço para que eles nasçam. O que já vai estar prejudicando também , na formação da mandíbula.
  • Segundo sintoma é algo bem simples e que pode ser confundido com a doença gengivite. A gengiva começa a ficar vermelha ao redor dos dentes e inchada. Isso faz com que ela fique mais sensível, fazendo assim com que sintam dor, ao tomar qualquer coisa gelado ou então no momento de comer. E caso, esses sintomas permaneçam, podem causar sérios problemas nos molares.
  • Outro sintoma que pode estar sendo sitado  lembrado é o mau gosto que irá ficar em sua boca. A língua vai acabar produzindo um gosto amargo, devido o seu organismo está liberando uma nova parte de você. E esse gosto, pode ficar ainda pior, caso houver a inflamação, o que é bastante comum.
  • Agora os dois sintomas que mais incomoda  quem está com esses dentes nascendo e a dor de cabeça e ouvido. Isso acontece pelo fato de estarem muito próximos um do outro e trabalharem na mesma articulação. Então caso você tenha dor de dente, pode esperar, que logo a dor de cabeça ou de ouvido irá aparecer.

Então o que é recomendado por quase todos os dentistas é que o paciente tire uma panorâmica de seu rosto e arcaria dentária, para que ele possa estar analisando se a espaço ou não em sua arcaria dentária. Caso não haja, já pode ir marcando o dia da cirurgia, para a retirada dos quatro dentes, pois se não eles te incomodarão bastantes futuramente. Lhe deixando de cama, com mal estar, febre, gosto ruim e muita dor, coisas que nenhum ser humano em sã consciência gostaria de ter.  Quanto mais cedo resolver esse problema, menos trabalho futuramente você irá ter.

Quantas vezes devemos escovar os dentes por dia

Tome os cuidados devido.

A higiene bucal é muito importante para a saúde, é ela quem mantem o organismo protegido das bactérias. Os dentistas recomendam a escovação diária de três vezes ao dia, com uso do fio dental. Mas reforçam que para manter a boca ainda mais saudável, é importante fazer a escovação logo que consumir algo, principalmente em se tratando de doces.

Para criar hábito, ao acordar escove os dentes, assim deve ser após o almoço e antes de dormir. Se por acaso estiver na rua, não tenha vergonha, carregue contigo um mini kit ( creme dental com flúor, escova e fio dental). Agora vamos acompanhar passo a passo como manter a higiene bucal.

Limpeza Bucal

1° Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação a gengiva para não machuca-la. Em seguida movimente a escova afastando-a da gengiva, fazendo movimentos circulares em cada região da boca.

Tome os cuidados devido.
Cuide de sua saúde bucal.
(Foto Reprodução)

2° Escove as partes internas, externas e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de trás para frente. Atenção, cuidado com a força utilizada, pode correr o risco dela tirar o esmalte dos dentes

3° Escove a língua, céu da boca e também as bochechas. Evita bactérias e mau hálito.

4° Passe o fio dental. Utilize aproximadamente 40 centímetros de fio. Passe devagar entre todos os dentes, para remover o restos de alimentos que a seda da escova não conseguiu alcançar.   

Observação: O anticéptico bucal não é muito recomendado, mas se houver necessidade pode utiliza-lo