Toxoplasmose IgG

infecção parasitária

Causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, atoxoplasmose é uma infecção parasitária que geralmente se apresenta de maneira auto-limitada e oligoassintomática, ressaltando que em mulheres que se encontram em período gestacional a toxoplasmose tende a assumir maior relevância.

O protozoário Toxoplasma gondii se encontra presente principalmente em gatos. Essa parasitose cosmopolita geralmente pode ser adquira através do consumo de alimentos contaminados com cistos de Toxoplasma, ou através do contato de objetos contaminados com fezes de gatos, através da doação de órgãos. A toxoplasmose também pode ser transmitida de forma congênita.

As formas clínicas da toxoplasmose são divididas da seguinte maneira: toxoplasmose ganglionar, que se caracteriza por ser uma infecção primária em imunocompetentes; também é existente a toxoplasmose em pacientes imunocomprometidos; toxoplasmose ocular e a toxoplasmose congênita, transmitida durante a gestação.

O IgG é um anticorpo que comumente tende a se tornar mais forte caso o indivíduo adquirida a toxoplasmose. Após cerca de aproximadamente 4 semanas que o indivíduo se encontra infectado pelo Toxoplasma gondii, o anticorpo IgG se torna positivo para toxoplasmose pelo resto da vida do mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.