Toxoplasmose ocular

A toxoplasmose é uma doença considerada alarmante em todo o mundo. É transmitida pelo protozoário Toxoplasma gondii, encontrado em animais, como gatos e aves. Porém, em alguns casos, pode acontecer o contágio de pessoa para pessoa, através de transplantes de órgãos e transfusões sanguíneas.

Quando o tratamento não é realizado de maneira adequada ou a ajuda médica não é procurada, o parasita começa a se multiplicar em grande escala no organismo humano, podendo provocar sérios danos em toda complexidade da estrutura corporal, inclusive nos olhos.

Quando a doença atinge essa região, é denominada como toxoplasmose ocular, caracterizada pela inflamação da retina e suas vias, além do comprometimento do tecido nervoso facial, processo que a curto, médio ou longo prazo, poderá causar danos irreversíveis no enfermo, como a cegueira.

Especialistas afirmam que esse distúrbio pode também ser caracterizado como uma doença congênita, se manifestando em alguns quadros, logo após o nascimento de um bebê (caso sua mãe seja portadora do parasita). Devido a isso, o pré-natal é essencial nesse momento, para cuidar e tratar da saúde do feto e da mulher.

A fase inicial da toxoplasmose ocular provoca pequenos danos aos olhos, já em seu quadro grave, ocasiona o comprometimento da mácula (porção central da retina), estrutura responsável pela visão detalhada e central.

Toxoplasmose ocular: causas, sintomas, tratamento e prevenção.
Olhos de uma mulher.
(Foto: Reprodução)

Sintomas aparentes

» Visão borrada;
» Escotomas;
» Fotofobia;
» Dor;
» Lacrimejamento;
» Amaurose.

Diagnóstico

Nem todas as pessoas que possuem toxoplasmose tem os olhos comprometidos, para isso é necessário que exames detalhados sejam realizados e analisados pelos médicos através da dilatação da pupila e mapeamento da retina.

Tratamento e prevenção

Ainda não existem medicamentos e procedimentos completamente eficazes para o tratamento completo da toxoplasmose ocular, provocando assim a sua cura. Por isso, o  mais indicado é que a sua prevenção seja realizada. Veja algumas dicas abaixo desse processo:

  1. O parasita Toxoplasma gondii é bastante resistente, por isso, evite consumir carnes e ovos crus ou mal passados;
  2. Lave bem todos os alimentos antes de consumi-los. Caso a preparação seja crua, deixe-os de molho por 15 minutos na solução de água e vinagre, antes de servir;
  3. Se possível, utilize luvas enquanto cozinha;
  4. Não coloque a mão na boca ou nos olhos enquanto estiver cozinhando;
  5. Mantenha a higiene do seu animal e do local onde ele fica, para evitar a proliferação do parasita;
  6. Lave bem as mãos sempre que for se alimentar e após brincar ou pegar no seu animal;

Aviso

As informações contidas nesse post são de inteiro uso de pesquisa. Caso necessite de mais informações ou tratamento, procure ajuda médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.