Toxoplasmose tratamento

A toxoplasmose é uma doença infecciosa que contém características muito variáveis, proveniente do toxoplasma gondii, um tipo de protozoário, a doença também é conhecida como doença de gato, justamente por ser facilmente disseminada em grande parte do reino animal. Desde aves, mamíferos e o ser humano podem ser infectados.

Mesmo provocando problemas de diferentes níveis – leves e graves, a toxoplasmose, pode gerar sérios riscos a visão e também ao feto de uma mãe infectada. Os sintomas podem não se manifestar, já em outras pessoas se apresentam como gânglios ou ínguas intumescidos espalhados pelo corpo e febre diária. Mas costumas regredir em algumas semanas.

doença
Toxoplasmose

A doença diminui seus impactos quando a pessoa tem a imunidade controlada, ou seja, quando há queda de resistência, o parasita reage novamente no organismo, que pro sua vez não consegue eliminar o mesmo. Pessoas portadores do vírus HIV e forem acometidas com a toxoplasmose podem perder a vida caso não tenham o tratamento adequado e feito de forma precoce.

Como a doença possui uma evolução lenta por semanas, as pessoas com a imunidade elevada podem ser tratadas regredindo de maneira espontânea a enfermidade, condicionando o parasita a somente na situação residual.

O paciente sintomático recebe o tratamento para paralisar os sintomas prejudiciais e desconfortáveis. Atualmente os medicamentos específicos usados para essa doença são relativamente ativos. Se for mantido durante a quantidade de semanas determinadas, no caso três, a recuperação é completa.

São utilizados os remédios comuns, entre eles estão a pirimetamina, juntamente com a composição de sulfadiazida associada. Antes vistos com preocupação por causa das características de toxicidade, são eficazes no tratamento. Lembrando que em qualquer situação que indique os sintomas da toxoplasmose, é recomendável procurar um médico o quanto antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.