Brasil Blogado » Saúde » Tratamento da Unha Infamada

Tratamento da Unha Infamada

A unha encravada acontece quando as partes laterais da unha começam a entrar no tecido do dedo. Entre e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

     

tratameto da unha encradada 300x245

A unha inflamada ou encravada acontece quando as partes laterais da unha começam a entrar no tecido do dedo. Quanto mais cresce, mais a unha vai entrando no tecido e encravando o dedo, até ficar revestida pela pele, que se torna mais espessa e se inflama. Além disso, a cavidade que alí se forma, logo depois fica fechada, tornando-se assim um meio fácil para a proliferação de micróbios, o que causa a infecção local aguda. Esse tipo de inflamação pode acontecer em qualquer dedo, mas é comum o surgimento no primeiro dedo do pé.

Alguns fatores podem causar as inflamações nas unhas, e podem ser destacados:

  • o corte incorreto da unha – quando se corta muito a unha, deixando as extremidades livres e curvadas, favorece para que a unha entre na pele.

  • utilização incorreta de calçado – quando o calçado é muito estreito e bicudo pode comprimir os dedos, aumentando ainda mais o risco de inflamação.

No começo, a inflamação causa uma pequena dor, e pode se aumentar com o uso de sapatos apertados, ou quando o local é atingido de alguma forma. Consequentemente a dor vai se tornando cada vez mais intensa e persistente, gerando vermelhidão e até pus.

Outros fatores que causam inflamação são o surgimento de bactérias – Paroníquia, e micoses – Onicomicose.

São infecções nos tecidos que revestem a unha, causadas por fungos e micróbios. Nestes casos, o tratamento é prolongado, feito a base do uso de comprimidos antimicóticos, sendo necessários vários meses para que os fungos responsáveis sejam eliminados.

Algumas medidas podem amenizar a infecção: usar compressas quentes, amolecendo a lesão e aumentando a irrigação do local, o que favorece a entrada dos próprios medicamentos, como também as células imunitárias do organismo.

São diversos os tratamentos para inflamação de unha, mas a utilização de cada um dependerá da fase em que está a inflamação. Se for leve, o problema poderá ser resolvido com tratamento local através da aplicação de anti-inflamatórios e anti-sépticos, juntamente com a ingestão de antibióticos.

Se o problema já estiver em fase avançada, deve utilizar o recurso da cirurgia. Sob anestesia, o médico libera a extremidade da unha, extraindo os tecidos prejudicados e a parte da unha que estavam nos tecidos. Só depois desse procedimento, é que é feita a aplicação imediata de antibióticos e anti-inflamatórios no local.


Quer comentar ?