Tratamento das águas


O tratamento de água é uma forma de remover todas as substâncias não favoráveis em sua composição, as impurezas e as contaminações devido as grandes quantidades de lixos que são descartados de maneiras erradas. Para que a água esteja dentro dos padrões necessários para o uso humano ela passa por um processo de purificação e tratamento.

A oxidação é a primeira etapa para o tratamento, é quando as substâncias presentes na água sofrem oxidação, devido ao uso do cloro, facilitando a purificação das etapas seguintes.

A coagulação, é a etapa que ocorre a retirada de substância não favoráveis para o consumo, são misturados sulfato de alumínio e cal, que captarão os resíduos da água.

A etapa de floculação, a água sofre uma grande mistura para que os flocos se misturem ganhando peso e consistência.

A etapa de decantação, os resíduos serão separados e acumulados no fundo dos poços, diminuindo cada vez mais a quantidade de substâncias imprópria.

A etapa de filtração é realizada para filtrar todas as impurezas que ainda restam na água. A água passa por uma filtragem ode estão acondicionados grandes quantidades de areia, pois ela capto os resíduos deixando a água passar limpa.

A etapa de desinfecção, quando a água recebe substância em quantidades exatas para desinfectar, o cloro acaba com as bactérias dando qualidade na distribuição para as residências

A etapa de adequação de pH da água, dando um padrão quanto ao uso de substâncias regulando a sua exatidão em quantidade de cloro.

A etapa de fluoretação, é adicionado o flúor que ajuda na prevenção e fortificação dos dentes das pessoas.

A água bem tratada ajuda na qualidade de vida das pessoas e diminuindo as chances de doenças e aumentando a imunidade, pois muitas doenças podem atingir a população através de água contaminada. A água deve estar em boas condições para que o ser humano possa usá-la e ingerir sem transtornos futuros.

Mas muitas cidades brasileiras não dispõem de tratamento de água, não recebem o saneamento de rede de esgoto aumentando a baixa qualidade de vida e gerando a pobreza de determinadas regiões, a água é o bem mais importante da terra pois sem a mesma não à vida, tudo gira em torno da água, por isso faça sua parte e economize água.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.