TRATAMENTOS DA ÁGUA

A água é uma fonte de sobrevivência dos seres humanos por isso deve se bem tratada com a mais o mais raro dos tesouros da humanidade uma fonte de renovação não deve conter impurezas que prejudique o bem estar de cada indivíduo prevenindo-os de doenças como leptospirose, a cólera e diversas outras que ameaçam a saúde humana . Por isto que o tratamento da aguá e o principal vilã da sociedade a décadas não tem como destina a água a população sem antes fazer a remoção de impurezas de micro-organismos sem um tratamento adequado. O Tratamento deste liquido é procedimento físicos e químico que geralmente deve ser aplicado na água para que ela fique pronta para o consumo humano, ou seja, uma água potável pois este procedimento traz a população a garantia de água uma água livre de contaminações.

Em uma plataforma onde é tratada a água segue-se os procedimentos seguintes:

*Coagulação: processo que serve para juntar a partículas sólidas que si localizam nas águas, pois a água quando chega no tanque do ETA na sua forma mais natural possível ela é seguida do tratamento com o sulfato de alumínio.

*Floculação – A floculação é a água já coagulada que se movimenta dentro dos tanques de concreto formando, as partículas sólidas que se aglutinam em flocos maiores ganhando peso, volume e consistência.

*Decantação – no fundo dos tanques os flocos formados anteriormente separam-se da águas por ação da gravidade e as impurezas vão para o fundo separando-se da água tornando a pura .

*Filtração – Neste processo a água ainda contem impurezas de tamanho minúsculos que passa por filtros formados por carvão que as mantem retidas. Na verdade e um processo de decantação retendo todos os tipos de sujeiras restantes.

*Desinfecção – Quando chega nesta fase a água já esta limpa mas ela recebe os aplicativos cloro ou ozônio para eliminar micro-organismos como germes nocivos à saúde, garantindo uma segurança aos causadores de doenças.

*Fluoretação – Melhora os casos de cáries dentárias, especialmente no período de formação dos dentes, que vai da período de bebê até adolescência por este motivo o procedimento da aplicação do flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

*Correção de PH – é aplicada na água uma certa dosagem de cal, procedimento que serve para acertar e controlar o PH da água e controlar a rede de encanamentos de distribuição.

Essas são algumas fontes de tratamento superficial usada em nos rios, lagos ou represas, por gravidade ou bombeamento pois também existe os tratamentos subterrâneos que é feito em poços artesianos para captar a água dos lençóis subterrâneos. Portanto o importante e a capacidade de proporcionar um perfeito abastecimento de água a população.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.