Brasil Blogado » Saúde » Urina com cheiro

Urina com cheiro

Se a sua urina está com cheiro forte e você não sabe qual a razão, acompanhe este artigo, saiba o que pode ocasionar esse transtorno e o que fazer para eliminá-lo.

     

A cor e o cheiro da urina podem indicar vários fatores à saúde humana, como uma possível desidratação do corpo, o desenvolvimento de infecções, doenças ou outros diversos transtornos. Quando o odor se manifesta de forma alterada, principalmente quando é muito intenso, é importante ficar atento.

Essas alterações costumam ser temporárias e nem sempre indicam o aparecimento de doenças no trato urinário ou nos órgãos reprodutores. Porém, existem possibilidades de micro-organismos estarem se acumulando de maneira intensificada na região, podendo vir a provocar sérios danos a região.

Causas

Os principais motivos que ocasionam esse distúrbio são:

Motivos que provocam o cheiro forte na urina

Urina colocada em potinho para teste.
(Foto: Divulgação)

» Desidratação;
» Insuficiência hepática;
» Consumo de determinados alimentos, como aspargos;
» Excesso de vitamina no organismo;
» Uso de medicamentos;
» Diabetes mellitus;
» Câncer de bexiga;
» DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis;
» Fístula na bexiga;
» Infecção no trato urinário;
» Cetoacidúria;
» Fenilcetonúria;
» Doença da urina em xarope de bordo.

Ajuda médica

Devido aos vários fatores que possibilitam a alteração no odor da urina, sendo que muitos deles podem ser causados processos naturais e não considerados graves, indica-se que ajuda médica seja procurada se esse sinal surgir acompanhado de sintomas como: ardor ao urinar, calafrios, febre, dor nas costas, mudança da tonalidade da urina, aumento do corrimento, entre outros.

Os principais procedimentos utilizados inicialmente para analisar o quadro do paciente é uma anamnese, cultura de urina e exames relacionados ao trato urinário.

Prevenção

Para evitar o aparecimento do cheiro forte na urina ou eliminá-lo (quando suas causas não são graves), siga os passos abaixo, ajude o seu corpo a estar sempre de bem consigo mesmo e com a saúde em dias!

» Beba bastante água todos os dias, principalmente quando as temperaturas estiverem mais elevadas ou quando realizar exercícios físicos;

» Use medicamentos e suplementos vitamínicos apenas com indicação médica;

» Evite consumir regularmente e em grandes quantidades alimentos como aspargos, alho, café e cebola.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?