Vai fazer Enem? Entenda como funciona o processo de inscrição

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é considerado nacionalmente como a avaliação mais importante para o ingresso de instituições de curso superior, sejam elas de caráter privado ou não, já que possuem parceria com alguns dos programas mais influentes nessas modalidades, como o Sisu e o ProUni.

Sua programação acontece anualmente através de etapas bem simples, onde todos os interessados devem procurar seu portal online no primeiro semestre (entre Maio e Junho) para efetivar suas inscrições, devendo fazer o seu acompanhamento até a realização das provas – que geralmente acontecem em dois dias, em um final de semana de Outubro.

Quem pode participar?

* Alunos que estejam cursando ou que já concluíram o Ensino Médio;

* Maiores de 18 anos que ainda não tenham concluído o Ensino Médio, que desejam possuir esse certificado e concorrer a uma das vagas de cursos de graduação oferecidas.

Como fazer a inscrição?

Para fazer a inscrição, é necessário acessar o portal online do Enem e Inep, seguir as instruções descritas passo a passo, informando todos os dados solicitados. É extremamente relevante que nenhuma informação seja descrita de maneira errada, para que nenhum transtorno aconteça posteriormente.

É importante entender o processo de inscrição.
Enem.
(Foto: Reprodução)

Assim que o cadastro for finalizado, o site disponibilizará o Cartão de Confirmação do estudante, contendo seu número de inscrição, alguns dados pessoais, opção de língua estrangeira, descrições para portadores de necessidades especiais, datas, locais, horários, entre outras particularidades.

Provas

As avaliações são compostas por quatro provas de 45 questões e uma redação. Os conhecimentos exigidos dos alunos variam entre assuntos de:

  • Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e sua Tecnologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Tempo do exame

O tempo destinado para a realização das provas varia de acordo com o dia:

  • 1° dia: 4 horas e 30 minutos;
  • 2° dia: 5 horas e 30 minutos.

Documentação

Nos dias de avaliação, é extremamente necessário que os inscritos levem consigo o Cartão de Confirmação e sua Identidade (RG). Ambos documentos serão exigidos pelos fiscais de sala para a entrada do aluno e para que ele permaneça no local para a efetuação das provas.

Observação: Geralmente, o Cartão de Confirmação é enviado para a residência do cadastrado, mas se isso não acontecer, é recomendado que o próprio indivíduo entre no portal online do Enem e Inep e imprima o seu.

Dica

Confira os seus dados e todas as informações do edital, destacando cada termo do regulamento, suas proibições, exigências, etc. Respeite os horários e os métodos de aplicação das provas, caso contrário poderá perder sua grande chance!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.