Brasil Blogado » Geografia » Vegetação do nordeste

Vegetação do nordeste

Vegetação do nordeste, cerrado tem como características arvores de baixo porte, com galhos retorcidos, coberto por gramíneas no chão, além de um solo com acidez alta.

     

A vegetação do nordeste é bastante rica e diversificada, sendo que essa vegetação vai desde a Mata Atlântica no litoral à Mata dos Cocais no Meio- Norte. Ecossistemas como os manguezais, a caatinga, o cerrado e as restingas dentre outros, possuem fauna e flora exuberantes, abrigando diversas espécies endêmicas.

A composição da vegetação do nordeste se da pelo cerrado que ocupa grande parte, cerca de aproximadamente 25% do território, como já foram ditos anteriormente.

Veja alguns exemplos de vegetação nordestina:

*Cerrado – O cerrado tem como características arvores de baixo porte, com galhos retorcidos, coberto por gramíneas no chão, além de um solo com acidez alta. As copas das árvores e arbustos do cerrado são abertas, permitindo a passagem de luz aos extratos herbáceos. Existem também alguns fatores essenciais como luz, calor e tipo de Solo que contribuem para o desenvolvimento da vegetação.

*Mata Atlântica – essa mata também conhecida como Floresta tropical úmida de encosta, é caracterizada por possuir grande umidade. Originalmente se estendia do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, porém por causa dos desmatamentos, apenas 5% da sua vegetação original ainda existe. O processo de extração do pau-brasil começou na Mata Atlântica.

*Mata dos Cocais – essa formação vegetal é uma formação de transição entre os climas semi-árido, equatorial e tropical. Babaçu e Carnaúba são as principais espécies dessa mata. A Mata dos Cocais abrange os estado do Maranhão e do Piauí, além de parte do Ceará e o Tocantins.

*Caatinga – a caatinga é também chamada de Sertão, Carrasco e Seridó, apresenta muitas variações na região, tais como: caatinga seca e agrupada, caatinga seca e esparsa, caatinga arbustiva densa, caatinga das serras, caatinga da Chapada do Moxotó, além da caatinga do Litoral. Tem como principais espécies o pereiro, a aroeira, o aveloz e as cactáceas, formada por vegetais de regiões secas, é uma vegetação tipicamente sertaneja.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?