Brasil Blogado » Doenças » Vírus Papiloma Humano

Vírus Papiloma Humano

O Papilomavírus Humano – HPV é capaz de provocar a formação de verrugas sobre a pele, principalmente em áreas como boca, lábios, cordas vocais e órgãos genitais, acesse e veja a forma de transmissão, tratamento dentre outras informações.

     
Doença causa pelo Papilomavírus Humano

Papilomavírus Humano – HPV

De maneira genérica o Papilomavírus Humano – HPV, comumente denominado apenas como HPV é um grupo de vírus que compreende cerca de mais de cem tipos variados, sendo que os mesmos são capazes de provocar a formação de verrugas sobre a pele, principalmente em áreas corporais como boca, lábios, cordas vocais e órgãos genitais (ânus, vagina, pênis).

Nos órgãos genitais as lesões causas pelo vírus podem por vezes ser precursoras de tumores malignos, principalmente do câncer do colo do útero, um dos que mais acomete mulheres de diferentes faixas etárias. Predominantemente transmitido através do contato íntimo direto sem o uso do preservativo, o Papiloma Vírus Humano – HPV também pode ser transmitido de maneira congênita, ou seja, da mãe para o feto.

O Papilomavírus Humano pode ser detectado aravés da realização de alguns exames, tais como hibridização in situ, Papanicolaou, captura híbrida, PCR ou colposcopia. A infecção causada pelo HPV pode ser tanto sintomática, quanto assintomática. Se sintomática a mesma se manifesta principalmente através da presença de verrugas em determinadas áreas acometidas da pele, sendo que essas verrugas comumente possuem o aspecto bastante semelhante ao de uma pequena couve-flor.

Se assintomática, a infecção causada pelo HPV pode causar alterações discretas, que por vezes poderão ser detectadas através de exames específicos. O tratamento da infecção causada pelo HPV consiste na toma de medicamentos, e por vezes é necessário que o paciente se submeta a algum tipo de processo cirúrgico, tal como eletrocauterização, cauterização química, crioterapia dentre outros.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?