Brasil Blogado » Alimentação » Vitaminas para o cérebro

Vitaminas para o cérebro

Vitaminas para o cérebro, veja os tipos de vitaminas que o cérebro necessita para desempenhar um bom funcionamento.

     

O cérebro usa cerca de aproximadamente 20% da energia do corpo, sendo que o mesmo requer constante oxigênio que vem da corrente sanguínea, usando ainda cerca de aproximadamente 24% do oxigênio inalado. A fisiologia cerebral é extremamente complexa, tendo o poder de influenciar de maneira significativa em tudo que nós seres humanos fazemos.

  Os neurônios são unidades celulares fundamentais para o funcionamento do cérebro, sendo que os mesmos possuem uma espécime de receptores que são capazes de captar mensagens dos neurotransmissores (químicos situados no cérebro que possuem a capacidade de viajar entre as células). Os neurotransmissores possuem a capacidade de se ligarem aos neurônios receptores criando então atividades cerebrais especificas.

     A todo momento ocorre mudanças nas membranas celulares, e as mesmas são significativamente afetadas por diversos fatores, tais como, dietas, emoções, funcionamento do sistema imune entre outros. Mesmo alterações de porte menor nas membranas celulares podem ocasionar diversas consequências nas habilidades dos neurotransmissores.

A falta de neurotransmissores ou o excesso pode resultar/ocasionar em diversas condições, tais como, ansiedade, depressão, hiperatividade, contribuindo ainda para o acometimento de doenças do cérebro, doença de Parkinson, Altheimer entre outras.

Uma alimentação saudável e balanceada que supra e atenda as necessidades especificas do cérebro, pode auxiliar de maneira significativa, fazendo com que os neurônios alcancem um equilíbrio químico ocasionando em um resultado satisfatório.

O sistema cerebral depende do trato gastrointestinal e também do fígado, ambos saudáveis para utilizar bem o alimento consumido, fazendo a absorvição de nutrientes adequadamente para então liberá-los ao cérebro, fazendo a remoção de diversas toxinas situadas no mesmo e também mantendo de maneira apropriada as atividades do sistema imune.

  • Alimentos que contenham Omega 3, possuem ácido lipídio, o mesmo auxilia benefícios a saúde cardíaca, e auxilia também na manutenção da saúde cerebral. Principais alimentos que contém teores significativos de Omega 3, salmão, sardinha, anchovas entre outros peixes, óleo de semente de linho, azeite de oliva.
  • As vitaminas do complexo B auxiliam de maneira significativa na promoção do sistema imune e também na manutenção da saúde cerebral, protegendo os tecidos nervosos contra a oxidação, auxiliando também no isolamento das células nervosas, e ainda proporcionando um  aumento significativo da memória.
  • A cafeína pode melhorar de maneira significativa o alerta mental, embora seja importante impor limite na ingestão de cafeína, pois o excesso dessa substância pode ocasionar em ansiedade, estresse e irritabilidade.

Algumas atitudes podem auxiliar na manutenção da saúde cerebral, como, se habituar a técnicas de meditação e relaxamento, dormir bem, essas atitudes auxiliam no revigoramento e na regeneração do estado mental.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?