Brasil Blogado » Biologia » Xaxim planta extinção

Xaxim planta extinção

Quase ninguém sabe o que é um xaxim, mas se falar de samambaiaçu, logo tudo fica esclarecido. Mas, você sabia que o Xaxim ou o samambaiaçu sendo ameaçado de extinção? Se não, acompanhe este artigo e descubra porquê!

     

O Xaxim ou samambaiaçus, assim como ela é denominada, faz parte da família das samambaias e muitas pessoas não conhecem essa planta e se conhecem, é porque já ouviam os avós falarem da mesma. Pois trata-se de uma planta, cuja a espécie mais conhecida é a dicksonia sllowiana, pertencente a família das dicksoniáceas, nativa da Mata Atlântica que podem ser encontradas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Xaxim é uma das diversas plantas que estão ameaçadas de extinção e o principal causador é o homem. Para quem não sabe, um pé de xaxim pode demorar até cem anos para alcançar a estatura média.

E uma planta pertencente a família das samambaias e que esta em processo de extinção devido a perda de seu habitat

Xaxim ou Samambaiaçu (Foto Reprodução)

Características físicas

 O xaxim, ao contrário das samambaias que vemos por ai, ela cresce no tronco que pode ser serrado até ficar no tamanho ideal para ser comercializado. Porém, se ele não for cortado, a planta pode ultrapassar os dois metros de altura.

O tronco do Xaxim é composto com escamas e razies soltas, outras precisam ser cortadas. As folhas da planta são de cor verde, compridas com vários desmembramentos e soros por baixo que desde a tonalidade marrom claro ao preto.Esses soros podem ser confundidos com as sementes, mas não são.

Atenção: plantas pteridófitas não possuem sementes.

Reprodução

Você deve estar se perguntando: mas se o Xaxim não possui semente, como ela se reproduz?

Bom, essa pergunta é simples de responder. A maioria das plantas pteridófitas são assexuadas e por isso elas se reproduzem da seguinte maneira:

Os soros caem no solo e se encontram com outros produtos, que por sua vez, fazem com que haja a fecundação e o surgimento de uma nova planta.

O esquema deste ciclo de reprodução pode enquadrar o Xaxim, já que ela é uma planta pteridófita. (Foto:Divulgação)

Embaixo de suas folhas existem os soros que são pontinhos pretos ou marrons. Eles caem entrando em contato com a terra e outros elementos do meio ambiente. Deste modo acontece a germinação dando origem a um protalo e por ser uma planta sexuada ela é produtora de gametas.

E para se reproduzir o Xaxim necessita de um solo úmido, fresco e de preferência, com sombra.  Não se esquecendo de que deve haver água em abundancia para haja a fecundação, surgir o zigoto que desenvolve em embrião e acaba nascendo uma nova samambaia. Há uma série de fatores que levam o Xaxim à lista de plantas em extinção e para tira-la da lista, não apenas o Xaxim, mas outras plantas também, o homem deve conscientizar de que cada árvore que ele derruba, cada planta que ele retira de seu habitat, está causando um dano irreversível não só à natureza mas para ele mesmo.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?