Brasil Blogado » Variados » Zumbi dos Palmares biografia

Zumbi dos Palmares biografia

Zumbi dos Palmares biografia, veja toda esta história aqui no Brasil Blogado.

     

O Zumbi foi símbolo de resistência contra a escravidão ele foi o último chefe do Quilombo dos Palmares, ninguém sabe exatamente a data de seu nascimento mas sua história começa no ano de 1655, ele foi encontrado em Palmares por Brás da Rocha Cardoso que oferceu à Padre Antônio Melo, depois de ter um lar foi batizado e nomeado Francisco.

Em sua educação aprendeu a falar português e latim, com 15 anos de idade fugiu de casa e aderiu ao nome de Zumbi, que tem o significado de guerreiro. Posteriormente começou a comandar o quilombo, deido à um ato um tanto abusado onde vai contra a decisão de Ganga Zumba que era o líder de Palmares, por conta de sua decisão Zumbi se tronou o novo líder da região, onde provocou a guerra civil, que chefiou por 14 anos.

No ano de 1694, ele chegou a Macaco, mostrando para toda a comunidade todo o seu poder, depois de lutar incansavelmente fugiu para que conseguisse se esconder, foi achado depois de ter sido denunciado por um antigo companheiro de luta, foi assassinado no dia 20 de novembro de 1695, foi mutilado e sua cabeça mandaram para Recife ficando exposta para todos verem em plena praça. O dia de seu assassinato é conhecido como o dia da consciência negra.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?