Brasil Blogado » Escolar » Animais que sofrem metamorfose

Animais que sofrem metamorfose

A metamorfose pode acontecer com diversos animais. Leia a matéria a seguir, descubra em quais e mais, veja como ela acontece e quais são as suas fases.

     

A metamorfose, que por sua vez é a transformação de um ser em outro, pode acontecer no reino animal. E os animais que podem sofrer esse tipo de mutação são os moluscos, anfíbios, algumas espécies de peixes e também os insetos.  E saiba você, que isso é muito normal, ao contrário do que muitos imaginam. Acompanhe.

Processo de Metamorfose

As fêmeas dos animais que sofrem metamorfose, põe seus ovos em lugares que acham seguros, e logo após a sua postura, eles eclodirão e até se transformar em larvas. E nessa fase, o animal,  irá se alimentar bastante, por isso pode acabar ficando nessa fase durante dias, isso dependendo da espécie. Por exemplo:

As larvas do mosquito da dengue que ficam submersas na água parada, se alimentam de matéria orgânica contida no local onde esta e podem ficar nesse estágio durantes dias e semanas, tudo vai depender da oferta do alimento e também da temperatura, pois para elas, quanto mais quente, mais rápido é o seu desenvolvimento. terminado essa fase a larva se transforma em uma pupa , que por sua vez é uma outra fase.

Elas sofrem mutações com o decorrer desde o decorrer de sua ovulação.

Lagarta de uma borboleta e a larva de um mosquito da dengue em processo de metamorfose.Foto Divulgação

 

E já no caso das borboletas, a fase de lagarta pode durar alguns meses, ou até mesmo um ano completo. e durante ela, as lagartas se alimentam de plantas, do local onde se encontram.  E somente depois de bem alimentadas e crescidas e que elas passam à fase de pupa, assim, como a larva do mosquito da dengue.

E quando o animal chega nessa fase de pupa, ele fica em repouso e não se alimenta, durante dias e até mesmo meses. e chegando na fase final, a pupa do mosquito da dengue se transforma em mosquito, por volta de três dias e a pupa da borboleta, que também pode ser chamada de crisálida, fica envolta em um casulo por volta de mais 30 a 35 dias, para somente depois ele se romper e sair dali de dentro uma borboleta adulta.

A palavra metamorfose também é usada para distinguir a mudança de algum hábito.

Borboleta em processo final de sua metamorfose. Foto Divulgação

Enfim, para que a metamorfose venha acontecer é necessário que o animal se alimente bem e esteja em um local bem seguro, onde não lhe falte nada, pois assim, ele poderá se desenvolver normalmente, até chegar a forma que deve possuir.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?