Brasil Blogado » Deus » Antigo testamento: Como está Dividido e seu Conteúdo

Antigo testamento: Como está Dividido e seu Conteúdo

O ensinamento que o senhor maior, quer que tenhamos, foi passado ao Moisés de início e se propagou pelo mundo todo. Veja no texto a seguir, como está dividido o antigo testamento e sobre o que ele fala.

     

A Bíblia é considerada o livro sagrado de muitas religiões, em principal no cristianismo. Ela relata as histórias, orações e princípios e preceitos que devem ser seguidos por seus discípulos. Ela possui duas versões o Antigo e Novo Testamento. O mais utilizado é o antigo, pois conta propriamente como tudo aconteceu, toda a história antes do surgimento do salvador, antes que  Jesus fosse enviado para Terra, para morar entre os meros seres humanos, que teimam em errar todos os dias, mesmo sabendo das leis e conceitos a serem seguidos.

Sendo mais precisa, ela contém as leis que o senhor maior passou para Moisés, a história da cidade e do povo de Israel e a história do Messias, de como ele iria surgir entre nos, no caso a história de Jesus. Ela é constituída por 46 livros, que são os seguintes:

  • PENTATEUCO ou TORÁ- São os cincos primeiros livros da bíblia é pode estar sendo considerado como um ensinamento, de coo tudo começou, de onde tudo surgiu.

– Gênesis: fala sobre os primeiros acontecimentos do mundo.

– Êxodo: conta a saída da emigração dos povos de Israel para o Egito, e também da escravidão que eles sofreram.

– Levítico: apresenta os rituais e sacrifícios, que eram feitos naquela época.

– Números: conta sobre os acampamentos e as rotas utilizadas pelos israelitas.

– Deuteronômio: contém os discursos de Moisés ao povo. E também o ensinamento que até hoje é pregado, o de servir a Deus é não somente seguir as suas leis.

  • HISTÓRICOS 

– Josué
– Juízes antigo testamento11
– Rute
– I Samuel
– II Samuel
– I Reis
– II Reis
– I Crônicas
– IICrônicas
– Esdras
– Neemias
– Tobias
– Judite
– Ester
– I Macabeus
– II Macabeus

POÉTICOS E SAPIENCIAIS- Aborda as sentenças morais, buscado sempre pela sabedoria divina. Nesse caso não se trata de possuir muito conteúdo, mas sim de bom senso.

– Jó
– Salmos
– Provérbios
– Eclesiastes
– Cântico dos Cânticos
– Sabidória
– Eclesiástico

PROFETAS – São pessoas instruídas por Deus, porém para alguns são apenas avinhadores.  Para o altíssimo aqueles que utilizarem de mau grado os poderes concedidos, deve ser aplicado a pena de morte. Isso tudo consiste na Lei de Moisaica.

– Isaías

– Jeremias

– Lamentações

– Baruc

– Ezequiel

– Daniel

– Oséias

– Joel

– Amós

– Abdias

– Jonas

– Miquéias

– Naum

– Habacuc

– Sofonias

– Ageu

– Zacarias

– Malaquias

 

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?